|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
zeluiz 1.o PASSO

|
Enviada: Seg Nov 02, 2009 8:40 am Assunto: pronúncia |
|
|
Olá pessoal
Tenho muita dificuldade em saber como se pronuncia determinadas palavras relacionadas ao bonsai. Sempre vejo as palavras escritas seja em revistas ou na internet contudo dificilmente sei como pronunciá-las, pesquisei neste forum e não encontrei nenhum tópico sobre este assunto.
Gostaria muito que alguém me fizesse uma lista ou passasse algumas regras (se é que existem) de como se pronuncia algumas das palavras mais usadas.
Por exemplo: shari= shári ou sharí ?
gúro-gúro ou gurô-gurô ?
Creio que isto pode parecer irrelevante para alguns mas para mim é importante e penso que pode ajudar outros também.
Desculpem-me minha ignorância e desde já agradeço-lhes.
Abraços a todos
zeluiz
 |
|
|
 |
Felipe 5.o PASSO

Registrado: 14/09/05 Idade: 45 Mensagens: 921 Localização: Florianópolis - SC
|
|
|
 |
Filipe Henrique PARTICIPANTE

Registrado: 20/12/06 Idade: 42 Mensagens: 1846 Localização: vitória ES
|
Enviada: Seg Nov 02, 2009 10:28 am Assunto: |
|
|
Pow Felipe,
Eu bem que queria saber como se pronuncia corretamente sim, algumas coisas, eu pratico a ± 10 anos e i... descobri a pouco que pronunciava a própria palavra "bonsai" erroneamente. Descobri algumas coisas quando fui ao atelier do Rock Jr tipo.. Mas muito pouco, pois fiquei pouco tempo lá.
É isso, talvez alguém nos de explicação de pronuncia zeluiz.
abraços _________________ “Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”
Sócrates
abração pessoal
http://bonsaiclubecapixaba.blogspot.com.br/
www.facebook.com/casadobonsai |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qui Nov 05, 2009 11:30 am Assunto: bonsai |
|
|
Shari é shari mesmo, sem acetuação em nenhuma silaba. algo como dizer xari ou chari. Jin, por outro lado, pronuncia-se DJIN. Prestar atenção na grafia, pois tem alguns que escrevem com G, o que é um erro. Como são leituras romanizadas de caracteres chineses, não alteram em numero ou grau. Logo, não se deve escrever sharis ou jins.
guruguru: escrito assim meso, sem hifem, a pronúncia é a mesma de guru indiano, por exemplo(guruguru = dois gurus indianos. rss). É um advérbio que significa: dando volta, aos giros, conforme está escrito no Dicionário Prático Japonês-Português, da MICHAELIS, lançado pela Aliança Cultural Brasil - Japão, encontrável à venda nas melhores livrarias (Saraiva, p.ex.).
Bonsai é a contração de dois caracteres japoneses, em que primeiro BON, leitura romanizada é claro, significa bandeja, e não vaso, como querem muitos. SAI significa arvore em miniatura. Logo, quando os dois kanji estão próximos, significa literalmente arvore miniatura cultivada em bandeja.
O kanji para BON é composto de dois caracteres, sendo que o de cima, BUN, dentre outros significados, significa parte. O debaixo, SARA (leia sará), significa prato, travessa ou qualquer objeto que se assemelha a um prato.
Na cultura ocidental, porém, as plantas sempre foram cultivadas em vasos. Logo, a tradução ficou então atrelada a esse costume, traduzindo-se ao invés de bandeja para bonsai, vaso para bonsai.
Bem, espero que minha contribuição possa, de algum forma, ajudar nessa dificuldade. É importante sabermos falar e escrever corretamente, no minimo para que não sejamos vitimas de gracejos e piadinhas sem graça para quem escuta. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
zeluiz 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Nov 05, 2009 3:35 pm Assunto: |
|
|
nickyfury
Obrigado pela postagem, Para muitos este parece ser um assunto sem nenhuma importância mas para mim, como já disse, é importante sim, já aprendi alguma coisa pois pronunciava jin como gin (rsrs). Valeu.
zeluiz |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Nov 05, 2009 5:29 pm Assunto: bonsai |
|
|
Zeluiz, estamos aqui para ajudar uns aos outros a compreender melhor, seja o que for, desde que diga respeito ao bonsai. É sempre oportuno estarmos aprendendo novos termos, novas palavras, principalmente em outro idioma, um plus ultra para alavancar o nosso conhecimento na arte bonsai. O que eu puder ajudar, conte comigo.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Rodrigo_Dias_RJ 5.o PASSO

Registrado: 08/07/06 Idade: 45 Mensagens: 815 Localização: Rio de Janeiro, RJ
|
Enviada: Qui Nov 05, 2009 6:08 pm Assunto: |
|
|
Bom topico!
vamos manter ele em evidência! _________________ Rodrigo Dias
www.bonsaidatijuca.com.br
 |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Qui Nov 05, 2009 9:09 pm Assunto: |
|
|
Olá pessoal!
Colaborando um pouco:
O negrito é a sílaba tônica.
Chokkan quando tem dois K juntos, indica que é para segurar a sílaba um pouquinho, sem pronunciar, como se o "kan" tivesse dificuldade de sair. o o "cho" pronuncíasse "tcho".
Bunjingi lembrando que jin tem som de djin e o gi é gui
Kengai
Han-kengai
Sokan lembrem de esticar o so
Fukinagashi
Moyogi estique o yo e o gi é gui
Shakan
Hokidachi estique o ho, o chi tem sempre som de tchi
Yose-ue
Shari
Shohin estique o Sho todo H tem som de rr gutural[/u]
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 82 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Qui Nov 05, 2009 9:23 pm Assunto: |
|
|
Olá !!!!!!!!!
Acho super importante este post.
Estou aprendendo bastante e acho que como eu, muitos.
Quem puder colocar outras palavras com as pronúncias corretas, ficarei agradecida.
Como temos incorrido em erros por falta de informações. _________________ Inté querendo aprender bonsai sempre !!!
SOU DO BEM !!!!!!!!!
PRATICO BONSAI !!!!!!!!
Angela Fernandes |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Nov 06, 2009 8:31 am Assunto: bonsai |
|
|
Acho que aprender um pouco de japonês não faz mal a ninguem, hein/
A letra "H" sempre tem som de "RR": Haná, significa flor.
por outro lado, isso irá depender tambem do kanji, é claro, pois hána significa nariz. rss
MASAHIKO KIMURA = massarrico quimura. O "S" equivale a dois "SS", e não tem som de "Z", como em nosso idioma. (como por exemplo na palavra "casa") Por isso, vemos muita gente erroneamente pronunciando "Bonzai" ao invés de Bonssai.
OSAMU HIDAKA = ossamú rridáca. Eu acho super simples falar assim, inclusive, mas tem colegas que preferem dificultar e "aportuguesar" em excesso, modificando os nomes.
Claro, isso é o famoso "jeitinho brasileiro de falar mais fácil", pois esses nomes que vemos no forum estão escritos em ROMAJI, que é a latinização grafica dos sons do idioma japonês. Entretanto, há certa rigidez nesse sistema, vez que ele representa graficamente os sons do idioma, que originalmente está escrito em kanji, hiragana ou katakana, os tres alfabetos da lingua japonesa, e que não variam conforme escrevi anteriormente.
Por isso dizemos um bonsai, dois bonsai, tres bonsai, milhares de bonsai. Bonsai está escrito em romaji, mas isso significa que essa escrita apenas representa o som do idioma, e como o idioma japones não comporta a letra "S" no final da palavra, para designar plural, então bonsai sempre será bonsai, independente da quantidade a que se refere. Aliás, quantidade é outro complicador japones. rss
Mas isso é ponto grande, para outra matéria.....  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
|
|
 |
EZEQUIEL JUNIOR PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Nov 06, 2009 8:47 am Assunto: |
|
|
Parabéns, mas parabéns mesmo...
Muito boa essa discussão...
Não imaginava o quanto eu pronunciava errado a maioria das palavas.
Nick, tem como você explicar mais sobre o kanji?
Abraço |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Nov 06, 2009 10:44 am Assunto: bonsai |
|
|
Ezequiel, explicar exatamente o quê? especifique sua dúvida, para eu ver se consigo ajudar, ok?  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
|
|
 |
EZEQUIEL JUNIOR PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Nov 06, 2009 11:39 am Assunto: Re: bonsai |
|
|
nickyfury escreveu: | Logo, quando os dois kanji estão próximos, significa literalmente arvore miniatura cultivada em bandeja.
O kanji para BON é composto de dois caracteres, sendo que o de cima, BUN, dentre outros significados, significa parte. O debaixo, SARA (leia sará), significa prato, travessa ou qualquer objeto que se assemelha a um prato. |
Na verdade não ficou bem claro o que é kanji. Não entendi esse lance de
"de cima" e "de baixo"... |
|
|
 |
Filipe Henrique PARTICIPANTE

Registrado: 20/12/06 Idade: 42 Mensagens: 1846 Localização: vitória ES
|
Enviada: Sex Nov 06, 2009 12:00 pm Assunto: |
|
|
SHoOw,
ENQUANTO TIVER MATERIA EU CONTINUO LENDO.
enquanto não tiver duvida não vou sobrecarregar postando, mas compartilho da duvida do EZEQUIEL JUNIOR.
Elio e nickyfury, OBRIGADO por corrigir nossos errinho de português - japonês e o melhor, explicando os porquês!!!
t+
abraços _________________ “Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”
Sócrates
abração pessoal
http://bonsaiclubecapixaba.blogspot.com.br/
www.facebook.com/casadobonsai |
|
|
 |
Arzivenko PARTICIPANTE

Registrado: 03/10/08 Idade: 41 Mensagens: 2019 Localização: Ijuí-RS
|
Enviada: Sex Nov 06, 2009 12:05 pm Assunto: |
|
|
Eu ainda não sei falar "Shohin", hahahhahaha
obrigado pela ajuda Nick ! |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|