|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Ronaldo Santos
Registrado: 17/09/09 Idade: 60 Mensagens: 30 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Sáb Nov 07, 2009 4:47 pm Assunto: Pinheiro Negro Shohin III |
|
|
Olá Pessoal!
Segue mais dois dos meus kuro matso, necessitam de pequnas correções mas são plantas que eu adoro.
Abraço
Ronaldo Santos
 |
|
|
 |
Bruno NF
|
Enviada: Sáb Nov 07, 2009 5:16 pm Assunto: |
|
|
Muito bonitas. Tantos as árvores quanto as fotos, principalmente com esse efeito de luz que vc conseguiu dar. |
|
|
 |
EZEQUIEL JUNIOR PARTICIPANTE

|
Enviada: Sáb Nov 07, 2009 5:25 pm Assunto: |
|
|
Não sou expert em vaso x estilos, mas achei mais bonito quando estava no vaso redondo, não só pelo vaso mas por todo o conjunto, proporção do tamando dos galhos, altura da planta x inserção do primeiro galho...
Mas é só minha opinião.
Abraços |
|
|
 |
Markus Von Kossel 4.o PASSO

Registrado: 30/10/08 Idade: 44 Mensagens: 635 Localização: Santa Cruz do Sul-RS
|
Enviada: Sáb Nov 07, 2009 5:48 pm Assunto: |
|
|
Possivel mudança: E se vc plantasse ela um pouquinho mais inclinada a direita (ultima foto)? Ai a parte inicial do tronco não sairia perpendicular ao "chão".
Bastaria tracionar o primeiro galho um pouquinho para baixo!
Esta lindo!
Parabens! |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Sáb Nov 07, 2009 8:36 pm Assunto: |
|
|
Olá Ronaldo!
Belíssimos Kuro-matsu!
Parecem bem saudáveis, também, o que é muito importante.
Concordo com a opinião do Markus, até porque nivelaria verticalmente o ápice com a base do tronco, necessário para o Moyogi.
abração _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Ronaldo Santos
|
Enviada: Dom Nov 08, 2009 9:09 am Assunto: |
|
|
Olá Bruno,
Obrigado pelo elogio, quanto a fotografia recursos da câmera, não usei flash coloquei um papel cartão preto no fundo, e usei uma lâmpada fluorescente dessas econômicas mesmo de cor branca, é esse branco que dá o efeito sobre o cartão preto(aumenta-se a abertura e reduz a velocidade).
Markus, o tronco é consideravelmente sinuoso, realmente precisa de uma tracionada, o Élio inclusive já havia me indicado tal solução, vou providenciar no próximo inverno. Não fui feliz no ângulo da foto, tentei até alterar mas não consegui o efeito desejado, mas prometo que vou melhorar.
Ezequiel, se você olhar bem, são 2 plantas diferentes com 2 fotos de cada uma. Quanto aos vasos eu realmente prefiro vasos retangulares para Coníferas, redondos realmente não me atraem muito, apesar desse vaso ser muito bonito. Esse ano a grana estava muito curta e não tive dinheiro pra comprar bons vasos retangulares, mas tudo bem ano que vem chega logo, mas apesar disso ainda dá pra fazer transplante seguro, se aparecer algum vaso bom.
Obrigado à todos pelos elogios e principalmente pelas dicas.
Ronaldo Santos |
|
|
 |
Laudir PARTICIPANTE

Registrado: 17/08/09 Idade: 50 Mensagens: 2284 Localização: Urupá-RO
|
Enviada: Dom Nov 08, 2009 9:27 am Assunto: |
|
|
Eu estou achando ela muito bonita. Talvez uma troca de vaso... |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Dom Nov 08, 2009 10:09 am Assunto: bonsai |
|
|
Discordo quanto a troca dos vasos. A primeira planta apresenta nitida posição feminina, e o vaso redondo destaca mais isso. O que poderia alterar seria a borda do vaso, trocando este por um outro redondo de borda mais baixa. O angulo de plantio, ao ser corrigido (inclinando a planta para a direita, considerando a segunda foto), irá reposicionar os galhos, quase sem necessidade de tração. O ápice precisa ser finalizado, e para isso basta aramar todos os galhos em sua proximidade e puxar para baixo, arredondando sua copa máxima.
A segunda planta está bem no vaso retangular, mas eu trocaria este vaso por um retangular de bordas retas, sem o rebuscado escavado. Gostei do alongamento do galho da esquerda, e na proxima aramação que fizer, arame os galhos laterais dele, puxando-os para baixo. isso irá favorecer um aumento em sua densificação, preenchendo mais o galho e dando a ele uma estabilização acentuada. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Ronaldo Santos
|
Enviada: Ter Nov 10, 2009 9:53 pm Assunto: |
|
|
Olá Pessoal:
Laudir, concordo contigo, e conforme disse realmente preciso trocar os vasos, mas grana está curta.
Nickfury, realmente os galhos laterais precisam ser baixados, mas estavam tão fraquinhos no inverno que não queria mexer muito, prometo que do próximo não passa. De uma maneira geral muito obrigado pelas dicas, e também acredito que o vaso cheio de recortes não favorece essa planta.
Ronaldo Santos |
|
|
 |
flavio bonsai 5.o PASSO

|
Enviada: Qua Nov 11, 2009 10:18 am Assunto: |
|
|
olha realmente acho que no vaso redondo ele fica melhor.
agora cabe a vc a decisão. _________________ Se creres verás a glória de Deus. |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|