FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Yamadori de pinheiro
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
ADN
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Nov 25, 2009 9:29 am    Assunto: Yamadori de pinheiro Responder com citação

Olá pessoal, acabei de pegar uma muda de pinheiro num barranco na beira da rodovia o que devo fazer acho que estamos fora de epoca para fazer yamadori né ? qual substrato devo usar, devo podar ?

Amanhã eu posto as fotos é uma muda pequena !

Obrigado
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Guilherme Casagrande

MensagemEnviada: Qua Nov 25, 2009 10:29 am    Assunto: Responder com citação

Adriano coloca as fotos para nos, quanto ao solo, uso em meus pinheiros 50% de pedriscos
40% de terra granulada
10% de matéria orgânica
até hoje nao tive prolemas, como ainda é uma muda ira se adaptar muito bem, quanto ao yamadori que voce fez a época a melhor para o mesmo é a primavera, mais agora os cuidados sao dobrados, pois o choque é grande para a planta.
boa sorte

abraços
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
ADN
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Nov 25, 2009 11:45 am    Assunto: Responder com citação

OK amigo obrigado, vc acha que posso usar cacos de telha no lugar de predrisco e carvão e terra ? ou não é apropriado para pinheiro,

Estou no trabalho e retirei a muda de manhã mas so vou poder plantar a noite esta meio mucha devo fazer alguma coisa ?

E amanhã eu devo deixar na sombra ou no sol ?

Vou plantar num escorredor de macarrão que já tenho lá reservado acho que é melhor né

obrigado
DigoF3
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Nov 25, 2009 12:06 pm    Assunto: Responder com citação

ola, o yamadory foi de pinus? se foi a melhor época é o inverno e não a primavera, difíssilmente eles vivem após yamadory, geralmente quando vc planta algo para yamadorizar depois vc prepara o sistema radiocular da planta.

Ela esta murcha pela desidratãção do calor ou falta de água se ela se recuperar em um mes não estara mais assim.

Como se trata de uma conifera planta da qual não vive sem sol te aconselho deixala umas 4 horas em sol fraco para que ela não perca muita água atraves da evaporação e fique mais murcha ainda.

como substrato o melhor a usar apos yamadory é areia fina de rio pura pois ela ajuda muito no enrraizamento da planta (não esqueça do hormoneo), após a recuperação vc deve plantala em 80% de matéria inorganica e 20% de matéria horganica.

Para que éla fique sempre húmida é conveniente deixar um pano molhado em baixo dela ou algo do genero.

agora vamos torçer...

boa sorte...
t+.
ADN
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Nov 25, 2009 12:42 pm    Assunto: Responder com citação

Isso mesmo tenho quase certeza que é pinus.
Estava num solo bem arenoso, eu tenho areia de filtro de piscina vou plantar nela então é fina
tem mais algumas mudas de onde tirei essa então vou deixar pro ano que vem se é melhor!!
e não entendi que vc falou pra não esquecer do hormonio tenho que colocar algum produto ? é isso
obrigado pela ajuda de todos
Guilherme Casagrande

MensagemEnviada: Qua Nov 25, 2009 6:35 pm    Assunto: Responder com citação

nosso clima nao é tão exagerado, fiz um yamadori de pinheiro negro no começo da primavera deste ano, claro era um pinheiro velho e foi preparado para o yamadori, dois anos de preparo, retirei a planta e esta se recuperando muito bem no escorredor, breve vamos estiliza-la, se o amigo seguir todos os passos e foi correto a planta nao ira morrer,
abraços e boa sorte
ADN
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Nov 26, 2009 10:55 am    Assunto: Fotos Responder com citação

Olá pessoa segue as fotos do meu pinheiro

Se puderem me explicar o que devo fazer para cuidar bem desssa muda, como poda, adubo e outrs cuidados

Como posso diminuir o tamanho das agulhas, acho que já ouvi falar em algum lugar que existe uma tecnica pra isso se alguer sober e quiser me explicar eu agradeço.
Já plantei num escorredor com areia de substrato como o Rodrigo Sandi avia me dito

Obrigado a todos
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Nov 26, 2009 9:10 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Adriano!
Muda de Pinus Elliotis, tirada nessa época, tem pouca chance, mas, com o que vc já fez até agora, é só esperar, pelo menos até o inverno que vem, para poder mexer nele.
Quanto a estilo, poda, pinçagem, Adriano, vc tem até o inverno do próximo ano para ir estudando.
Frequente o fórum, busque na Net, leia bastante....................e pergunte!

abraço

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
GAVAN

MensagemEnviada: Sex Nov 27, 2009 11:21 am    Assunto: Responder com citação

Olá, Adriano.
Já fiz váriois yamadoris de pinus elliotis e os estou trabalhando como bonsai. Por sorte ainda não perdi nenhum deles, alguns já foram coletados a 4 anos e estão cada vez mais promissores. O detalhe é que como os colegas de fórum disseram, já passou um pouco da época correta para coletá-los. Mas com sorte você não irá perdê-lo. Os meus sempre coletei no final do inverno até, no máximo, em Outubro. Outra coisa que fiz com os meus é procurar tirá-los com o máximo de raízes e da própria terra em que nasceram e deixá-los assim pelo menos um ano, aguando-os e adubando-os com adubos orgânicos (farinha de osso, torta de mamona). Somente no próximo ano é que os coloco em outro tipo de solo (cacos de tijolos moídos, casca de pinus triturada). Nesse estágio eles terão criado nas suas raízes as famosas microrrisas que são fungos benéficos ao seu desenvolvimento. Também tiro o máximo delas e as misturo no solo novo. Analisando a foto da tua planta a minha dica é para você retirar essas enormes agulhas do tronco e as que vão até a metade dos galhos. Quanto as agulhas das pontas dos galhos que também estão grandes, puxe-as todas juntas com as mãos e corte um pouco as suas pontas. Isso irá ajudá-la a não desidratar. Outra dica é que os pinus ellliotis que mais facilmente sobrevivem são aqueles que estão em terra quase desértica, nas argilosas e nas mais compactas que impedem o correto crescimento das suas raízes. Os que crescem em terra preta, mais fofa, esqueça, pois as raízes terão crescido a metros de distância e não sobrevivem. No mais é torcer para que ela sobreviva. Se isso não acontecer com essa, não esquente não, tudo serve como experiência que servirá para você retirar as outras no ano que vem.
Boa sorte!

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
ADN
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Nov 27, 2009 5:15 pm    Assunto: Responder com citação

Olá amigo obrigado pelas dicas, vou aplicalas
hoje mesmo vou tirar as agulhas da parte de baixo do tronco e cortar as agulhas grandes dos galhos

Voce acha que esses galhos de baixo podem se desenvover dai eu poderia fazer uma poda radical deixando a arvore com uns 25cm ?

obrigado
GAVAN

MensagemEnviada: Seg Nov 30, 2009 9:51 am    Assunto: Responder com citação

Olá, Adriano.
Olha, nesse momento e nessa época do ano eu faria como te disse: eliminaria as agulhas grandes e o deixaria se recuperar bem até o ano que vem. Eu te aconselho a fazer essa poda radical somente depois disso.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
ADN
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Nov 30, 2009 10:13 am    Assunto: Responder com citação

OK amigo
fiz esatamente isso agora vamos torcer para que ela yamadorize, obrigado pela ajuda !!!
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: