|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Marcio Vargas 3.o PASSO

Registrado: 09/09/09 Idade: 44 Mensagens: 420 Localização: Veranopolis-RS
|
Enviada: Qui Set 17, 2009 9:44 am Assunto: O inicio na arte e outras divagações... MRV |
|
|
(Edit 27/06/10: Este topico eu comecei quando conheci o forum, vou mante-lo para colocar aqui minha evolução ao longo do tempo, para que eu e outros iniciantes acompanhem a evolução de minha tecnica, conhecimentos e confiança, e claro, dar boas rizadas no futuro quando eu voltar para ler as bobagens escritas aqui.)
Pessoal; estou iniciando na arte. Sempre cultivei vários tipos de plantas, porem agora resolvi entrar de cabeça no mundo do Bonsai. Tenho varias plantas para transformar em Bonsai
* Macieira de um ano e meio
* Fícus de dois anos e meio (este comprado no Carrefour)
* Goiabeira na água para enraizar
* Galho de fícus enraizando
* 3 Azaléias Brancas na água enraizando
* 3 Araucárias brotando (essa já ouvi dizer que não dá bonsai, vou pagar pra ver)
* Macieira de três meses obtida da semente
A Macieira de ano e meio e o galhinho de Fícus estou utilizando a técnica da garrafa PET para "espichar" as raízes.. Adaptei um pouco a técnica. Estou utilizando cano de PVC de 100 mm tampados no fundo, fiz furos para a drenagem e meu filho de cinco anos deu uma customizada.
A idéia é já começar a mexer no FICUS mais velho. Aceito todo tipo de sugestão.
A macieira e o fícus mais novo ficaram pelo menos um ano na areia enraizando. As azaléias e a Goiaba assim que criarem raiz também vão para o cano. Pessoal, sei que aqui tem gente com muita experiência. Por favor, inundem este tópico com palpites.
Araucarias:
Azaleias:
Ficus Grande, neste que eu quero mexer logo
Ficus Pequeno
Macieira de um ano e meio, o que é esse pó branco nas folhas?
Goiaba
Macieira de 3 meses
Bom... Era isso, aguardo ideias para o ficus grande...
Abraços
EDIT: Não sei porque as fotos ficaram tão pequenas, segue então link do google fotos onde vocês podem ver elas bem grandes:
http://picasaweb.google.com.br/vargasmrv/Bonsai?feat=directlink _________________ Marcio R. Vargas
Veranopolis RS
"...sirvam nossas façanhas, de modelo a toda terra..."
Editado pela última vez por Marcio Vargas em Dom Jun 27, 2010 4:34 pm; num total de 2 vezes |
|
|
 |
TARCISIO DIAS 1.o PASSO

Registrado: 30/01/09 Idade: 50 Mensagens: 144 Localização: São Sebastião-SP
|
Enviada: Qui Set 17, 2009 10:53 am Assunto: |
|
|
Esses exemplos me fizeram lembrar quando comecei com bonsai a 15 anos atrás e o meu primeiro( FICUS ), tenho ele deste brotinho assim. Muito bom quando vc acompanha assim. |
|
|
 |
luisgarske 1.o PASSO

Registrado: 03/09/08 Mensagens: 165 Localização: Santa Cruz do Sul - RS
|
Enviada: Qui Set 17, 2009 12:54 pm Assunto: |
|
|
Olá,
Legal as suas plantas, não sei se é sua filha, se for provavelmente ela dará continuidade ao seu trabalho, pois em quase todas fotos ela esta bem alegre na volta das plantas.
Cara, as fotos estão pequenas, mas só fiquei meio assim com um ficus trançado, acho que esse você poderia abandonar como cultivo de bonsai...como o bonsai é a réplica de arvores da natureza, esse trançado acho que não é o caso.
É só uma opinião.
Forte abraço,
Luis Garske
santacruzbonsaiclube.com.br |
|
|
 |
Arzivenko PARTICIPANTE

