|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Luiz sjc
Registrado: 19/08/05 Mensagens: 16 Localização: São José dos Campos
|
Enviada: Qua Ago 24, 2005 4:42 pm Assunto: Jabuticabeira do Luiz sjc |
|
|
Oi pessoal!!!!!!
Recentemente adquiri este bonsai de jabuticabeira e gostaria de receber sugestões para trabalhar nesta planta.
Características:
Jabuticabeira hídrica
Altura: 53 cm
Espessura do tronco: 4 a 5 cm
Vaso: oval com 33 cm (maior diâmetro)
 |
|
|
 |
Illex PARTICIPANTE

Registrado: 18/07/04 Idade: 39 Mensagens: 1952 Localização: Uberaba - MG - Brasil
|
Enviada: Qua Ago 24, 2005 4:53 pm Assunto: Re: Jabuticabeira do Luiz sjc |
|
|
Olá Luiz,
Eu trocaria a sua frente por esta aqui:
E depois sometne acertaria a triangulação da arvore, pois esta saiu de sua formação original. Ficaria mais ou menos assim (esta foto é somente um exemplo).
Faria sometne isto por enquanto e em um futuro trocaria o vaso da mesma, mas isto é mais para frente. Mas se for trocar agora de vaso tambem (nao sei), tambem pode efetuar o processo, pois parece que a mesma esta muito bem enrraizada. Uma pergunta sometne. Ela ja produziu alguma vez? Espero ter ajudado. T+ amigo.
Abraços:
Illex
P.S.: Utilize a tecnica que o Charles indicou no outro topico que esta no Sou Principiante, é muito valida para este procedimento de refinamente da estrutura da sua Jaboticabeira. T+. |
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 82 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Qua Ago 24, 2005 5:18 pm Assunto: |
|
|
Oi Luiz !!!!!!
Agora sim........ podemos ver a belezura desta planta. Parabéns.
Vamos lá:
A frente escolhida é a que o Illex falou ??? Acho a melhor tb.
Eu faria uma boa limpeza: tiraria todas as folhas que estão com as pontas pretas; limparia a direita onde está muito embolado. Olharia bem onde estão os galhos novos que não interessam e os retiraria (ai já começa a limpeza legal).
Aqui em minha cidade quando esquenta a gente já começa a desfolha. Ao nascerem as novas folhas, além de lindas, costumam ser menores.
Siga as orientações do amigo Charles - ele sabe das coisas -. Siga em frente, você tem um belo exemplar.
Abraços
Angela - aprendiz de bonsaista -  |
|
|
 |
Charles PARTICIPANTE

Registrado: 30/09/04 Mensagens: 1213 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Sex Ago 26, 2005 1:12 pm Assunto: |
|
|
Oi Luiz, tudo bem?...
Gostei da sua jaboticabeira! Tá com um jeitão bem saudável!
Fica dificil enxergar bem a estrutra estando toda enfolhada, mas acho que concordo com Illex sobre a frente. No mínimo aquelas folhas mais baixas que impedem a visão inferior do "tronco menor" deveriam ser retiradas.
Para qualquer palpite sobre estrutura ou aramação, precisaria estar sem folhas, mas longe de mim te pedir isto!!!!
Como voce vê a planta ao vivo, consegue ver tudo, mesmo com as folhas.
A única coisa que sugeriria, seria abaixar um pouco a estrutura de galhos que nasce a partir do "tronco menor", deslocando para a direita da foto. Acho que essa a massa verde está se misturando muito com a massa verde do tronco principal.
Penso que definir um pouco melhor duas massas distintas poderia dar mais volume e equilibrio.
Por fim, ainda acho cedo para falar de nebari, mas não é caracteristica de jabu ter raizes aéreas. Então, apenas sugiro colocar um pouco mais de substrato, como se formasse um "morrinho" na base do tronco, deixando as raizes visiveis, mas não com espaços abertos sob elas!
Após um pouco mais de desenvolvimento das raízes, daria prá analisar melhor eventual melhoria no nebari.
Se voce caprichar na adubação a jabu desenvolve rapido e acelera novas brotações.
Abraço,
Charles |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Sex Ago 26, 2005 2:41 pm Assunto: |
|
|
Oi Luiz
Realmente a primeira coisa que na minha opinião não agradou foi as raízes aéreas...
porém sua jabu tem grande potencial, e certamente ficará mais bonita com as dicas dadas pelos amigos foristas
abraços _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
Luiz sjc
|
Enviada: Sex Ago 26, 2005 4:10 pm Assunto: |
|
|
Obrigado pelas sugestões
Pretendo começar retirando as folhas que estão mortas (pontas pretas). Colocarei um pouco de substrato próximo ao tronco para não deixar raízes aéreas. Vou manter a frente sugerida pelos colegas. Vou analisar melhor a estrutura da árvore e voltarei com um montão de dúvidas. Em relação à pergunta do Illex, eu não sei se ela já produziu frutos, vou tentar descobrir.
Abraços,
Luiz sjc |
|
|
 |
Luiz sjc
|
Enviada: Seg Ago 29, 2005 9:45 pm Assunto: |
|
|
Oi pessoal!
Coloquei um pouco de substrato junto ao tronco para diminuir as raízes aéreas, mas acho que este detalhe só vai ser resolvido completamente na próxima poda das raízes e/ou com a troca do vaso. Tirei alguns galhos que estavam na frente do segundo tronco e retirei as folhas com as pontas pretas (pelo menos a maioria delas). Em relação ao estilo a seguir estou com dúvidas. Inicialmente pensava em trabalhar com a jabuticabeira tentado atingir algo parecido com a foto abaixo (simulação feita no photoshop). Pelo que eu entendi das opiniões, não seria a melhor coisa. Como eu tenho pouquíssima experiência e não querendo cometer um erro irreversível, seria possível alguém colocar um esboço de como eu deveria trabalhar?
PS : Illex, gostaria de saber a sua opinião sobre que vaso poderia usar.
abraços,
Luiz sjc
 |
|
|
 |
Illex PARTICIPANTE

