FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

ÉPOCA DE SE FAZER ALPORQUIA...!
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Out 24, 2009 7:14 pm    Assunto: ÉPOCA DE SE FAZER ALPORQUIA...! Responder com citação

Pessoal, no link abaixo vocês podem ler várias postagens, no fórum da Bonsaimilenar, tratando da época de se fazer alporquia.
O assunto é vasto, então, gostaria de discutir o assunto.
Eu não tenho conhecimento técnico, com embasamento firmado em experiências e/ou literatura mas, se alguém tiver tal embasamento (só para não ficar no ("eu acho...") poderia ajudar a todos discorrendo sobre o assunto:

http://www.bonsaimilenar.com/forum/viewtopic.php?f=49&t=3460&st=0&sk=t&sd=a

=QUAL A MELHOR ÉPOCA DE SE FAZER ALPORQUIA?=

ABRAÇO

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Alcides Junior
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Out 26, 2009 9:09 am    Assunto: Responder com citação

Elio, o link que postou pede para fazer login, acredito que muitos não são cadastrados no site.
Seria interessante o link sem login.
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Laudir
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Out 26, 2009 9:25 am    Assunto: Responder com citação

Percebi neste forum que a técnica da alporquia vem acompanhada dum componente interessante: papel aluminio.

Moro em Rondonia (Região Norte do País) e aqui o clima é quente e úmido.
Na minha cidade - Vilhena - que é a primeira do estado, o clima gira (em dias quentes) em torno dos 32º. Em dias frios chega a 26º.
Aos mais experientes fica a minha pergunta: Seria recomendado utilizar o papel alumínio com esta variação de temperatura?

lembrando que os "dias quentes" sao na época do verão e "dias frios" inverno.

abraços
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Out 26, 2009 9:42 am    Assunto: Responder com citação

Olá Xará!
Interessante levantar este tema. Bom, não consegui olhar o material. Como faço alporquias a cerca de 30 anos posso citar o que tenho por experiência, mesmo que seja sem base científica.
Sem dúvida a melhor época para alporquia é a primavera, e por sequência, o restante do período vegetativo da planta, que vai até o início do outono (minha experiência é na região sul). Mesmo assim tem comportamentos diferentes de espécie para espécie. Algumas enraizam em qualquer época do ano, outras são mais melindrosas a épocas. Sem contar a maioria das mirtáceas e outras, que são dificílimas de enraizar, levando 1-2 anos ou simplesmente nem chegam a enraizar. No passado eu observava mais a época de retirar o alporque do que de fazer, porque corre-se o risco de perder o alporque na retirada. Costumava retirar os alporques sempre no fim do inverno/início de primavera, independente da época que foram feitos. O desmame é mais tranquilo pois o calor não é inteso e em seguida ela comoça a brotar e consequentemente fortalecer o sistema radicular. Hoje já costumo retirar assim que estiverem bem enraizados, independente da época, para ganhar tempo. Tem que se ter alguns cuidados a mais, por exemplo, se retirar no rigoroso verão pois pode haver desidratação da planta por excesso de calor, e a consequente perda da muda.
Bom como disse, isso parte da prática particular e como tal quero que seja visto. Não são dados científicos.

abraço
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Out 26, 2009 1:10 pm    Assunto: Responder com citação

junior/pr escreveu:
Elio, o link que postou pede para fazer login, acredito que muitos não são cadastrados no site.
Seria interessante o link sem login.

Olá Junior!
Interessante pois eu entro sem fazer login!
Se quiser ver, o link original foi postado pelo Antonio Castro no meu tópico ACER DESHOJO em Minha árvore e sua opinião.

Mas, basicamente o assunto é: quando fazer alporquia?

No inverno (a planta está em dormência) para retirar na primavera?