Registrado: 03/10/08 Idade: 41 Mensagens: 2019 Localização: Ijuí-RS
|
Enviada: Qui Set 17, 2009 12:57 pm Assunto: |
|
|
Marcio, algumas regras que ajudam muito no começo...
- Se plantar uma mudinha em um pequeno recipiente, ela não desenvolve, e você não tem como trabalhar ela.
- Bonsai não é impedir que uma árvore se desenvolve, mas sim que se desenvolva como queremos.
- Mudinhas levam muito tempo pra dar resultado, pois tem que esperar elas desenvolverem, pra depois começar a trabalhar, parece meio frustrante no começo.
- Paralelamente, busque plantas maiores, em jardins ou viveiros. Uma planta grande que é reduzida para ser bonsai trás muito mais vantagens que uma planta pequena.
- Leia sobre a técnica do escorredor + mamadeira, busque informações sobre o substrato também, quanto mais drenante, melhor. Estas duas informações vão auxiliar com as mudas pequenas.
- Ficus com caule trançado é terrível para bonsai, leva muito tempo pra tirar a "artificialidade" dele, é possível, mas para iniciante pode ser frustante.
- Sobre a Araucária, de fato ela tem crescimento apical muito acentuado, no começo todos querem fazer um pouco diferente, experimentar, isso faz parte do aprendizado, e é ótimo, na pior das hipóteses você vai entender porque não se usam certas espécies. Além disto, faz parte do teu amadurecimento, todos temos preferência por certas espécies que nos são mais agradáveis de trabalhar.
- Procure alguém que já tenha experiência com bonsai, para que tu possas ver na prática algumas noções.
- Leia muito, com a internet, qualquer um pode ser bonsaista. Veja imagens e procure pelos mestres, é a melhor maneira de aprender.
No momento são as dicas essenciais que me ocorrem, pode parecer pouco, mas isto pode te poupar meses ou anos. |
|
|
 |
Marcio Vargas 3.o PASSO

|
Enviada: Qui Set 17, 2009 12:59 pm Assunto: |
|
|
Luis, pois é Tche....
Esse trançado ai eu comprei no carrefour faz um bom tempo... Estava pensando em desmanchar esse trançado...
Cara, é um piá e não uma guria eheheheh Cabeludo, a mãe quer que ele seja roqueiro...
Foi ele que plantou essas sementes ai!!!
Voltando ao ficus, aprendi a postar grande
Sera que tem salvação?
Arzivenko, valeu pelas dicas, com certeza estão entre as melhores que recebi ate agora... Tens razão quanto ao aprendizado e amadurecimento... Acredito que tudo faz parte... Tudo contribui de alguma forma.
Vou atraz de plantas maiores para ir começando, enquanto as minhas não crescem... Vou também atentar para o detalhe do tamanho dos vasos..
Gauderiada em peso por aqui... Abraços e mais uma vez obrigado.. _________________ Marcio R. Vargas
Veranopolis RS
"...sirvam nossas façanhas, de modelo a toda terra..." |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Sex Out 16, 2009 3:47 pm Assunto: |
|
|
É Marcio, o aprendizado tem seu tempo e enquanto isso vamos fazendo as coisas que aprendemos até então. No futuro veremos e até vamos rir dos nossos passos anteriores, mas se a gente já soubesse, não haveria o aprendizado. As dicas do Arzivenko são válidas neste início.
Já foi comentado aqui no fórum que muitas vezes, a fim de não melindrar as pessoas, são ditas coisas que não ajudam muito em relação a planta que certo colega está mostrando. Concordo, mas também não podemos dar dicas erradas apenas por não melindrar.
Com este espírito, o de apenas tentar ajudar, é que digo que ficus trançado não se deve usar para bonsai. Achei bem interessante sua idéia de desfazer a trança. Parece que ela ainda não está 100% consolidada e poderia daí obter várias mudas. Ainda assim, ficarão marcas que, para sair deverá colocar esta planta em crescimento muito vigoroso. Duas opções, se tens onde plantar na terra, ou então na técnica do escorredor/mamadeira (pesquisar).
Quanto às outras mudinhas, a dica também serve. Devem ficar em potes pequenos apenas para germinação/estaquia e o enraizamento incial, depois tem que ir para o chão ao escorredor/mamadeira.
Pouco pode ser feito em termos de estilização, nas pequnas mudas. Apenas pode passar um arame no tronco e dar sinuosidade a ele. Isso fará com que no futuro tenhas um tronco mais bonito.
Bom, vamos devagar. um passo cada vez...
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
Marcio Vargas 3.o PASSO

