|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Arzivenko PARTICIPANTE

Registrado: 03/10/08 Idade: 41 Mensagens: 2019 Localização: Ijuí-RS
|
Enviada: Qua Nov 04, 2009 9:16 pm Assunto: Yamadori em São Miguel das Missões |
|
|
Este final de semana fui até a casa do nosso colega Afonso Fengler, pois ele tinha me prometido um yamadori. Na ocasião conheci o Seu Inácio, que adora cavocar as árvores por esporte, o que poderia ser melhor em um yamadori?
Bom, fomos até uma fazenda, onde o proprietário nos permitiu retirar algumas plantas, neste yamadori foram apenas 3...
Muito Calor, muito mesmo.. Ainda bem que levei as bacias:
Começamos procurando plantas com potencial...
Uma Pitanga..
Uma Guajuvira..
Outra Pitanga, agora sim, a primeira vírima.
Detalhe para a base.
Seu Inácio começa o procedimento.
Então a vez do Afonso, que prometeu tirar o torrão sozinho..
Bom, uma alavanca ajuda.
Diminuindo o torrão, a bacia ficou pequena..
Preparando a segunda Pitanga
Pra quem acha que eu não fiz nada...
Já em casa:
A Guajuvira:
Em breve fotos de cada planta, com maiores detalhes.. |
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 82 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Qua Nov 04, 2009 10:00 pm Assunto: |
|
|
Olá Arzivenko !!!!!!!!!!
Belo yamadori !!!!!!!!!
Plantas fenomenais e com grande potencial cada uma delas.
Gostei de ver o trabalho que deu !!!!!!!!! _________________ Inté querendo aprender bonsai sempre !!!
SOU DO BEM !!!!!!!!!
PRATICO BONSAI !!!!!!!!
Angela Fernandes |
|
|
 |
afonso Fengler 2.o PASSO

Registrado: 13/07/06 Mensagens: 280 Localização: São Miguel das Missões - RS
|
Enviada: Qui Nov 05, 2009 9:04 am Assunto: |
|
|
Olá
Realmente eu tinha prometido um yamadori para o João Pedro e finalmente conseguimos uma data(promessa é dívida), mas pra que, que dia quente, um dos dias mais quentes do ano, e dele água. Mas foi bom apesar de estar cansado até hoje. Vou confessar pra vocês duas nós conseguimos ajudar a cavocar a terceira não, mas ai o nosso amigo Inácio se empenhou nessa empreitada tirando praticamente sozinho a planta a qual se encontrava sobre uma laje.
Não rendeu muito por causa da tentação das pitangas:
brincadeira,
outra foto da guajuvira no local.
belas plantas, que o João Pedro escolheu.
agardamos as outras fotos.
um abraço
Afonso _________________ O que não tem solução, esta solucionado. |
|
|
 |
Laudir PARTICIPANTE

Registrado: 17/08/09 Idade: 50 Mensagens: 2284 Localização: Urupá-RO
|
Enviada: Qui Nov 05, 2009 9:52 am Assunto: |
|
|
Cuidado com o IBAMA vc´s dois rsrs...
brincadeira...
São ótimos exemplares e prometem bastante.
Postem a evolução para podermos acompanhar e nos deliciar  _________________ O tamanho da tua fé determina o quanto Deus vai te usar!
Pr. João Laudir |
|
|
 |
Arzivenko PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Nov 05, 2009 10:03 am Assunto: |
|
|
Laudir, a coleta foi feita fora da qualquer área de preservação permanente, o proprietário possui reserva legal, e fizemos transplanta de espécimes juvenis.
Acho que eu mesmo já criei um tópico falando sobre restrições legais nos Yamadori, é sempre bom entrar em contato com o órgão ambiental local, queremos que a arte do bonsai seja vinculada com a preservação, e não com a depredação do ambiente natural. |
|
|
 |

|
Enviada: Qui Nov 05, 2009 9:30 pm Assunto: |
|
|
Olá !!!!!!!!!!!
Amogo Arzivenko, quero ver aki no forum o desenvolvimento destas plantas que me parecem que ficarão belíssimas. _________________ Inté querendo aprender bonsai sempre !!!
SOU DO BEM !!!!!!!!!
PRATICO BONSAI !!!!!!!!
Angela Fernandes |
|
|
 |
Ricardo Paiva PARTICIPANTE

Registrado: 23/11/05 Mensagens: 2888 Localização: Porto Alegre - RS
|
Enviada: Qui Nov 05, 2009 10:52 pm Assunto: |
|
|
Que beleza de programação Arzivenko, Afonso e claro, o Seu Inácio.
A 1ª pitangueira me chamou muito a atenção, material muito promissor.
Quantoa guajuvira, não seria melhor desfolhar um pouco ela para diminuir o stress da planta?
Aproveito pra perguntar aos amigos o seguinte: estive no interior do RS e lá coletei uma lanta que me chamou a atenção pela textura do tronco, folhas pequenas e espinhos tipo os da piracanta. Até a folha lembra muito mas é menor. O pessoal de lá me disse que se trata de um "MÓIO", vocês sabem me dizer do que se trata? _________________ Abraços
Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/
“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka |
|
|
 |
Arzivenko PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Nov 06, 2009 7:23 am Assunto: |
|
|
Algumas fotos das plantas, quase uma semana depois:
duas pitangas...
A guajuvira ainda não fiz uma foto como quero, mas da pra ter um pouco mais de noção sobre a peça...
 |
|
|
 |
EZEQUIEL JUNIOR PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Nov 06, 2009 8:28 am Assunto: |
|
|
Essa segunda pitangueira é linda, a base dela é nota 10!!! |
|
|
 |

