|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
leosiqueira
Registrado: 24/10/09 Mensagens: 9 Localização: Belo Horizonte-MG
|
Enviada: Qui Nov 05, 2009 1:51 pm Assunto: Serissa |
|
|
Bom gente, depois do meu relativo fracasso com a Tuia Nana (que eu nem sabia que era Tuia Nana...) consegui uma muda de Serissa, já que li em outros lugares aqui do fórum que é uma espécie mais fácil para quem está começando.
Aqui está ela:
Bom, queria saber o seguinte:
Que cuidados eu devo ter com ela? Li algumas coisas mas queria ter mais opiniões. Atualmente, ela fica o tempo todo na minha janela, onde recebe sol no começo da tarde. É um horário bom ou devo deixá-la em outra janela onde receba sol pela manhã?
E segundo: que tipo de vaso seria ideal para ela? A minha tuia tinha um vaso retangular raso, mas pelo que posso ver dessa muda, teria que ser um mais fundo. Ou não? E quando, se fosse o caso, poderia passá-la para outro vaso?
Muito obrigado. |
|
|
 |
tgrespan
Registrado: 21/10/09 Idade: 42 Mensagens: 28 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Qui Nov 05, 2009 2:26 pm Assunto: |
|
|
Pelo que sei a serissa nao gosta de sol forte. Portanto é melhor que pegue o sol do inicio da manhã ou fim de tarde, em torno de 2h ao dia. |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qui Nov 05, 2009 4:03 pm Assunto: bonsai |
|
|
Podemos dizer que, agora, voce acertou a mão. A serissa é, de longe, uma das melhores plantas para se iniciar na nobre arte bonsai. Fácil de ser conduzida, requer poucos cuidados em sua manutenção. As raízes são um dos mais fortes atrativos nessa espécie. Isso significa que voce poderá transplantá-la para o vaso raso que herdou da planta anterior, sem nenhum problema. Cuide do substrato primeiro: caco de telha, terra granulada, pedrisco, carvão vegetal, casca de pinus = tudo fragmentado em tamanho bem pequeno. Misture tudo bem, em seguida forre a parte do fundo do vaso. coloque a planta distribuindo as raizes o mais a volta possível. Prenda as raízes, usando varetas de bambu ou de picolé. Depois, adicione mais substrato, cubrindo as raizes, mas cuidando de manter a flor do solo as raízes mais grossas (nebari).
Num primeiro momento, apenas faça o replantio, sem cortar galhos. Corte fora as raízes mais grossas, que crescerem no fundo do tronco. Com essas raízes cortadas poderá formar novas plantas, que ficarão tão mais interessantes quanto mais movimento tiver a raiz. Estaqueie em areia grossa de rio, sem peneirar. Pega super bem e rapído.
O solo deverá receber rega diária, sem encharcar. Por isso, a drenagem de um substrato bem composto, como indiquei, é essencial. Adubação só a partir de transcorridos 45 dias desse reenvase. Sua planta pode ficar exposta ao sol pleno, o dia todo inclusive. Isso só deverá ser evitado no alto verão, quando a incidência solar for mais intensa. Ao adubar, use FOSWAY, um adubo liquido excelente: nao tem cheiro nem cor, parece agua. Dilua uma tampinha em dez litros de agua, misture bem e distribua sobre a folhagem e o solo. Só volte a adubar 90 dias depois.
Quanto a estilização, aguarde que sua planta esteja bem recuperada, no novo vaso, para mostrar aqui no forum novamente, desta vez mostre a planta de todos os lados, para que possamos indicar qual o melhor caminho a seguir. Mas me parece que dará um excelente hokidashi, estilo vassoura invertida.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
leosiqueira
|
Enviada: Qui Nov 05, 2009 5:29 pm Assunto: |
|
|
Quer dizer então que eu posso deixar ela na minha janela, onde bate sol no começo da tarde?
E fiquei interessado nessa sua dica de transplante, mas não entendi uma porção de coisas.
Primeiro: sobre o substrato: alguma sugestão de onde posso conseguir tudo isso? Na hora de colocar, pelo que você disse, eu devo deixar então uma parte das raízes para fora do substrato?
E segundo: sobre prender as raízes: como eu devo fazer isso? Não entendi bem o que você quis dizer.