|
Enviada: Sex Out 16, 2009 4:28 pm Assunto: |
|
|
Elio!!!
Este ficos trançado já deixei de lado,,, Vai continuar trançado... ehehe
As azaleias, Glicinea e Macieira foram para a areia, enraizaram e hj estão em vazinhos plasticos com terra rica em materia organica... Vou deixar ate a proxima primavera. Ate lá pretendo que elas tenham formado uma boa raiz... Então vou passar para o escorredor.
Já tenho outras em vista... Não desisto facil, Podes apontar meus erros sempre.
Cada vez que alguem comenta algo fico muito feliz...
Abraços... _________________ Marcio R. Vargas
Veranopolis RS
|
|
 |
Sergio Batalini PARTICIPANTE

Registrado: 16/03/09 Idade: 59 Mensagens: 2257 Localização: TEODORO SAMPAIO-SP
|
Enviada: Sex Out 16, 2009 5:12 pm Assunto: |
|
|
Ola amigo ... Concordo com os colegas que te disseram para deixar essas mudinhas de lado por alguns anos { não as abandone , apenas de tempo ao tempo ... ainda são bebezinhos ... rsrs}, continue regando e adubando ... A melhor opção é procurar plantas que tenham o tronco do diametro do seu pulso ... ou do pulso do seu filho { polaquinho como o meu ...parabens pelo menino , esta sempre sorrindo ..}..De preferencia aos ficus { são mais baratos , pegam de estacas, faceis de encontrar.. e crescem muito rapido ...} Eles se recuperam rapidamente o que nos da a chance de experimentar e aprender ... Buxinho tb é jóia .. quase sempre é uma mini arvore pronta...Azaleias , primaveras, acerolas , jabuticabas.. goiabas.. procure por elas ... vc vai se surpreender... Parabens pela escolha do hobby e seja muito bem vindo ...  |
|
|
 |
Marcio Vargas 3.o PASSO

|
Enviada: Seg Out 19, 2009 7:13 am Assunto: |
|
|
Bonsergio
Obrigado pelo comentario...
Pois é meu amigo... Essas todas das fotos estão em vasos com terra muito rica em nutrientes... Vão ficar ali por um bom tempo. Estou a procura exatamente de ficus ou buxus para, enquanto os bebes não crescem, eu poder ir praticando. Minha maquina fotografica esta no concerto, então não atualizei ultimamente por aqui. Já estou com uma jabuticabeira que colhi no campo, ela esta com a espessura de uma caneta Bic e com uns 30 centimetros de comprimento. Como ela estava em meio a outras folhagens ela acabou espichando em busca de luz... Agora esta em um vazo com uns 15 cm de profundidade e 10 de diametro, a terra tem 50% materia organica, 20% areia, 20% argila e 10% pau podre moido (este ultimo em minhas poucas experiencias mostrou-se um otimo substituto a telha para reter umidade. Na proxima primavera ela vai para a mamadeira.
Tambem estou com uma estaquinha de roma na agua com enrraizador, em 3 dias já começou a botar raizes.. Logo tambem vai para a terra.
Sempre é bom quando recebo comentarios, sempre estimula, instiga a continuar... O meu filho também foi contaminado já... Ele adora ajudar cuidar das plantinhas, já tem seu proprio viveiro de maças... Tem umas 12 macieiras nascendo das sementes que ele plantou e cuidou...
Abraços _________________ Marcio R. Vargas
Veranopolis RS
|
|
 |
Paulo Henrique de S. Garc 3.o PASSO

Registrado: 14/09/06 Mensagens: 440 Localização: São Carlos - SP
|
Enviada: Qui Out 22, 2009 2:06 pm Assunto: |
|
|
Márcio, não espere até a próxima primavera para colocar suas plantas no escorrerdor, pode fazer isso já, é só não podar as raizes, deixando o torrão intácto e planta-lo no escorredor, assim vc. não perde um ano no desenvolvimento de suas plantas e possivelmente no ano que vem vc. estará surpeso com o desenvolvimento delas!
Um grande abraçoe
Té mais... _________________ "más vale la gracia de la impereccíon que la perfección sin garcia" |
|
|
 |
Paulo Henrique de S. Garc 3.o PASSO

