FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Falsa Tuia Azul
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Ale_Imortal

MensagemEnviada: Seg Nov 23, 2009 12:20 pm    Assunto: Falsa Tuia Azul Responder com citação

Olá pessoal, comprei este Pré-Bonsai como sendo Tuia Azul. Mas pesquisei é vi que era conhecido como uma Falsa Tuia Azul. O nome verdadeiro não sei, hehehee. Gostaria que vocês me desses dicas de o que fazer com ele, lembrando que ele ainda esta no vaso de plastico de quando comprei ele, a duas semanas atras. Segue abaixo fotos de minha planta:

Foto 1

Foto 2

Foto 3

Foto 4

Foto 5

Tenho algumas perguntas sobre o que fazer:
Devo deixar ela nesse vaso de plástico ainda ou posso transplantala?
Que estilo devo seguir?
Devo abrir um pouco sua copa para os raios "entrarem" nos galhos escondidos no centro?

Aguardo sugestões.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Edu Miranda
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Nov 23, 2009 5:32 pm    Assunto: Responder com citação

se você quizer que ela cresça rapidinho plante-a numa bacia maior bem drenada e com muitos furos e deixe desenvolver, por enquanto, em estilo livre. Se não tiver muita experiência em transplante procure mecher o menos possível na raíz. Há e não precisa abrir os galhos para a luz entrar, o ato de buscar a luz é que da forma a uma árvoré.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Nov 23, 2009 5:37 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Tuia azul ou não, de qualquer maneira é uma planta dificil de ser conduzida como bonsai. Mas, se vc quiser tentar então comece fazendo uma limpeza geral: retire as acículas secas, corte os galhos diminuindo seu comprimento, arame em seguida, dando a eles um movimento levemente sinuoso. Nesse período em que estamos, primavera, vc pode transplantar para um recipiente maior, para que a planta possa se desenvolver mais e engrossar um pouco o tronco. Mas não espere engrossar muito, pois é demorado. Pode usar uma bacia plastica grande, bem perfurada no fundo e na lateral, que é melhor que escorredor. Use como substrato areia grossa de rio, sem peneirar, pedrisco, caco de telha, casca de arvore (pinheiro, de preferencia) carvão. Adubação, caso reenvase, só depois de 45 dias. Use material organico como adubo: torta de mamona, sem farinha de osso, é ideal, pois contém muito nitrogenio. Very Happy

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Ale_Imortal

MensagemEnviada: Seg Nov 23, 2009 8:35 pm    Assunto: Responder com citação

Vlw pelas dicas, essa semana mesmo vou transplanta-la para uma bacia como me informarão. Quanto a aramação acho que vou deixar ela se desenvolver mais um pouko ainda, para ver qual o estilo que melhor se adapta a ela. Assim que tiver feito o transplante para a Bacia posto as novas fotos. Tenho ainda uma duvida, posso deixa-la exposta direta ao sol, evitando o sol do meio dia apenas?
Ale_Imortal

MensagemEnviada: Ter Nov 24, 2009 4:10 pm    Assunto: Responder com citação

Olá, estou de volta, ainda não pude transplantar meu bonsai para uma bacia pois estou com uma duvida. Ao fazer o transplante, devo fazer uma poda nas raizes ou deixar como estão?Posso logo após transplanta-la, fazer uma poda na copa para começar a dar forma?ela aguentara?

espero que alguem possa me ajudar!!!
Sergio Batalini
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Nov 24, 2009 4:44 pm    Assunto: Responder com citação

Ola ale...
Calma ..calma .. muita calma nesta hora.
Tire desse vasinho e coloque na bacia sem mexer nas raizes... Apenas acomode as raizes numa camada do substrato e cubra até sumir esse montinho que aparece nas fotos ...
Depois espere ela se recuperar do transplante .. alguns meses , talvez 1 ano sem mexer ou fazer qualquer tipo de poda .
Depois desse primeiro ano sim , vc poderá começar a podar e aramar a copa ....
Depois de uns 2 ou 3 anos troque o substrato e faça a primeira poda nas raizes , claro , se for preciso .
Calma .. paciencia .. Acredito que vc deva procurar um ficus ou primavera .. que crescem muito mais rapido .
Essa tuia { ou não} poderá deixar vc chateado e desestimulado ..visto que vai ficar como esta pelos proximos anos , crescendo muito pouco ... De qualquer forma boa sorte e sucesso .
Ale_Imortal

MensagemEnviada: Ter Nov 24, 2009 5:10 pm    Assunto: Responder com citação

Vlw Bonsergio, so pedi se poderia aramar e fazer poda pq nas mensagens anteriores me falaram para fazer isso, mas fiquei com medo de fazer pq achei que ela não iria resistir. Bom vou fazer como você disse, apenas vou trocar o vaso e "esquecer" ela uns tempos. Tenho 11 leucenas e 2 piracantas e 1 carmona que estão precisando de meus cuidados. Hehehehe!!!

Mais uma perguntinha, onde devo deixar essa Falsa tuia depois de Passar ela para a bacia, num lugar onde pegue sol, mas que a proteja do sol do meio dia, é isso?

Vlw pela ajuda parceiro!!!
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Nov 25, 2009 9:55 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Depois do transplante, coloque a planta em local sombreado, onde receba luz solar mas não o calor abrasivo, ok? Depois de umas tres semanas, passe a planta para o sol pleno, regando apenas no final da tarde (17 ou 17:30). Adube 45 dias após o transplante, usando adubo organico, que pode ser torta de mamona com farinha de osso ou adubo de gado, bem curtido. Very Happy

Ainda que seja uma variedade de junipero, essa planta é meio "dificil" de ser conduzida como bonsai, mas sempre vale a tentativa. No próximo inverno, vc pode diminuir os galhos, cortando os que estiverem muito alongados, e aramar em seguida. Até lá, retire as acículas secas, principalmente as que surgirem no interior dos galhos. Very Happy

Na estilização, antes de aramar, corte fora os galhinhos que crescem na parte inferior e na parte superior do galho principal, deixando apenas os galhinhos laterais. Em seguida, elimine os galhinhos laterais, alternando. Isso significa que os galhinhos laterais deverão ficar em posições opostas um ao outro.
Depois dessa poda de limpeza, sua planta poderá ser finalmente aramada. Os galhos principais deverão ser conduzidos horizontalmente, com leve movimento sinuoso, usando um arame mais grosso. Com um arame mais fino, conduza em seguida os galhinhos laterais dos galhos principais, dando-lhes tambem um movimento levemente sinuoso, de forma a harmonizar com o galho principal. Very Happy

A segunda foto mostra uma frente que parece interessante, então se guie por ela para realizar esses trabalhos de poda de limpeza e primeira condução (aramação).
Ao replantar na bacia, desfaça o novelo de raízes, elimine esse torrão, e replante distribuindo as raízes o mais radialmente possível (em forma de roda, em toda a volta do tronco, e bem horizontal). Isso irá criar um nebari mais interessante para a planta, proporcionando estabilidade a ela, inclusive. Very Happy

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Ale_Imortal

MensagemEnviada: Qua Nov 25, 2009 12:36 pm    Assunto: Responder com citação

Vlw mesmo nickyfury. Vo fazer como você falou e tirar fotos para mostrar se fiz certo o que você disse. Assim que estiver com todo material, eu posto as novas fotos para vocês me contarem onde acertei e onde errei.

Até lah, calma, muita calma.
Ale_Imortal

MensagemEnviada: Ter Dez 08, 2009 2:12 pm    Assunto: Responder com citação

Bom pessoal, ja se passou 1 semana desde que transplantei a minha tuia em uma bacia, esta reagindo muito bem, esta até com novos brotos no interior. Não postei fotos ainda pq perdi o cabo da maquina para passar p pc, mas assim q tiver achar ele eu posto as fotos. Retirei as acículas secas do interior dela, e até tirei uns galhos menores que estavam "sufocando" a planta no seu interior(estava cheia de brotos). Agora é esperar para ver como ela vai reagir nas próximas 2 semanas e ai sim colocar ela em sol pleno para ver sua reação ao calor novamente. espero que ela não se entregue.

So que aqui no meu Rio Grande do Sul tah um calor proibido o têrmo!!!
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: