Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Mário Sérgio 2.o PASSO

|
Enviada: Qui Nov 05, 2009 1:38 pm Assunto: Bougainville 2 |
|
|
Esta planta cresceu junto a um muro e por isso só tem galhos de um lado. Eu a salvei do machado enfurecido do avô da minha noiva e agora estou sem saber se vai dar bonsai.
Inicialmente pensei em uma coisa meio varrida, pra aproveitar a já existente disposição dos galhos, mas num gostei muito. Que vcs acham?
Valeu pela ajuda de todos na maratona de como se postar uma foto!rsr |
|
|
 |
Laudir PARTICIPANTE

Registrado: 17/08/09 Idade: 50 Mensagens: 2284 Localização: Urupá-RO
|
Enviada: Qui Nov 05, 2009 3:01 pm Assunto: |
|
|
se tiver outros angulos vai ficar melhor p o pessoal ajudar
promete muito _________________ O tamanho da tua fé determina o quanto Deus vai te usar!
Pr. João Laudir |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qui Nov 05, 2009 3:19 pm Assunto: bonsai |
|
|
Talvez fosse o caso de plantar no chão e deixar ela se desenvolver bem, antes de pensar em fazer algo agora.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Rodrigo_Dias_RJ 5.o PASSO

Registrado: 08/07/06 Idade: 45 Mensagens: 815 Localização: Rio de Janeiro, RJ
|
Enviada: Qui Nov 05, 2009 6:10 pm Assunto: |
|
|
Concordo com as duas postagens acima!
precisamos de mais fotos e um recipiente maior! _________________ Rodrigo Dias
www.bonsaidatijuca.com.br
 |
|
|
 |
DigoF3 5.o PASSO

|
Enviada: Qui Nov 05, 2009 7:48 pm Assunto: |
|
|
ola, esta planta apresenta uma conicividade invertida bem forte. o melhor a fazer é um hokidashi para cobrir bem a conicividade invertida.
t+. |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qui Nov 05, 2009 8:09 pm Assunto: bonsai |
|
|
Hokidashi para cobrir conicidade invertida? essa técnica eu desconhecia. No caso, seria melhor plantar no chão, que escrevi. Há a possibilidade da planta engrossar melhor e mais adequadamente o tronco, eliminando corretamente este problema. Outra solução acertada é fazer um alporque neste ponto, obtendo duas novas plantas. /
Estilizar Hokidashi ou Shidare não irá corrigir o problema, nem tampouco "cobrir" o defeito do tronco.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 82 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Qui Nov 05, 2009 10:00 pm Assunto: |
|
|
Olá Mário Sérgio !!!!!!!!!
Vamos falar no coloquial...
Você percebeu um erro grande no tronco ???
Ele na base é mais fino do que acima.
Isso posto, a meu ver, o ideal é colocar realmente no chão e depois de um tempo pensar no estilo. Deixe a grossura pelo menos ficar igual.
Desculpem-me se falei bobagem mas, é o que penso..... _________________ Inté querendo aprender bonsai sempre !!!
SOU DO BEM !!!!!!!!!
PRATICO BONSAI !!!!!!!!
Angela Fernandes |
|
|
 |
marco_avelar 5.o PASSO

|
Enviada: Qui Nov 05, 2009 10:16 pm Assunto: |
|
|
Mário Sérgio também acho que deixar engrossar seja a melhor opção, pois, essa conicidade invertida acaba com todas as possibilidades de se fazer um trabalho de qualidade.
Outra opção, meio maluca, seria cortar as raízes fora, abrir a casca na parte de cima e plantar ela de cabeça para baixo. Eu sei que isso parece muita maluquice, e tal vez seja, mas a Primavera enraíza muito fácil e é grande a possibilidade de surgirem novas raízes. Desta forma a conicidade invertida da sua planta ficaria invertida . Ou seja: o defeito passaria a ser qualidade.
Vamos esperar outras opiniões sobre essa, aparente, maluquice que eu sugeri. Se outros bonsaistas acharem viável quem sabe não vale a pena tentar!!! |
|
|
 |
Filipe Henrique PARTICIPANTE

Registrado: 20/12/06 Idade: 42 Mensagens: 1846 Localização: vitória ES
|
Enviada: Qui Nov 05, 2009 10:43 pm Assunto: |
|
|
Marco,
Vai q da certo... da pra patentear!
mas eu não arriscaria com essa técnica camicase versão para bugas!
pelo menos não com essa ai, tentaria em uma mudinha qq antes.
rsrsr
Mário Sérgio
Tai a dita cuja!!! finalmente a FOTO!!
haushuashuash
a alporquia como já sugerido ANTES é mais tranqüilo... da pra dividir a planta em duas e eliminar o problema...alem disso em um mês essa planta enraíza, nessa época do ano.
De qq jeito apos a retirada da alporquia seria recomendável as duas partes ficarem um tempo em um recipiente MAIOooOOR ou no chão.
Dependendo da altura onde for feita a alporquia, vc ainda pega um belo movimento do tronco!!
Apos retirar o alporque ainda da pra usar uma técnica onde é parafusado um prato no "fundo" do tronco... pra melhorar o nebari!
postado por EZEQUIEL JUNIOR agora pouco.
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=2550
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=6648
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=9138
obs:eu tenho usado acrilico.
boa sorte..
abraços _________________ “Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”
Sócrates
abração pessoal
http://bonsaiclubecapixaba.blogspot.com.br/
www.facebook.com/casadobonsai |
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 82 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Sex Nov 06, 2009 7:56 pm Assunto: |
|
|
Amigo !!!!!!!!!
O que você está esperando ?
PLanta a "menina" no chão já................ _________________ Inté querendo aprender bonsai sempre !!!
SOU DO BEM !!!!!!!!!
PRATICO BONSAI !!!!!!!!
Angela Fernandes |
|
|
 |
Mário Sérgio 2.o PASSO

|
Enviada: Seg Nov 09, 2009 4:43 pm Assunto: |
|
|
Se é chão que vcs querem, é chão que ela terá!!!!
Antes de fazê-lo gostaria de saber se é prudente colocar uma madeira no fundo da cova que vou plantá-la. Fazendo isso as raízes crescem somente para os lados, como mensionou nosso amigo Felipe, logo acima... Que vcs acham? |
|
|
 |
Laudir PARTICIPANTE

Registrado: 17/08/09 Idade: 50 Mensagens: 2284 Localização: Urupá-RO
|
Enviada: Seg Nov 09, 2009 5:02 pm Assunto: |
|
|
tarde
todas as plantas q eu faço um transplante para um vaso maior ou para o chão mesmo, eu coloco algo para educar as raízes.
nao creio q isso possa prejudicar sua planta.
MANDA BALA  _________________ O tamanho da tua fé determina o quanto Deus vai te usar!
Pr. João Laudir |
|
|
 |
|