E mais importante, muito obrigado pela sua resposta! Valeu mesmo. |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Nov 05, 2009 5:59 pm Assunto: bonsai |
|
|
Vamos por parte:
Substrato: vc mesmo é quem tem que fazer. Pegue um pedaço de telha, quebre em cima de um segmento de madeira, até fragmentar em pedaços bem pequenos (do tamanho de dois grãos de arroz, por exemplo). Faça o mesmo com o carvão (pode ser carvão usado em churrasqueira). Casca de pinheiro vc encontra no chão, próximo dessas arvores que crescem em parques e jardins pela cidade (se não tiver em sua cidade, use casca de outra arvore, desde que esteja bem seca). fragmente com martelo ou tesoura, reduzindo o tamanho da casca o máximo que puder. Terra granulada eu uso de cupinzeiro. Fragmento, depois queimo numa panela velha, deixando aquecer bem, por uns vinte minutos, até ficar saindo fumaça. Isso elimina sementes de capim e insetos ou ovas de insetos. Óbvio que esse material todo faz uma sujeira danada. Então, o melhor é ir a um local ventilado, fora de casa, e preparar o material. Não ligue para as pessoas a sua volta, afinal, bonsaista é tudo maluco mesmo, né? rss
Prender as raízes: sabe aqueles palitos que os fregueses usam em restaurante japones? pois é, aquilo chama HASHI e substitui garfos e outros talheres. Depois de usados, jogam fora. Aproveite, pegue quantos puder. eles são ótimos para revolver o substrato, auxiliar na retirada das raízes, soltando o torrão, além de outras mil e uma utilidades, uma das quais, fixar as raízes. Basta vc passar um arame no fundo do vaso, prender bem o hashi, fixando-o ao fundo. A seguir, prenda dois arames, um em cada extremidade do hashi, coloque o substrato cubrindo o hashi, coloque a planta, distribuindo as raizes. Coloque então outro hashi sobre as raizes e amarre com os arames presos no hashi do fundo, como se fosse um sanduiche. Dessa forma, as raízes irão ficar bem presas, sem contudo danificar, ok?
Espero que tenha compreendido: um hashi amarrado no fundo, preso pelo orificio de drenagem, de forma a ficar na horizontal (prenda o arame que sai pelo orificio de drenagem com um pedaço de outro hashi). dois arames, um em cada extremidade do hashi. substrato, raizes, outro hashi preso nos arames amarrados no primeiro. mais substrato e pronto.
Quanto ao sol da tarde: evite apenas na primeira semana após o replantio. Deixe a planta em local que pegue luz, mas sem o calor opressivo. Depois de recuperada, não tem problema, é até bom pegar sol, pois evita que as folhas fiquem muito grandes. Retire as folhas secas, corte brotações na base do tronco e nas raizes, quando surgirem.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Laudir PARTICIPANTE

Registrado: 17/08/09 Idade: 50 Mensagens: 2284 Localização: Urupá-RO
|
Enviada: Qui Nov 05, 2009 6:03 pm Assunto: |
|
|
No lugar dos Hashis pode usar varetinhas feitas de bambu.
O importante é utilizar as "varetas". _________________ O tamanho da tua fé determina o quanto Deus vai te usar!
Pr. João Laudir |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Nov 05, 2009 6:17 pm Assunto: bonsai |
|
|
Laudir, bem lembrado. Na falta de hashi, hastes de bambu tambem servem, vez que são bastante flexíveis e faceis de serem feitas. Obrigado, Laudir, por sua contribuição. É importante todos opinarmos para uma melhor solução aos nossos problemas, ainda que pareçam simples para alguns.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
|
|
 |
hsp 1.o PASSO

Registrado: 05/09/07 Idade: 52 Mensagens: 190 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Qui Nov 05, 2009 11:11 pm Assunto: |
|
|
Desculpe me intrometer, mas nao use o carvao de churrasco depois de ter sido feito o churrasco com o mesmo, pois com certeza o sal vai prejudicar o desenvolvimento da planta. _________________ Helio |
|
|
 |
leosiqueira
|
Enviada: Sex Nov 06, 2009 5:48 am Assunto: |
|
|
Heheheheheheh claro que não né... mas obrigado =)
Sobre os hashis, eu tinha entendido... só tinha tido dificuldades pra entender como que se amarrava, mas agora entendi que é no orifício de drenagem.
O problema maior vai ser arrumar o substrato, já que eu moro em apartamento e vou ter que correr atrás dessas coisas... mas com calma vai.
Só não me disseram o seguinte: a idéia é deixar uma parte das raízes para fora mesmo?
Muito obrigado a todo mundo! |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Nov 06, 2009 8:14 am Assunto: bonsai |
|
|
Vc pode deixar ou não uma parte das raízes à mostra:
Isso fica a seu critério, ok?
[img]http://bp0.blogger.com/_LVCEWg41UEg/Rk9EzqsNmNI/AAAAAAAAACA/UdNVtK3BCY0/s320/serissa%2520varieg.jpe[/img]
Outra idéia interessante é adicionar um pouco de musgo, apenas junto ao tronco, deixando espaço para a agua da rega:
http://www.luso-bonsai.com/mmedia/65150_45x70_loja_g.jpg
Bem, vc pode usar esses modelos, bem como outros disponíveis em diversos sites da net, para trabalhar sua planta.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
|
|
 |
leosiqueira
|
Enviada: Qua Nov 11, 2009 8:17 pm Assunto: |
|
|
Bom gente, estou aqui juntando coragem para proceder com o reenvase.
Está sendo muito difícil conseguir os materiais para o substrato só, por isso estou com uma possibilidade que gostaria de verificar com vocês: encontrei um saco de substrato à venda numa loja até indicada aí em cima perto do título do forum: http://www.obonsai.com/loja/product_info.php?cPath=38_42&products_id=725. Seria uma boa?
Outra pergunta? Quando devo adubar o bonsai (tanto supondo que eu faça o reenvase ou não) e que tipo de adubo devo usar?
Uma última coisa: anda chovendo um bocado aqui em BH, mais pancadas de chuva do que chuva muito contínua. Seguindo uma recomendação que vi no fórum em outro post, estou deixando o bonsai no mesmo lugar, na minha janela, mesmo quando chove, o que inclusive anda substituindo a rega. Posso continuar fazendo isso?
Obrigado a todo mundo pela ajuda até agora! |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Nov 12, 2009 11:48 am Assunto: bonsai |
|
|
Se vc prefere comprar pronto ao invés de fazer, então pode adquirir esse e usar sem restrição. Na mesma pagina que vc informa, mais embaixo, há tambem outra ótima opção: akadama, a 15 reais o saco contendo um litro. Misture no substrato de terra preta, para render bem, e use para formar um substrato melhor.
Adubação: compre pastilhas vendidas em floriculturas, geralmente as que servem para samambaias e outras plantas, é boa e barata, e aduba de maneira regular (liberação lenta). A dobradinha Torta de Mamona+farinha de osso é contra-indicada para uso em apartamento, por causa do mau cheiro. Tem que ser misturada com agua, até formar uma pasta, que deverá ser deixada secar (faça bolinhas pequenas com a massa), para fermentar, em outro local, por uma semana aproximadamente, antes de ser colocada no vaso. Adube depois de 45 dias do ultimo reenvase.
A adubação deverá ser a cada 30 ou 40 dias, durante o ano todo, exceto no inverno. Só adube depois do reenvase ou replantio quando tiverem transcorridos 45 dias no minimo. Use uma plaqueta com a data da adubação ou uma agenda para marcar, assim vc não se perde.
Quanto a chuvarada, o ideal é deixar a planta ser regada por ela, sem problema. Mas fique atento: olhe o substrato para verificar se a planta, de fato, está mesmo recebendo a quantidade de agua que necessita. Substrato encharcado é podridão nas raízes, o que irá acarretar a perda da planta. Nada de excesso, portanto.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
|
|
 |
Laudir PARTICIPANTE

Registrado: 17/08/09 Idade: 50 Mensagens: 2284 Localização: Urupá-RO
|
Enviada: Qui Nov 12, 2009 11:56 am Assunto: Re: bonsai |
|
|
nickyfury escreveu: | Vc pode deixar ou não uma parte das raízes à mostra:
|
Se for deixar as raízes expostas, porque não coloca sobre uma pedra? _________________ O tamanho da tua fé determina o quanto Deus vai te usar!
Pr. João Laudir |
|
|
 |
leosiqueira
|
Enviada: Qui Nov 12, 2009 1:24 pm Assunto: |
|
|
Eu preferiria fazer, definitivamente, mas o espaço é complicado aqui no meu apartamento.
Eu pensei em comprar esse akadama também, mas deve sobrar muito... vale a pena guardar? Dura?
Laudir: até é uma boa idéia... mas como é a minha primeira tentativa, acho melhor manter as coisas simples =) |
|
|
 |
DigoF3 5.o PASSO

|
Enviada: Qui Nov 12, 2009 5:55 pm Assunto: |
|
|
ola, o Akadama dura sim é muito bom vc pode ter ele anos e anos guaradado que ele não vai mudar nada, porém no vaso pelo fato da rega e tudo + só dura 5 anos.
t+. |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|