FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Arames alternativos..
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Regi Araújo

MensagemEnviada: Sex Nov 06, 2009 1:28 pm    Assunto: Arames alternativos.. Responder com citação

Olá gente, estou com um grande problema
Na minha região não consigo comprar arames.
Alguém poderia me dizer que tipo de fio eletrico eu devo comprar para usar como alternativa.
Outa coisa: Qual espessura mais usada na modelagem?

Me ajudem por favor..!!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Nov 06, 2009 2:23 pm    Assunto: Responder com citação

Regi, é muito fácil arrumar arames alternativos e com funcionalidade idêntica aos arames próprios para bonsai.
Arames finos: procure uma oficina que trabalha com rebobinagem de motores, autoelétrica ou coisa assim. Eles terão várias espessuras de arames bem fininhos que servem para aramar os galhos mais finos do bonsai. São arames de cobre esmaltados, às vezes tem também de alumínio esmaltado e podem ser usados diretamente, sem fazer nenhum tipo de tratamento.
Arames mais grossos podes conseguir barato em locais que vendem sucata, ali tem arames de cobre e alumínio, fios elétricos. Ou então ir a uma loja de fios elétricos e comprar fios de 1 - 2 - 2,5 - 4 e 6 mm. Estes porém antes de serem usados tem que ser desencapados e queimados.
A queima deve ser feita em fogo mesmo: enrole pedaços de uns 2 metros, faça um fogo, e tenha ao por perto um recipente com água para, quando retirar do fogo jogar diretamente na água. Queima em forno elétrico não funciona. Em fogão à gás, só se fizer rolinhos bem finhos a fim de que a boca do fogão pegue uniformemente em todo o rolo. Se não vai ter parate que vai ficar macia e parte que vai ficar rígida.
A temperatura de retirada do fogo varia se forem de alumínio ou cobre. Os de cobre pode esquentar até ele parecer meio avermelhado as labaredas perto dele ficam em tom verde-azulado, é a hora de retirar e jogar na água. Não tem a preocupação de passar do ponto porque teria que ser um fogo muito forte para chegar a derreter. Já os de alumínio tem que pegar prática, porque se aquecer pouco, ele não ficará macio, se aquecer muito ele vai derreter em cima das chamas. Então o tempo de exposição ao fogo vai depender muito também da bitola do arame de alumínio e da intensidade do fogo.
A bitola mais usada vai depender exatamente do tipo de planta que você tem, se tem galhos grossos ou finos, a espécie, etc... Isso o amigo vai notar praticando, mas quando se vai aramar é interessante ter a mão todas as bitolas possíveis para pegar a mais adequada. Se entretanto um arame não der conta do que você quer fazer pode se usar dois ou mais em paralelo até obter uma situação onde o arame domine o galho.
Pegue galhos de arvore qualquer para praticar, em poucos dias vais estar pegando o arame certo para o galho certo.
Uns usam o fio de luz encapado, mas além de ter o aspecto visual que não agrada, por não ser queimado ele tem uma "memória" e ao dobrar um galho, sempre volta um pouco, não ficando portanto exatamente onde você quer. E se você dobrar a mais para que ele volte até aquela posição desejada, corre risco de quebrar o galho. Então a queima do arame é para isso, para tirar a memória, o efeito "mola" que o arame tem.
Espero ter ajudado

Abraço
Regi Araújo

MensagemEnviada: Dom Nov 08, 2009 9:23 am    Assunto: Nossa Elio..... Responder com citação

Caramba Elio vc acabou de tirar umas das minhas maiores duvidas....
Aqui na minha região, acho que sou o unico, até agora, a estudar a tecnica de bonsai....
Desde que entrei nesse forum, minhas duvidas são esclarecidas por completo...
Fico imensamente agradecido pelo apoio e fico a disposição no que precisar....
Agradeço....e um forte abraço...na proxima semana irei comprar os fios e queima-los pra começar a aramar minhas serissas.....
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: