Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Salo 2.o PASSO

Registrado: 06/09/08 Idade: 42 Mensagens: 315 Localização: Maringá-PR
|
Enviada: Qui Nov 05, 2009 10:56 pm Assunto: |
|
|
Olá Angela,
Obrigado pelos comentários, em relação a adubação eu estou procedendo da seguinte forma:
Eu adubo com esterco de boi uma vez a cada 60 dias e TM+FO também a cada 60 dias, sendo um mês cada um.
Além disso eu estou adubando todos os dias com adubo líquido 04-14-08, diluindo a dose recomendada pelo fabricante para 30 dias em 60 partes.
Como eu conseguiria falar com o Claudio pra ver esse adubo?
Caro Mário Sérgio,
Eu também fiquei bastante espantado com a rapidez com que essa jabuticaba enraizou, acredito que vários fatores contribuiram para que desse certo....Estamos aguardando o seu post.
Então Laudir,
Essa alporquia foi feita +- nessa época, acho que tá na hora de você por a mão na massa, receio que o maior segredo, para que de certo, é aprofundar bastante o anel, para dificultar a cicatrização.
Att,
Salo. |
|
|
 |
daniel pipolo 3.o PASSO

Registrado: 07/07/09 Idade: 45 Mensagens: 414 Localização: Assis-SP
|
Enviada: Sáb Nov 07, 2009 11:03 am Assunto: |
|
|
ola... bela planta em...
quanto tempo demora para estar pronto o alporque da jabuticaba... fix um aqui em casa em setembro .... ???
valeuu
dp |
|
|
 |
Salo 2.o PASSO

|
Enviada: Sáb Nov 07, 2009 2:14 pm Assunto: |
|
|
Caro Daniel,
Se não me engano fiz o alporque pela primeira vez em outubro de 2008, depois de uns 40 dias eu abri o "bombom" pra conferir como estava.
A casca já estava se refazendo, então eu refiz o anel, só que aprofundando bem o corte, cobri com esfagno embebido em solução enraizadora e fechei.
Após -+ 40 dias abri novamente pra conferir, e pra minha surpresa já começara enraizar.
Então eu troquei o bombom por um pote com substrato drenante, quando as raízes tomaram conta do pote eu o substitui por um bem maior, pois o alporque seria separado somente no final do inverno de 2009, como prevenção.
Qualquer coisa pode perguntar.
Att,
Salo. |
|
|
 |
daniel pipolo 3.o PASSO

Registrado: 07/07/09 Idade: 45 Mensagens: 414 Localização: Assis-SP
|
Enviada: Seg Nov 09, 2009 8:02 pm Assunto: |
|
|
opa.. estou no caminho correto.....
obrigado salo...
ate |
|
|
 |
Salo 2.o PASSO

|
Enviada: Sáb Maio 01, 2010 1:26 pm Assunto: |
|
|
Mais uma atualização, a jabuticabeira brotou bastante, no entanto nenhuma raíz saiu para fora do escorredor. Na primavera estou pensando em passá-la para uma bacia bem maior e tentar fundir umas pequenas mudas junto à base do tronco para tentar melhorar o nebari. Alguém sabe me informar se as jabuticabeiras fundem os troncos? Ela frutificou bastante e atualmente está cheia de flores.
Att,
Salo |
|
|
 |
Paulo W.M. 2.o PASSO

|
Enviada: Sáb Maio 01, 2010 1:43 pm Assunto: |
|
|
Crescimento monstro!
parabéns! |
|
|
 |
Salo 2.o PASSO

|
Enviada: Dom Maio 02, 2010 10:43 am Assunto: |
|
|
Valeu Paulo,
na próxima primavera ela vai pra uma bacia bem grande, sem o escorredor.
Vamos ver se desenvolve mais.
Att,
Salo |
|
|
 |
Salo 2.o PASSO

|
Enviada: Sex Abr 08, 2011 2:26 pm Assunto: |
|
|
Atualizando!!!
Em julho de 2010 fiz uma desfolha e aramei toda a planta, e ficou assim:
Por um descuido esqueci de regá-la e as brotações que haviam nascido nos galhos aramados morreram todas, inclusive alguns galhos também. Sendo assim retirei todos os arames e no final de agosto a transplantei para uma bacia bem grande, para estimular as novas brotações.
Como está hoje:
Frutos
Eu pretendo deixá-la crescendo livremente por muito tempo, o que acham?
Att,
Salo |
|
|
 |
hraphi 4.o PASSO

