Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
ADN 2.o PASSO

Registrado: 06/11/09 Idade: 42 Mensagens: 235 Localização: Vargem Grande Paulista-SP
|
Enviada: Qua Nov 11, 2009 9:15 pm Assunto: duvidas de epocas |
|
|
Olá pessoal gostaria de saber as épocas certas de poda transplante, aramação, adubação, como faço para saber essas coisa fundamentais, moro em são paulo e as condições climaticas aqui estão um pouco fora do normal mas quando a isso acho que não vou ter muito problema ! Obrigado pela atenção |
|
|
 |
Matheus 31 2.o PASSO

Registrado: 25/06/09 Idade: 28 Mensagens: 396 Localização: Tietê-SP
|
Enviada: Qua Nov 11, 2009 9:20 pm Assunto: |
|
|
cada planta tem um periodo diferente
diga as plantas que quer saber |
|
|
 |
ADN 2.o PASSO

Registrado: 06/11/09 Idade: 42 Mensagens: 235 Localização: Vargem Grande Paulista-SP
|
Enviada: Qui Nov 12, 2009 7:37 am Assunto: |
|
|
Bom dia tenho um pinheiro agulha (não sei se o nome esta correto mas foi com esse nome que comprei), azalei, pitanga, ficus, e estou comprando um pinheiro negro numa loja de plantas aqui perto uma muda um pouco grande com aproximadanentye 1mt de altura por R$80,00 sera que o preço esta bom ? |
|
|
 |
DigoF3 5.o PASSO

|
Enviada: Qui Nov 12, 2009 5:41 pm Assunto: |
|
|
ola, a gente divide as espécies no grupo das coniferas, folhas e flor e fruto, discordando com o amigo Mateus os cuidados de cada um destes grupos são quase iguais em todas as espécies se escapando por exeção poucas delas.
no grupo das:
Coniferas: Geralmente a poda radiocular poda de ramos..., transplante e aramação é feito no inverno. O trabalho em geral das coniferas é feito no inverno tempo em que a planta esta em dormencia e não sente tanto nas intervençãoes.
folhas e frutos: para a planta ter grande produção se faz poucas podas porém podas de raiz, ramos... se faz na primavera mas também se pode fazer poda de ramos o ano inteiro para manter a forma do bonsai, já as desfolhas são feitas na primavera.
podas drásticas se faz na primavera.
árvores de sómente folhas: A desfolha se faz no verão, a poda de galhos pode ser feita o ano inteiro para manter a forma, poda das raizes se faz na primavera e aramação na primavera e verão..
Porém isto pode variar um pouco de cada bonsaista como nas ázaléias uns fazem a poda antes da florãção e outros depois da floração.
Nas caliandras alguns preferem podar as raizes 2 veses por ano.
Jabuticaba: desfolhas na primavera.
piracanta: desfolhas na primavera.
Oque vc vai dessidir para vc só o tempo de bonsaismo te dira.
espero ter sido claro,
perguntas são bem vindas...
t+ . |
|
|
 |
DigoF3 5.o PASSO

|
Enviada: Qui Nov 12, 2009 5:42 pm Assunto: |
|
|
ola, sobre o preço do pinheiro negro vai depender muito da planta se ela possui galhos baixos e tal...
Com uma foto do pinheiro pode-se dizer melhor se vale a pena comprar...
t+. |
|
|
 |
Laudir PARTICIPANTE

Registrado: 17/08/09 Idade: 50 Mensagens: 2284 Localização: Urupá-RO
|
Enviada: Qui Nov 12, 2009 11:48 pm Assunto: |
|
|
Acompanhando tb.
tenho dúvidas com épocas:
Ipê Rosa
Uva
Duranta
Figo _________________ O tamanho da tua fé determina o quanto Deus vai te usar!
Pr. João Laudir |
|
|
 |
ADN 2.o PASSO

|
Enviada: Sex Nov 13, 2009 7:45 am Assunto: obrigado |
|
|
Olá amigo, ficou claro sim, estou aprendendo muito sobre bonsai de uns dias pra cá e tenho gostado bastante, vou postar a foto do pinheiro negro assim que eu voltar la na flricultura pra tirar ok,
[/img]http://xcjqwq.bay.livefilestore.com/y1p4jME6Sy4FdXfvxSSjxRzf6yhe59tLRzqJX5LJG_OQd8OnZxebuuPJuuYg7ERXWKqjV0mKuLdBFmT1vrsql2YuWDQW_kSIZn1/Imag027.jpg
Esse é meu pineiro agulha
[img]http://xcjqwq.bay.livefilestore.com/y1p6uiOIb7E0MkHUk2zyOIu0cyzweQPAeBbuhvg2lrQOdeo2DfbNO2R-q6ip4SQ9coWCuucLWsoMM40niiGVNBRwJghEkOa891N/Imag025.jpg
Esta correto o que fiz, aceito sugestões obrigado
[/img] |
|
|
 |
DigoF3 5.o PASSO

|
Enviada: Sex Nov 13, 2009 7:46 am Assunto: |
|
|
ola, Caro Laudir ambas espécies que sitou se faz as podas na primavera, porém podas leves pode-se fazer o ano todo.
poda deraiz é na rpimavera e desfolhas no verão.
t+. |
|
|
 |
DigoF3 5.o PASSO

|
Enviada: Sex Nov 13, 2009 7:49 am Assunto: |
|
|
ola Adriano Pedreira, não consigo visualizar as fotos. Tente usar o http://imageshack.us/ depois da foto ter carregado no imageshack vc copia o terceiro link de baixo para cima.
t+. |
|
|
 |
ADN 2.o PASSO

|
Enviada: Sex Nov 13, 2009 8:00 am Assunto: |
|
|
[img][/img]
desculpe-me esqueci de um detalhe
Bom, esse é meu pinheiro (agulha) gostaria de saber se a aramação e poda esta correta
Obrigado, e aceito sugestões pois estou aprendendo ! |
|
|
 |
acgfilho
|
Enviada: Sex Nov 13, 2009 8:59 am Assunto: |
|
|
Dê uma olhada aqui:
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=10359&start=135
No site da bonsaikai tem muita coisa tb...
Abç,
Armando. _________________ "O tempo é um aliado com certeza, e a natureza sempre sabe o que faz, mas seus efeitos são maiores em nós que em nossas árvores e se sentarmos e esperarmos pela sua ajuda, poderemos não chegar a ver o resultado de nosso “esforço”" |
|
|
 |
DigoF3 5.o PASSO

|
Enviada: Sex Nov 13, 2009 10:31 am Assunto: |
|
|
ola, a aramação esta correta sim, o que não esta correto é o posicionamento dos galhos.
O tronco da planta esta muito reto e i falta mais movimento para que o apci não fique tão longe dos outros galhos da planta.
Deixar o terçeiro galho para trás não é mais uma regra em determinados estilos.
Vou te mostrar o que eu axo que é melhor para ela, (mas não se esquessa de podar esta planta e arama-la SOMENTE no inverno.
*Podar logo acima do 3 galho
*Fazer um moyogi com o tronco e formar o novo ápci a partir do terçeiro galho.
*Torcer o primeiro e o segundo galho para que os mesmos fiquem com a ''folhagem'' mais próxima do tronco.
*Direcionar o primeiro galho para frente.
*Direcionar o segundo galho para trás.
vou ver se consigo fazer uma progeção e dai posto a foto.
t+. |
|
|
 |
DigoF3 5.o PASSO

|
Enviada: Sex Nov 13, 2009 11:00 am Assunto: |
|
|
ola, fiz a progeção...
o que axa?
* Depois deste trabalho inicial deixe a copa crescer bastante e va trabalhando na triangulação da copa.
*A torção dos galhos é feita envolvendo o galho com rafia vegetal ou borraxa e se torçe para que a ''folhagem'' fique mais p´róxima do tronco.
Neste link tem uma ótima explicação.
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=12401&sid=2445a8f8355c6422686e65d5bc51e0f0
Só faça este procedimento quando estiver com segurança .
t+. |
|
|
 |
ADN 2.o PASSO

|
Enviada: Sex Nov 13, 2009 11:53 am Assunto: |
|
|
Olá, amigo gostei da sujestão vou aplicar mas não entendi direito como faço a torção dos galhos para ficar mais proximo ao tronco, tenho de enrrolar uma camera de ar nos galhos é isso ? e depois aramar ? obrigaado pela ajuda
a e como so vou poder fazer isso no proximo inverno posso deixar desse jeito ou devo tirar os arames ? |
|
|
 |
DigoF3 5.o PASSO

|
Enviada: Sex Nov 13, 2009 3:28 pm Assunto: |
|
|
Ola, sobre a torção dos galhos é assim mesmo depois que vc enrrolar o arame va dobrando ele (com muito cuidado) quando é muito grosso eu aramo e a cada mes eu torço mais.
Sobre o arame vc pode deixar até lá sem problemas.
boa sorte...
t+. |
|
|
 |
|