|
Enviada: Sex Nov 06, 2009 9:27 am Assunto: |
|
|
É dela que falei Ezequiel, material muitíssimo promissor. _________________ Abraços
Ricardo Paiva
“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Sex Nov 06, 2009 10:39 am Assunto: |
|
|
Arzivenko, beleza de material. Parabéns aos dois. E não deixe de agradecer ao Afonso. Ele conhece os "ninhos" de planta boa.
Já fiz yamadori de guajuviras similares. Eu daria dois conselhos; primeiro reduzir massa foliar, até galhos cortar mais curtos. Segundo fazer uma miniestufa enscando a planta com plástico até aparecerem os novos brotos, daí abre lentamente por uma semana, cada dia um pouco mais até liberar totalmente o plástico.
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |

|
Enviada: Sex Nov 06, 2009 11:16 am Assunto: |
|
|
Olá Elio, eu já tinha falado sobre a desfolha...
Quantoao esquema da estufa é muito bom mesmo e o detalhe de ir abrindo o plástico aos poucos é muito importante, eu quase comprometi uma pitangueira muito boa que tenho por causa disto.
Agora Elio, veja se você pode me ajudar: estive no interior do RS e lá coletei uma lanta que me chamou a atenção pela textura do tronco, folhas pequenas e espinhos tipo os da piracanta. Até a folha lembra muito mas é menor. O pessoal de lá me disse que se trata de um "MÓIO", você por acaso sabe me dizer do que se trata? _________________ Abraços
Ricardo Paiva
|
|
 |
Arzivenko PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Nov 06, 2009 11:43 am Assunto: |
|
|
Exato, seria bem pertinente e também prudente fazer a desfolha, nas pitangas não porque são mais resistentes, mas a guajuvira é mais sensível e saiu com menos torrão. Eu como sou teimoso, vou olhar a guajuvira umas 2 ou 3 vezes por dia, se ela tivesse começado a murchar, como sinal de baixa pressão de turgor, eu teria feito a desfolha na hora! Como falei, estou acompanhando ela como um bebê recém nascido, a estufa é ótima em muitos casos, mas tem que tomar cuidado porque ela aumenta a temperatura interna do conjunto, o que aumenta ainda mais a transpiração, na verdade é um ótimo mecanismo pra estimular brotação. Tenho dado água duas vezes por dia, e o substrato têm se mantido úmido, mas não encharcado. Estamos no sexto dia, e ela está muito bem, afinal, saiu do sol e foi pra sombra, ganhando água todo dia, coisa que neste tempo não teria tido, então, está se recuperando bem.
Existe outra questão fisiológica envolvida, em dias quentes a planta fecha seus estômatos, desta forma previne a perda de água, por isto é importante não molhar as folhas durante dias quentes, apenas o substrato. Uma vez que a temperatura das folhas diminua, ela abre os estômatos e começa a perder água nas trocas gasosas. Em plantas sadias não tem problema, pois irá aumentar o metabolismo das mesmas, apenas plantas reenvasadas ou transplantadas devemos ter mais cuidado. |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Sex Nov 06, 2009 1:55 pm Assunto: |
|
|
Ricardo, infelizmente não vou poder te ajudar com relação a esta planta chamada "móio". Sabe que muitas vezes estes nomes são regionais e de regiões bem restrita. Como este nome em minha região nunca ouvi falar. Quem sabe cria um tópico com fotos para identificação e daí gente de mais regiões podem ajudar. Até é interessante dizer neste tópico exatamente de que região é, porque as diferenças de plantas existentes no RS fronteira, centro ou serra, é muito grande.
Arzivenko, tentando ajudar: tenho notado que a guajuvira, diferentemente da maioria das plantas, se mantendo em substrato com umidade, demora muito para mostrar desidratação, mesmo que às vezes não esteja enraizando. Com esta camuflagem, quando percebemos a desidratação ela pode ser tardia. Certamente não com a mesma intensidade, mas como ocorre com a maioria das coníferas: quando percebemos que as folhas (acículas) estão começando a dar sinais de secar é porque o tronco já morreu.
abraço
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |

|
Enviada: Sex Nov 06, 2009 8:14 pm Assunto: |
|
|
Olá Arzivenko !!!!!!!!
Muito rápida a brotação, você não acha ???
Me parece que as pitangueiras estão bem saudáveis.
Quanto a guajuvira...quero ver o "desenrolar" desta história. _________________ Inté querendo aprender bonsai sempre !!!
SOU DO BEM !!!!!!!!!
PRATICO BONSAI !!!!!!!!
Angela Fernandes |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|