|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
joellagunasc PARTICIPANTE

Registrado: 01/07/07 Idade: 57 Mensagens: 1270 Localização: Laguna - Santa Catarina
|
Enviada: Sáb Nov 28, 2009 3:59 pm Assunto: Evolução de Shimpaku |
|
|
Este shimpaku eu ja tinha postado no forum mas , nao achei o topico , por isso vou postar sua sequencia novamente com a a nova estilização que eu fiz esta semana.
Dezembro 2007
Fevereiro de 2008
Maio de 2008 , de manha bem cedo , coberto pela geada
Outubro de 2008
Neste final de primavera resolvi dar uma nova estilizada
- diminui seu tamanho ( aquele apice nao estava me agradando)
- Inclinei mais o primeiro galho
- Inverti sua frente
Peço aos amigos sugestão de vasos
Criticas e sugestoes são bem vindas
abraços
Joel _________________ "Somente os extremamente sábios e os extremamente estúpidos é que não mudam.
Confúcio |
|
|
 |
EZEQUIEL JUNIOR PARTICIPANTE

|
Enviada: Sáb Nov 28, 2009 4:51 pm Assunto: |
|
|
Olá Joel, sua planta está linda, muito bem cuidada, com certeza será um belo bonsai.
Penso em algo que pode valorizar ainda mais o trabalho que já fez com ela...
Este galho da esquerda, dentro da curva seria posicionado como novo ápice, torcendo um pouco o terço inferior para reposicioná-lo. A parte que está acima do atual primeiro galho da esquerda eu faria uma torção e posicionava como primeiro galho, este ficando à esquerda, depois de uma torção em espiral... tentei fazer um desenho mas não consegui, espero ser claro nas colocações.
Abraços |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sáb Nov 28, 2009 5:21 pm Assunto: bonsai |
|
|
Joel, parabens pelo seu excelente trabalho até aqui. Vc mandou bem.
O junipero é uma planta interessante e versátil para se trabalhar e formar bonsai. Gosto muito e tenho vários em meu viveiro, nenhum igual a outro, inclusive.
Acredito que a melhor frente é a mostrada pela quarta foto, e o vaso em que a planta estava acondicionada por último (cor ocre) tambem estava ótimo, devendo o próximo ter essa mesma tonalidade mas com bordas mais baixas um pouquinho.
Um ponto interessante no cultivo dessa espécie é a possibilidade de dar movimentos bem sinuosos ao tronco e aos galhos, somado ao fato de que o junipero aceita bem trabalho em madeira morta, seja shari (retirando-se parte da casca do tronco para expor a madeira), seja jin (descascando um galho e secando-o). E é exatamente isso que falta a sua planta para melhorar ainda mais a aparencia dela.
Nesse sentido, minha sugestão pode parecer um tanto radical, mas ao final vc terá uma otimização que deixará sua planta mais interessante, inclusive: manter o galho da direita (quarta foto) e retirar a casca do tronco que segue acima, toda ela, formando um jin. Em seguida, aramar esse jin, inclusive os galhinhos, dando-lhes movimentos ainda mais sinuosos que o atual, de forma a compor uma imagem mais interessante.
Com o galho que fica na posição em que está, óbviamente, irá formar a nova estruturação de sua planta.
Claro que esse galho deverá ser bem aramado e reconduzido a uma posição mais interessante, com movimentação levemente sinuosa. As acículas deverão ser pinçadas, para clarear e permitir novas brotações interiores, conseguidas com uma boa adubação orgânica.
A título de exemplificação, veja um trabalho recente que fiz em um junipero san josé:
Nessa planta, ao contrário da sua, eu optei por eliminar todos os galhos baixos, transformando-os em jin, e aguardar a recuperação da parte restante, com que formar uma nova estrutura, aramando e baixando os galhos, dando-lhes movimentos levemente sinuosos, que irão acompanhar o mesmo ritmo dos galhos secos.
Às vezes temos que radicalizar, se queremos ter em mãos um trabalho melhor que o que imaginavos ter até então. Boa sorte com sua planta.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|