Na primavera para retirar no verão? (época ruim para tansplantar)

Estamos falando de espécies que fazem um bom enraizamento em 3 a 4 meses.

abraço

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Out 28, 2009 5:02 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Elio, aqui no planalto central costumamos fazer alporquia a partir do inicio da primavera, quando se inicia o periodo chuvoso. Mas tenho feito em outras epocas tambem, com resultados mais ou menos apreciáveis. Creio que, em parte, depende bastante da espécie a ser trabalhada. Algumas, como piracanta, caliandra, ulmus, respondem bem em qualquer época do ano. Outras, como pinheiro, junipero, celtis, resedá, apresentam melhor resultado na primavera. Very Happy

Concordo com o nobre colega Elio Luis de que o momento da retirada é o grande complicador. Mas creio que ao fazer quando as raízes principiam a mudar para uma cor mais amarronzada, é o melhor. Very Happy

Quanto ao uso do papel aluminio em substituição ao plastico, penso que pode ser interessante testar e observar e divulgar aqui no forum os resultados. Afinal, venho usando papel aluminio para recuperar cortes radicais com grande sucesso. Após cortar, aplica-se pasta seladora e cobre o corte com o papel aluminio. Isso acelera o metabolismo e favorece o fechamento mais rapido da região do corte. Ideal para cortes grandes, em troncos ou galhos grossos. Wink

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
ALEXNOCERA
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Out 29, 2009 12:40 pm    Assunto: Responder com citação

Nosso amigo Elio Luiz nos deu uma informação importante, "retirar os alporques sempre no fim do inverno/início de primavera, independente da época que foram feitos". Elio Luiz, com sua vasta experiencia com os alporques, maioria das plantas resistem a esse procedimento ? Quero dizer, deixar o alporque mais tempo do que o necessário (já com as raizes praticamente formadas), no caso de plantas que enraizam em 3 a 4 meses ? Isso não causaria nenhum dano a planta, claro que cuidando apenas da umidade ? Valeu.

Sds
Alex.
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Out 29, 2009 4:47 pm    Assunto: Responder com citação

Alex, de fato algumas plants enraizam rápido. Em tres meses já tem raizes formadas, mas ainda são tenras e podem ficar aí por um bom tempo. Ou o alporque pode ser retirado. Daí a esperar até a época certa o que acontece que o substrato é totalmente tomado por raizes. Não raramente algumas raizes lignificam e até secam as pontas, "rebrotando" outras. Mas não tenho tido problemas de comprometer a muda. Por outro lado se fizer o alporque no início de agosto, em planta de enraizamento rápido, poderá retirar ainda no mês de outubro, quando ainda não é muito quente e ainda uma boa épocapara retirar,mas o enraizmento aida não está completo. Se fizer mais tarde, o enraizmento talvez se completará somente em fevereiro/março. Em seguida a planta já entra em recesso vegetativo e portanto pode ser deixado até o fim do inverno.
Concordo com o amigo Nicky, tem muitas plantas que pode ser feito alporque em qualquer época do ano. Nestas até é bom fazer o alporque no fim do verão e retirar no fim do inverno.

abraço
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Nov 04, 2009 10:25 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Nicky, Elio Luiz!

Obrigado pelas exposições e experiências. Essa troca de experiências, eu acho fantástico!

Alex, vc lembrou um fator importante: E se as raízes estiverem no "ponto" e não for a melhor época para tirar o alporque?
Lendo o livro "El Libro del Bonsai" de Dan Barton, ele afirma que se isso ocorrer, o melhor é acrescentar mais esfagno sobre a já existente, dando condições das raízes terem mais espaço.

Um abraço

SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Nov 06, 2009 8:31 am    Assunto: Responder com citação

Muito boa idéia Xará, esta de colocar mais esfagno propiciando uma nova "onda" de crescimento de raizes.
Outra situação: muitas vezes o alporque enraiza apenas uma raiz de um lado. Para bonsai é interessante que hajam varias raizes em torno do galho, afinal, este será o futuro nebari da planta. Mas quando o alporque coloca uma ou duas raizes apenas, por si só dificilmente colocará outras. Perguntei ao Charles Ferrante sobre esta situação também. O que ele disse que faz: Quando abre o plástico do alporque e percebe que tem apenas uma raiz, sem dó ele corta bem curtinha esta raiz com a tesoura e recoloca o esfagno. Com esta intervenção, geralmente o galho solta outras raizes em toda a volta, melhorando então o futuro nebari. Ainda não cheguei a testar, mas tenho o Charles uma fonte muito confiável de informação.
Abraço
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: