Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Ricardo Paiva PARTICIPANTE

Registrado: 23/11/05 Mensagens: 2888 Localização: Porto Alegre - RS
|
Enviada: Sáb Nov 14, 2009 2:02 am Assunto: Ricardo Paiva |
|
|
Sou Ricardo Paiva, de Porto Alegre, Rio Grande do Sul e apaixonado por plantas, natureza, animais e, é claro, bonsai.
Como tudo começou
Na década de 80 recebi um bonsai de jacaré como pagamento por um trabalho. Na época foi uma grana pois bonsai era coisa rara por aqui. Ele acabou morrendo. Como sempre gostei de plantas e jardinagem, continuei fascinado pelas pequenas árvores. Passava sempre em frente a uma loja aqui em Porto Alegre onde exibiam lindos bonsai.
Os responsáveisEm primeiro lugar agradecer a minha família que me apoia e minha esposa é minha maior incentivadora.
Também não poderia deixar de agradecer ao meu mestre Valdoir Rocha, grande bonsaísta de Porto Alegre.
Continuando …
Em 2004 resolvi fazer um curso e foi na Viva Bonsai, do mestre Valdoir Rocha que realmente comecei a ter contato com o mundo do bonsai. Fiquei apaixonado pela arte e fiz mais um curso (avançado) e não parei mais.
Foi então em 2007 que tive a oportunidade de fazer um workshop com Carlos Tramujas, lá na Viva Bonsai. Naquele momento eu mudei a forma de ver e fazer bonsai.
No início matei muitas plantas por ansiedade em fazer, fazer e fazer bonsai. Ai conheci a regra máxima do bonsai: PACIÊNCIA!
Também acabei conhecendo o Atelier do Bonsai de Mario Alberto Leal, onde aprendi muito e continuo aprendendo sobre bonsai. O forum de Dom Mário tem um papel importantíssimo na história do bonsai no Brasil.
Aqui algumas das minhas plantas:
Caliandra
Outra caliandra:
Nana:
Criptomerica
Vocês podem ver mais plantas minhas e informações sobre bonsai no meu blog: http://ricardopaiva.wordpress.com/
E pra vocês me conhecerem, aqui vai uma foto minha:
 _________________ Abraços
Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/
“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka
Editado pela última vez por Ricardo Paiva em Seg Nov 16, 2009 8:25 am; num total de 1 vez |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 78 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Dom Nov 15, 2009 10:16 pm Assunto: |
|
|
Olá Ricardo, já vi que vc gosta de Calliandras também!
Belas plantas, amigo!
Um grande abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Tiaraju 1.o PASSO

Registrado: 05/09/05 Idade: 68 Mensagens: 100 Localização: Bento Gonçalves-RS
|
Enviada: Dom Nov 15, 2009 10:37 pm Assunto: |
|
|
Grande Ricardo,
Mais um que, como eu, demorou a "mostrar a cara". Antes tarde do que nunca, né.
Grande abraço
Tiaraju |
|
|
 |
Laudir PARTICIPANTE

Registrado: 17/08/09 Idade: 50 Mensagens: 2284 Localização: Urupá-RO
|
Enviada: Seg Nov 16, 2009 8:59 am Assunto: |
|
|
Sempre bom conhecer a história de um bonsaísta! _________________ O tamanho da tua fé determina o quanto Deus vai te usar!
Pr. João Laudir |
|
|
 |
marco_avelar 5.o PASSO

|
Enviada: Seg Nov 16, 2009 10:16 pm Assunto: |
|
|
Ricardo acho que também já te vi por aqui hehehe!!!
É um prazer ver os seus trabalhos pelo fórum!!!
Abraço!!! |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Nov 16, 2009 11:45 pm Assunto: |
|
|
Elio, REALMENTE ADORO CALIANDRAS !!!!!!!!
Tiarajú - é isso ai.
Laudir - é interessante como cada bonsaísta chega até arte. Realmente é sempre bom conhecer os caminhos que nos levaram até o bonsai.
Marco - valeu, vamos continuar trocando figurinhas! _________________ Abraços
Ricardo Paiva
“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka |
|
|
 |
Rinaldo 1.o PASSO

Registrado: 01/08/08 Idade: 58 Mensagens: 125 Localização: Brodowski-S.P.
|
Enviada: Qua Nov 18, 2009 6:23 pm Assunto: |
|
|
Ricardo, legal sua história, gosto muito de suas projeções e tens belas plantas, parabéns.
Rinaldo _________________ O verdadeiro mestre é aquele que tem a humildade de aprender um pouco com cada aluno. |
|
|
 |

|
Enviada: Qui Nov 19, 2009 1:29 pm Assunto: |
|
|
Rinaldo, é uma história bem legal mesmo e CHEIA de erros e acertos. Aprendo muito com meus erros também, tenho até um arquivo dos óbitos de plantas para servir de referência.
Quanto as plantas, já tem umas bem encaminhadas, mas ainda tem muito tempo e trabalho pela frente.
Valeu. _________________ Abraços
Ricardo Paiva
“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Seg Nov 23, 2009 8:58 am Assunto: |
|
|
E aí Ricardo?!
Como os amigos já disseram, é sempre bom conhecer um pouco mais da história de cada um...
Brande abraço.
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Nov 23, 2009 12:53 pm Assunto: |
|
|
Valeu Edson, grande abraço pra você também. _________________ Abraços
Ricardo Paiva
|
|
 |
Felipe 5.o PASSO

Registrado: 14/09/05 Idade: 44 Mensagens: 921 Localização: Florianópolis - SC
|
|
|
 |

|
Enviada: Qua Nov 25, 2009 7:26 am Assunto: |
|
|
Fala Felipe, pô cara, sou publicitário, agora atendimento/planejamento mas vim da área de criação, se não soubesse fazer isso já tinha morrido de fome, hehehe. Você precisa ver o que um funcionário meu faz ... mágica.
Sempre que posso, ajudo a galera assim como a galera me ajuda. _________________ Abraços
Ricardo Paiva
|
|
 |
Arzivenko PARTICIPANTE

Registrado: 03/10/08 Idade: 41 Mensagens: 2019 Localização: Ijuí-RS
|
Enviada: Sex Ago 23, 2013 7:59 am Assunto: |
|
|
Conheci pessoalmente o Ricardo em novo Hamburgo, no encontro estadual. É um cara gente finíssima, mas tem um sério problema, trabalha demais !
Cara, o dia que tu te aposentares, será uma data especial para o bonsai gaúcho!
Grande abraço. |
|
|
 |
|