|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Orlando Jr
Registrado: 15/05/05 Mensagens: 21 Localização: Porto Seguro -BA
|
Enviada: Dom Nov 08, 2009 12:36 am Assunto: Ficus Retusa com manchas |
|
|
Pessoal,
Tenho um exemplar de ficus retusa com cerca de 6 anos.
Tudo corria normal até que apareceu uma espécie de fungo preto nas folhas, que suspeito que tenha vindo de umas Ixoras que estavam infestadas aqui na minha casa. Apliquei óleo de neem e as manchas pretas sumiram das folhas no mesmo dia. Pra minha surpresa no segundo dia começaram a aparecer essas manchas pretas nas folhas, como se fossem queimadas, algumas estam caindo. Acretido que a planta não corre risco, pois ainda continua com brotacoes saudáveis, mas preciso dar um basta nisso antes que a situação piore. Aguardo ajuda do(a)s colegas.
Foto de algumas folhas atingidas:
Abraços. |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Dom Nov 08, 2009 6:42 pm Assunto: |
|
|
Orlando, tem toda a cara de ser fungo (ferrugem). Se o ataque for grande é melhor aplicar um fungicida. Se o ataque fosse leve ou apenas preventivo, o enxofre poderia resolver.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Orlando Jr
Registrado: 15/05/05 Mensagens: 21 Localização: Porto Seguro -BA
|
Enviada: Ter Nov 10, 2009 12:06 pm Assunto: |
|
|
Obrigado Elio.
Ontem fiz a desfolha da planta e apliquei Cupro Dimy.
Como forma e evitar uma propagação da praga apliquei o Cupro Dimy nos demais exemplares, como preventido. Fiz bem em aplicar nas outras plantas?
Obrigado,
Orlando Junior |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Ter Nov 10, 2009 9:45 pm Assunto: |
|
|
Orlando, com certeza vc fez bem em passar em todas as plantas. Apenas, eu usaria o enxofre. O Cupro Dimmy é à base de cobre e as rosáceas não gostam de cobre.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|