FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Pinheiro Negro Shohin II
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Ronaldo Santos

MensagemEnviada: Qui Nov 05, 2009 9:39 pm    Assunto: Pinheiro Negro Shohin II Responder com citação

Olá Pessoal

Seguem algumas fotos de mais um de meus kuro matsuo, estou tentando melhorar a ramificação trazendo a brotação mais pra dentro de maneira a diminuir um pouco a altura, é uma planta muito boa e que eu gosto muito pelo tamanho. O primeiro galho é muito baixo e o vaso quadrado não combina muito, mas como eu disse eu gosto muito dela.

Abraço,

Ronaldo Santos

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Filipe Henrique
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Nov 05, 2009 10:09 pm    Assunto: Responder com citação

SHOWW!
beleza eim brother.
to trabalhando o 1° dessa especie... tenho q pegar a manha das epocas de fazer as coisas, ainda mais q vc havia dito o lance de micro clima...
aqui o tempo é muito louco!

parabens pela sua planta!
esta um lindo bonsai e muito bem cuidado!

abraços

abração pessoal

http://bonsaiclubecapixaba.blogspot.com.br/

www.facebook.com/casadobonsai
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Ronaldo Santos

MensagemEnviada: Sáb Nov 07, 2009 4:27 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Filipe!

Obrigado pelo elogio, mas não pense que Curitiba é diferente, por ser mais ao Sul as frentes frias chegam com mais frequência , mesmo no Verão ou até mesmo agora na Primavera, perdi alguns enxertos de galhos que estava fazendo em Acer e Caliandra em função do frio repentino. Mas na verdade e em função do Inverno Rigoroso é excelente pra Coníferas. Ainda não apliquei mas já ouvi alguns comentários sobre colocar conífiras na geladeira durante o Inverno, ouvi até que tem pessoas com Pinheiro Branco no Rio de Janeiro, utilizando essa ténica da geladeira no Inverno, isso porque a Coníferas precisam de um Inverno pra descansarem. Aqui em Curitiba alguns amigos colocaram 2 Pinheiros branco na geladeira de deixaram 2 fora, incrível, na Primavera seguinte houve uma brotação intensa naquelas que estiveram na geladeira, entretanto o frio ainda não é suficiente pra desenvolver pinheiro branco, somente pra ajudar a manter, o desenvolvimento fica aquem dos esperado. Tenho algumas fotos de Pinheiros que estou desenvolvendo e oportunamente vou postá-las.

Um abraço.

Ronaldo Santos
Felipe
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Nov 07, 2009 5:48 pm    Assunto: Responder com citação

Ronaldo,

Estou acompanhando suas postagens e me encanta ver seus PNs. Redução de agulhas é fenomenal, assim como todo o conjunto. Nos dá uma sensação de calma e suavidade.
Parabens, amigo.

Forte abraço.
http://pedique.blogspot.com.br/
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Nov 07, 2009 8:50 pm    Assunto: Responder com citação

Beleza, Ronaldo!
É material para se orgulhar, principalmente pelo trabalho que vc faz.
Ronaldo, me permita uma sugestão.
Para que bonsai pareçam velhos, umas das técnicas, principalmente nas coníferas, é que nos primeiros galhos, a inclinação seja descendente e não ascendente, assim, mediante uma aramação ou tração puxe para baixo as pontas dos 2 primeiros ramos.

Um exemplo (que não é meu)

abraço

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Ivanil Pimentel Vieira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Nov 07, 2009 10:04 pm    Assunto: Responder com citação

Ronaldo, muito bom teu PN, com as dicas do Elio ficará ainda melhor. Não sei se as fotos são recentes, vejo que que vc efetuou uma pinçagem completa. Quais são as épocas mais indicadas para a pinçagem?
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Yahoo Messenger MSN Messenger
Ronaldo Santos

MensagemEnviada: Dom Nov 08, 2009 12:53 am    Assunto: Responder com citação

Olá Elio!

Muito obrigado pelos elogios, na verdade talvez não se lembre mais foi minha primeira pergunta no curso, porque todos bonsais tinham os ganhos para baixo? Realmente tenho que tracionar um poucos esses galhos, não tive muito tempo no inverno passado, infelizmente o hobby concorre com a família e minha mulher é bastante ciumenta, acaba sobrando pouco tempo.

Olá Ivanil muito obrigado pelo elogio, quanto a época da pinçagem constumo fazer no Verão, assim as agulhas permanecem pequenas por mais tempo, acabei errando a foto, coisa de principiante segue abaixo totalmente pinçado.

Abraço

Ronaldo Santos

Ivanil Pimentel Vieira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Nov 08, 2009 8:24 am    Assunto: Responder com citação

Caro Ronaldo,

Sem bajulações teu PN está bem legal mesmo e qual é a idade aproximada?

Tenho 16 mudinhas e dois mais adiantados na mamadeira, porém muito distante dos teus. não sei a idade , foram adquiridosnum estado fadados a morrer mas estão brotando muito bem.

Li numa reportagem que o PN é bastante complicado para se trabalhar como bonsai.Desanimei bastante, me animei vendo o teu que está sendo bem conduzido.

Obrigado amigo pelas informações.

Abraço
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Yahoo Messenger MSN Messenger
Felipe
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Nov 08, 2009 9:16 am    Assunto: Responder com citação

Ronaldo,
Que pinçagem hein!!!!!!! não sei se eu teria coragem de pinçar tanto assim..heheheeh
http://pedique.blogspot.com.br/
Ivanil Pimentel Vieira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Nov 08, 2009 2:22 pm    Assunto: Responder com citação

Ronaldo, depois da postagem do Filipe observei melhor a tua última postagem e percebi a presença de uma tesoura e ai me pareceu que agulhas foram cortadas ou fui eu que me enganei!
Ronaldo Santos

MensagemEnviada: Dom Nov 08, 2009 3:33 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Ivanil:

Realmente é pinçagem mesmo, não costumo cortar pois a ponta sempre fica "queimada", sou até meio modesto na pinçagem, tem um colega aqui em Curitiba que realmente radical, pinça pra valer realmente deixa 6, 4 ou 2 aciculas, dá até frio na espinha.
A tesoura que voce vê à direta da foto, foi utilizada que cortar os brotos que estão do lado esquerdo da foto, note na quarta foto que não há pontas queimadas, esse Kuro Matsuo tem agulhas de 2,5 cm , realmente é uma beleza, pra manter assim, muito sol, pouca água e aduto orgânico.
Eu utilizo o corte de agulhas nos projetos, que é pra não perder qualquer broto antes de decidir com quais eu vou ficar, como falei, estarei postando algumas fotos de projetos tenho uns 9.

Um abraço

Ronaldo Santos

Ivanil Pimentel Vieira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Nov 08, 2009 6:05 pm    Assunto: Responder com citação

Ronaldo:

Grato pelas informações postadas amigo!

Vamos aguardas as novas plantas...

Abraço,

Ivanil
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: