|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qui Nov 05, 2009 5:34 pm Assunto: bonsai |
|
|
Não é preciso um grande torrão. Atenha-se a que as raízes capilares, mais finas, sejam em maior quantidade. Dessa forma, a planta não irá estressar e sua recuperação será mais certa e rapida. Ao preparar o novo substrato em que a planta será colocada, use: pedrisco, caco de telha, carvão vegetal, casca de pinheiro, terra granulada. tudo fragmentado bem pequeno, ficará um solo bem drenante, favorecendo a emissão de novas raizes capilares.
Adube somente depois de transcorridos 45 dias do replantio, regando sem encharcar em demasia. Planta recolhida recupera-se melhor se passar a primeira semana em meia sombra, evitando o sol forte da tarde. Ao compor o novo substrato, e antes de colocar a planta nele, acrescente um pouco da terra retirada do local em que a planta estava originalmente. Há fungos nas raizes, chamados micorrizas, que trabalham em simbiose com a planta, contribuindo para sua recuperação e desenvolvimento. Isso é muito importante.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
alexmikol 1.o PASSO

Registrado: 13/09/07 Idade: 54 Mensagens: 140 Localização: Santa Maria - RS
|
Enviada: Sex Nov 06, 2009 8:50 pm Assunto: |
|
|
Para lhe ajudar num próximo yamadori, além das dicas dos outros amigos bonsaistas, vc pode tbm comprar TIAMINA ou simplesmente VITAMINA B1, encontrará com certeza em farmácias de manipulação de sua cidade, somando-se a sombra, ao saco plástico (estufa) aumentará em muito as probabilidades de sucesso com suas plantas. Um abraço! _________________ Alexander |
|
|
 |
Marcio Vargas 3.o PASSO

Registrado: 09/09/09 Idade: 44 Mensagens: 420 Localização: Veranopolis-RS
|
Enviada: Ter Nov 17, 2009 9:24 am Assunto: |
|
|
Bom...
Conforme prometido ai vão as fotos da nova tentativa com esta planta. Voltei lá no terreno e colhi mais dois exemplares. Procurei escavar o maximo possivel para manter a maior quantidade de raizes. Ainda assim a propria planta tinha poucas raizes.
Um fato novo é que descobri não se tratar de Tipuana. Aqui na cidade as ruas são cheias de tipuanas, e estão todas muito floridas, inclusive meu filho recolheu algumas sementes que plantou e nasceram. Esta planta que fiz o Yamadori as folhas são bem semelhantes a Tipuana, porem não da flores e tem uma folhagem mais densa.
Segue algumas fotos desta empreitada
Aqui elas antes do plantio
Folhas I
Folhas II
Vazo
Esta é a que eu fiz o primeiro Yamadori, ela não sobreviveu.
Preparando o substrato. Uma parte de terra abubada, uma parte de areia e uma parte de pau podre.
Substrato pronto
Pronto, aparecem também as mudinhas de macieira, araucaria e maracuja do meu filho...
Agora só de curiosidade vai as fotos do micho de tipuana do meu filho. Ele plantou Ipe amarelo que também já esta germinando.
A proposito, qual o melhor momento para separar estas mudinhas e colocar uma em cada vazo?
Bom... Era isso, aguardo comentarios...
Edit: Esqueci de mencionar que fiz a desfolha logo após terminar o serviço. _________________ Marcio R. Vargas
Veranopolis RS
"...sirvam nossas façanhas, de modelo a toda terra..." |
|
|
 |
alexmikol 1.o PASSO

|
Enviada: Ter Nov 17, 2009 4:44 pm Assunto: |
|
|
Pelo que parece sua areia é fina, use areião, encontra em casa de material de construção para vender, aqui em Santa Maria paga-se em torno de 5,00 reais o pacote. Vai ficar mais poroso o substrato, facilitando mais a drenagem!!! Quanto ao pau podre, não tenho conhecimento para falar se é bom ou não, outros bonsaistas mais experientes poderão opinar melhor. Um abraço! _________________ Alexander |
|
|
 |
Marcio Vargas 3.o PASSO

|
Enviada: Qua Nov 18, 2009 7:07 am Assunto: |
|
|
Alex
O Pau podre segura mais umidade que os cacos de ceramica, e deixa o sistema bem drenante...
abs... _________________ Marcio R. Vargas
Veranopolis RS
|
|
 |
alexmikol 1.o PASSO

|
Enviada: Qua Nov 18, 2009 9:12 am Assunto: |
|
|
Com certeza, porém, com a rega constante, eles vão continuar a apodrecer e pode ser que na decomposição liberem alguma "toxina" que possa prejudicar as raízes. Mas é apenas minha opinião, vamos esperar que mais alguém opine. Um abraço e boa sorte! _________________ Alexander |
|
|
 |
Marcio Vargas 3.o PASSO

|
Enviada: Sex Nov 20, 2009 1:56 pm Assunto: |
|
|
Pessoal.
As tipuanas já estão entre 10 e 15 centimetros e pretendo separa-las em vazinhos individuais neste sabado...
Qual a melhor forma de fazer isso?
Tenho que seguir algum procedimento especifico? _________________ Marcio R. Vargas
Veranopolis RS
|
|
 |
Matheus 31 2.o PASSO

Registrado: 25/06/09 Idade: 29 Mensagens: 396 Localização: Tietê-SP
|
Enviada: Sex Nov 20, 2009 2:48 pm Assunto: |
|
|
a susbstancia ruim pras plantas que tem em algumas se nao todas madeiras é o tanino (tem na fibra de coco e xaxim se nao me engano também, por isso é bom comprar tratada a fibra de coco)
pra tirar tem que deixar uns meses (ou semanas, nao me lembro, mas acho que são 6 meses) na água trocando a água sempre
sim, da muito trabalho, eu acho |
|
|
 |
Marcio Vargas 3.o PASSO

|
Enviada: Sex Nov 20, 2009 3:07 pm Assunto: |
|
|
Olha só...
Longe de mim querer discordar de alguem que certamente é mais experiente que eu.... Porem faz mais de um ano que utilizo o tronco podre, antes de conhecer o forum eu utilizava apenas com terra, depois do forum passei a colocar areia também, depois de descobrir as maravilhas de uma boa drenagem...
Então, em todo este tempo nunca tive problema algum quanto a toxinas e afins... As plantas estão ate bem vigorosas... Tenho micho de maça que em 1 ano passou dos 50 cm..
Mas a duvida agora é quanto a colocação destas tipuanas em vazos separados,,, Tem algum cuidado especial que devo tomar...? _________________ Marcio R. Vargas
Veranopolis RS
|
|
 |
Matheus 31 2.o PASSO

Registrado: 25/06/09 Idade: 29 Mensagens: 396 Localização: Tietê-SP
|
Enviada: Sex Nov 20, 2009 8:04 pm Assunto: |
|
|
Marcio
Algumas plantas são mais sensiveis ao tanino nas raizes ;)
e também pode ser que algumas madeiras nao soltem tanino, ou que teriam bem pouco, acho que algumas até gostam dele em pouca quantidade mas nao tenho certeza de nada heim rsrs
enfim, se vc ja ta usando nao tem por que mudar a menos que tivesse prejudicando sua planta
Quanto as tipuanas eu acho melhor você fazer um teste
transplante duas ou três, ai se elas nao sofrerem mais que o normal você muda as outras
nao deixa muito tempo elas juntas por que as vezes as plantas soltam um tipo de hormonio se nao me engano, no solo para competir pelo espaço no solo, esse hormonio impede as outras plantas de crescer
isso eu ja li, mas se é com todas as plantas tambem nao sei
olha só, dei um monte de informação mais nao tinha certeza de nada, se esse post ficar sem utilidade os moderadores podem apagar pra manter o forum mais limpo |
|
|
 |
Marcio Vargas 3.o PASSO

|
Enviada: Ter Nov 24, 2009 9:09 am Assunto: |
|
|
Pessoal
Consegui identificar a especie do meu Yamadori... Mandei as fotos para o nosso engenheiro florestal, aqui da usina. Abaixo a resposta dele...
Segue link do meu google DOCS onde salvei um PDF da embrapa sobre a especie:
http://docs.google.com/fileview?id=0BygBkVtDrJKkYThkYzQxOGEtZDkzNC00N2I1LWE5ZTEtNzdlODk2ZGZkMjll&hl=pt_BR
From: Sandro
Sent: Tuesday, November 24, 2009 10:04 AM
To: 'Marcio R. Vargas - Cia Energetica Rio das Antas'
Subject: RES: Identificação de espécie
Márcio,
Muito provavelmente seja a espécie chamada de aleluia ou chuva-de-ouro (Senna multijuga). O nome deriva dos inúmeros cachos de flor produzidos por esta época, que deixam a planta toda amarela. É uma espécie de rápido crescimento e vida curta, pois raramente superam os 15 anos de existência na nossa região. Muito utilizada em paisagismo.
Dr. Sandro Vaccaro
Engº Florestal
Complexo Ceran
Cia Energética Rio das Antas
(54) 3268 8860
www.ceran.com.br
--------------------------------------------------------------------------------
De: Marcio R. Vargas - Cia Energetica Rio das Antas [mailto:marcio.rama@ceran.com.br]
Enviada em: terça-feira, 24 de novembro de 2009 09:40
Para: 'Sandro Vaccaro'
Assunto: Identificação de espécie
Sandro
Peguei em um aterro ao lado da casa do meu sogro para transformar em bonsai futuramente, gostaria de saber qual a espécie. Já vi uma da mesma espécie na recuperação de Castro Alves, então suponho que é nativa...
Abraços
Marcio R. Vargas
Complexo Ceran
Cia Energética Rio das Antas
(54) 3268 8850
www.ceran.com.br
|
|
 |
Sergio Batalini PARTICIPANTE

Registrado: 16/03/09 Idade: 59 Mensagens: 2257 Localização: TEODORO SAMPAIO-SP
|
Enviada: Ter Nov 24, 2009 1:05 pm Assunto: |
|
|
Ola Marcio , li o topico todo e percebi que vc tem muita vontade de aprender, como todos nós ... Não desanime , é errando que se acerta .
Acredito que depois de ler a mensagem do Engenheiro Florestal da sua empresa voce deva descartar essas plantas e procurar outras mais propicias para a arte do Bonsai .
Uma planta/arvore com vida estimada em + ou - 15 anos não serve para nós , pois quando vc estiver colhendo os frutos da sua dedicação { as vezes levam 15..20..25 anos, se muito bem cuidados, para serem considerados bonsai }, ela estará morrendo de velhice.
Ela tem vida muito curta ... Desculpe-me .. só querendo ajudar, e aprendendo sempre ... Boa Sorte. |
|
|
 |
Marcio Vargas 3.o PASSO

|
Enviada: Sex Nov 27, 2009 7:53 am Assunto: |
|
|
Bonsérgio
Realmente a vida é curta, porem em nossa região aqui em cima da serra. Devido ao frio extremo no inverno ela acaba não resistindo muito.
De qualquer maneira vou ir tocando para ver no que da, nem que seja para ir praticando... eheh
como comentei uma morreu e uma esta firme e forte. Seguem fotos. Um detalhe legal é que a noite ela "fecha" as folhas, estas fotos foram feitas a noite e da para ver bem isso...
Abs _________________ Marcio R. Vargas
Veranopolis RS
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|