Registrado: 28/05/09 Idade: 48 Mensagens: 722 Localização: Jacobina-BA
|
Enviada: Sex Abr 08, 2011 3:10 pm Assunto: |
|
|
Parabéns Salo, contrariando a lógica ela respondeu as intervenções com frutos, será que a planta achou que ia morrer e na tentativa desesperada de perpetuar a espécie respondeu com frutos? Uma vez li sobre isso em algum lugar, até pq não é comum a planta frutificar depois que fazemos intervenções para moldá-la, só depois de um determinado tempo crescendo livre, pelo menos é o que os mais experientes comentam.
Olha seu trabalho está muito bacana, essa planta promete, estarei sempre atento dando umas espiadinhas aqui para aprender um pouco mais, tenho 3 Jabus, uma delas com quase 13 anos. Abraço. _________________ A felicidade é como a borboleta:
quando a perseguimos nos escapa;
quando desistimos de persegui-lá, pousa em nós. |
|
|
 |
Tiago R 4.o PASSO

Registrado: 15/12/09 Mensagens: 751 Localização: Belo Horizonte-MG
|
Enviada: Sex Abr 08, 2011 7:30 pm Assunto: |
|
|
Essa é a mais guerreira do fórum.
Emitiu raízes no alporque, cresce rápido e frutifica mesmo com grandes intervenções.
Plante as sementes dela. Essa merece uma família. |
|
|
 |
Salo 2.o PASSO

|
Enviada: Sáb Abr 09, 2011 3:47 pm Assunto: |
|
|
Caro hraphi,
Eu acredito que a frutificação não ocorreu devido ao stres que a planta sofreu, uma vez que ela já frutificava antes do ocorrido. Como nosso amigo Tiago falou, essa planta é uma guerreira mesmo, foi uma das minhas primeiras e responde bem a qualquer procedimento. Quando a comprei ela devia ter mais de 2 metros de altura, fiz o alporque e mesmo assim não parou de frutificar.
O único problema que eu vejo nessa planta é o nebari, as raízes nasceram de um único lado e não sei como corrigir esse defeito. Caso alguém puder me indicar alguma solução ficarei muito agradecido.
Att,
Salo. |
|
|
 |
Tiago R 4.o PASSO

Registrado: 15/12/09 Mensagens: 751 Localização: Belo Horizonte-MG
|
Enviada: Sáb Abr 09, 2011 4:00 pm Assunto: |
|
|
Pensei em fazer aquela tecnica de enxertar uma muda no nebari. Aquela que passa a muda novinha num furo feito por furadeira. O nicky me disse que é complicado, mas estou pensando em fazer. |
|
|
 |
Salo 2.o PASSO

|
Enviada: Dom Abr 10, 2011 7:18 pm Assunto: |
|
|
Tiago,
Eu fiz isso com uma aceroleira que tenho aqui, mas com um galho dela mesma. Infelizmente o galho quebrou durante um transporte e não consegui ver o resultado, mas dá certo.
Att,
Salo |
|
|
 |
Moreno 3.o PASSO

Registrado: 23/09/05 Idade: 42 Mensagens: 451 Localização: Maringá - Pr.
|
Enviada: Ter Jul 12, 2011 10:03 pm Assunto: |
|
|
tai o famoso alporque! hehehhee
parabens velhooo!
ahh sabado a tarde combinei com o frenando, vamos la fazer a sangria nas plantas?? _________________ http://morenopavezzi.wordpress.com/ |
|
|
 |
Salo 2.o PASSO

|
Enviada: Qua Jul 13, 2011 3:51 pm Assunto: |
|
|
É esse aí mesmo...
Beleza Moreno, tá combinado, sábado a tarde a gente vai lá.
O superthrive chegou hoje, só tenho que lembrar de levá-lo, bem como o machado e as outras ferramentas. |
|
|
 |
|