Registrado: 14/09/06 Mensagens: 440 Localização: São Carlos - SP
|
Enviada: Qui Out 22, 2009 2:09 pm Assunto: |
|
|
Outra coisa, mesmo deixando elas em vasos o ideal é que leses sejam REALMENTE GRANDES em relação as plantas pois assim elas terão mais espaço para o desenvolvimento das raizes. Espero que tenha ajudado!
Um grande abraçoe
Té mais... _________________ "más vale la gracia de la impereccíon que la perfección sin garcia" |
|
|
 |
Marcio Vargas 3.o PASSO

|
Enviada: Qui Out 22, 2009 2:57 pm Assunto: |
|
|
Paulo
Interessante teu comentario... Eu estava me mordendo de vontade de já colocar no escorredor, justamente para não perder o ano. Achava que deveria esperar elas "firmarem".
Vou hoje mesmo passa-las para o escorredor.
Abraços
Edit: Peguei hoje a maquina fotografica no conserto. Amanha já teremos fotos por aqui das plantas novas e do desenvolvimento das velhas... _________________ Marcio R. Vargas
Veranopolis RS
|
|
 |
Marcio Vargas 3.o PASSO

|
Enviada: Qua Nov 18, 2009 8:24 am Assunto: |
|
|
Pessoal
Ai vai mais algumas plantas, as fotos abaixo são de:
Romã que retirei um pequeno galho de uma arvore de rua e coloquei em um pote de vidro com agua e B1. Coloquei pedrinhas de aquario para ajudar a sustenta-la. Ficou ali por 20 dias, notei que tinha brotações, tirei a plantinha da agua e vi que já estava com algumas raizes. Ontem plantei ela em um vazinho, pretendo deixar ate a proxima primavera para então colocar na mamadeira, sei que já poderia colocar direto, mas vou esperar...
A segunda especie nova é um pé de manga, na verdade são dois galhinhos que retirei de uma arvore. Coloquei no mesmo pote da romã, porem foi um mes antes... Estes galhos tb apresentaram forte brotação porem ontem quando tirei a romã e fui retirar eles tb notei que não tinham nenhuma raiz, mesmo com a forte brotação. Também coloquei em um vazo para ver no que dá...
O substrato é composto por 1/3 de areia de construção, 1/3 de pau podre picado e 1/3 de terra adubada.
Vai fotos também do micho que meu filho fez com Tipuana... Nasceram varias, ele tb plantou Ipe amarelo que esta nascendo tb.
Bom, vamos as fotos...
Manga e romã no pote
Outra com as brotações
Riaz da Romã
Romã já plantada
Brotação da Manga
Manga plantada
O Substrato
As Tipuanas do meu piá
Tenho uma duvida quanto as Tipuanas, qual o melhor momento para separa-las e colocar uma em cada vazinho para o crescimento?
Abraços _________________ Marcio R. Vargas
Veranopolis RS
|
|
 |
Marcio Vargas 3.o PASSO

|
Enviada: Sex Nov 27, 2009 8:04 am Assunto: |
|
|
Pessoal
Como moro em apartamento (por enquanto) o espaço que tenho é a sacada, e para não dar divorcio lá em casa não posso encher ela de plantas, desta forma meu espaço disponivel é muito pequeno... Então como não tenho espaço para uma bacia com o escorredor resolvi improvisar uma mamadeira, e olha que mesmo bem tosca percebi resultados depois de 15 dias... O vigor da planta aumentou visivelmente. Segue a macieira...
Vista geral
São galhos nascendo?
Vista geral II
Vigor
Mamadeira Tabajara (perfurei com um prego quente o vazo menor, centenas de furos na parte de baixo e na lateral)
Agora atualizando a Romã... Esta desenvolvendo bem... Da para ver claramente o desenvolvimento.
Agora as tipuanas... Separei elas, foi no sabado passado, agora apos uma semana estão bem, tem também o Ipe começando a brotar...
 _________________ Marcio R. Vargas
Veranopolis RS
|
|
 |
Arzivenko PARTICIPANTE

Registrado: 03/10/08 Idade: 41 Mensagens: 2019 Localização: Ijuí-RS
|
Enviada: Sex Nov 27, 2009 12:11 pm Assunto: |
|
|
Uma ilha verde em meio ao cinza. |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|