Registrado: 18/07/04 Idade: 39 Mensagens: 1952 Localização: Uberaba - MG - Brasil
|
Enviada: Seg Ago 29, 2005 10:00 pm Assunto: |
|
|
Olá Luiz,
Acredito que um vaso oval ou redondo da cur azul ainda seja a melhor opção, pois esta cor faz um otimo contraste com as folhas da Jabuti. Aredito que a melhor forma ainda para ela seja esta que voce mesmo desenhou. T+ amigo.
Abraços:
Illex |
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 82 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Seg Ago 29, 2005 10:13 pm Assunto: |
|
|
Oi Luiz !!!!!!!!!!!
O que vou falar sobre a última foto, talvez seja massacrada pelos foristas, mas tudo bem.............
Gostaria que o Charles SAN entrasse nesta discussão.
Sempre soube que em bonsai, todas as folhas que estão para baixo devem ser descartadas. Veja num pasto........ nenhuma árvore possui folha para baixo, o gado não deixa, come todas as folhas e isto dá a árvore uma beleza incomensurável.
Continuo achando que os galhos estão embolados, somente através de desfolha poderemos observar melhor, aramar e aí formarmos nosso bonsai.
Para os leigos a planta está bela, para quem é estudioso, ela precisa ser "limpa".
Espero ter contribuido.
Abraços
Angela - aprendiz de bonsaista -  |
|
|
 |
Charles PARTICIPANTE

Registrado: 30/09/04 Mensagens: 1213 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Qua Ago 31, 2005 1:11 pm Assunto: |
|
|
Oi Luiz, tudo bem?
Ficou bonita sua simulação no photoshop!
Agora só falta perguntar prá jabu se ela concorda em ficar assim!
Brincadeirinha só, ok?
De fato gostei da projeção que voce fez. Apenas lembre que isso é teoria e a prática muitas vezes teima em sair diferente!
Repare então que voce partiu da hipótese de manter a estrutura da jabu exatamente como está. Voce faria nela apenas pequenas podas de refinamento, sem qualquer trabalho de reestruturação.
Sendo assim, para estimular novas brotações e compactar a massa verde, acho que voce teria que fazer ao menos uma desfolha total ao ano, no inicio da primavera. Estando saudável, pode fazer até 2 desfolhas ao ano, talvez em agosto e fevereiro.
E sempre cuida bem da adubação.
Fiz a sugestão acima porque senti que voce gostou da jabu com esta estrutura, e é isto que importa!!! Mexer muito nela poderia te decepcionar!
Talvez esta seja a melhor alternativa, mais ainda quando voce se diz pouquíssimo experiente e não quer cometer um "êrro irreversível" !
Te faria então uma outra sugestão:
- compra mais uma jabu prá praticar um pouco trabalhos de desfolha, poda de galhos, aramação, etc....
Te garanto que vai ser muito legal voce sentir, sem receio de cometer "êrros irrversíveis", como é gostoso fazer trabalhos mais profundos de estruturação!
Mantenha essa jabu atual como se fosse a "moeda numero 1 do Tio Patinhas" e na segunda jabu, trabalha "sem medo de ser feliz"!
Se topar fazer isso, aí sim a gente te sugere alguns trabalhinhos um pouco mais "hard" !
Boa sorte,
Charles |
|
|
 |
Luiz sjc
|
Enviada: Qua Ago 31, 2005 2:37 pm Assunto: |
|
|
Oi pessoal !!!!!!
Obrigado pelas sugestões! Todas foram bem vindas! Devido a pouca experiência que tenho, devo aplicar as suas propostas aos poucos. Para perder um pouco o medo, achei interessante a idéia de adquirir um bonsai ou uma muda para praticar. Quando eu verificar que o trabalho com a jabu avançou eu divulgo no fórum.
Abraços,
Luiz |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|