FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Novato com Juniperus shimpako
30.12.2011
Ir à página Anterior  1, 2, 3

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
jackson
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Set 04, 2005 6:09 am    Assunto: Responder com citação

crhistian,

seu substrato ainda está com uma porcentagem grande de grãos finos, utilize dois escorredores de macarrão de plástico com furinhos quadrados como peneira, as medidas são perfeitas.

do primeiro vc retira uma cruzinha formada a cada quatro buraquinhos, pela volta toda e fundo, este será sua peneira mais grossa, o segundo vc mantém as medidas.

passe o pedrisco a areia e a terravegetal pela peneira mais grossa e emseguida pela mais fina. utilize SOMENTE o que ficou sobre a mais fina.

uma dica de substrato para juníperos é:
1/3 Areia grossa de fundo de rio, 1/3 tijolo ou telha, e 1/3 substrato para floreiras. Tudo peneirado nas peneiras acima.

Depois de transplantado mantenha em local protegido de sol e ventos fortes por um mês, e depois comece adubação. quanto a rega como seu substrato será de boa drenagem pode molhar até duas vezes por dia sem medo.

"...Se errei, foi tentando acertar...."
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Rodrigo-RS
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Set 04, 2005 8:33 am    Assunto: Responder com citação

olá Crhistian_Vedder,...

consegui um shimpaku a algum tempo atraz,... e tive que ir atraz de muita informação sobre esta planta,...fiquei sabendo que ele gosta de terra alcalina, e não acida,... pode obter alcalinidade na terra coloque pedrico de dolomita,... aquelas pedrinhas brancas de aquario.. acho q tenho uma materia sobre shimpaku,.... se quiseres te envio via e-mail... ok

boa sorte
crhistianvedder

MensagemEnviada: Dom Set 04, 2005 9:16 am    Assunto: Responder com citação

Estou usando as pedras de aquário, pelo menos aqui não temos o nome de dolomita, e sim de seixo. É a mesma coisa?

Quer dizer que ainda tem muita parte fina? Hum ... vou retirar e acrescento mais o que no lugar? Pedrisco (seixo), ou tijolo?

Se eu coar, vai ficar todo o humus de minhoca, que é bem fino. Ai terei de colocar de novo? Ou não é pra ter humus?

Abraços!

Depois disso, vou querer saber como tiro o juniperus do vasinho dele ...
TC
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Set 04, 2005 9:55 am    Assunto: Responder com citação

veja como o substrato de ficar granulado Mad

seu substrato ta muito fino e com pouco granulos.
não use areia fina use areia grossa peneirada e um pouco de terra vegatal
eu acho que vc tem que usar mais pedrisco 30% a 40% mais caco de tijolo que retem humidade e da drenagem 30% a 40%. e uns 30% ou 20% de terra vegetal ou casca de pinus a 2mm a 5mm.
5% de caco de tijolo é uma quantidade q não faz diferença
sugiro que não use areia no seu substrato
crhistianvedder

MensagemEnviada: Dom Set 04, 2005 11:38 am    Assunto: Responder com citação

Ok! Agora entendi, tem que ser parece rocha, e não parece terra o substrato.
Já coei e acrescentei mais pedrisco, vou colocar mais tijolo, vejam como está ficando:

http://i8.photobucket.com/albums/a37/crhistian_vedder/P9040006-2.jpg
http://i8.photobucket.com/albums/a37/crhistian_vedder/P9040005-2.jpg

Agora estou indo no caminho certo?

Desculpem se estou dando trabalho a vcs ... Embarassed

Editado pela última vez por crhistianvedder em Dom Set 04, 2005 2:18 pm; num total de 1 vez
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
TC
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Set 04, 2005 11:58 am    Assunto: Responder com citação

coloque mais um pouco de tijolo, acerte o tamanho 2mm a 5mm para não ficar muito grande e adicione um pouco de terra vegetal mas pouco. Shocked
crhistianvedder

MensagemEnviada: Dom Set 04, 2005 2:17 pm    Assunto: Responder com citação

Bem, coloquei mais tijolos, misturei bem. Coloquei mais terra preta, na verdade humus de minhoca, misturei bem de novo e ainda catei os grãos maiores, tanto de tijolo quanto de pedrisco.

Espero que tudo esteja certo agora, não sabia que substrato pra Junipero era tão complexo assim! Shocked

Eu tinha que comprar uma planta bem difícil pra começar ... eh sempre assim. Mas vamos lá, dêem uma olhada nas fotos, e se ainda estiver errado, me avisem ...

http://i8.photobucket.com/albums/a37/crhistian_vedder/P9040005.jpg
http://i8.photobucket.com/albums/a37/crhistian_vedder/P9040006.jpg

Obrigado pela paciência de todos! Embarassed
TC
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Set 04, 2005 2:36 pm    Assunto: Responder com citação

acho que agora ta bom. se quizer colocar mais tijolo ...
crhistianvedder

MensagemEnviada: Dom Set 04, 2005 5:59 pm    Assunto: Responder com citação

Ok, vou por mais tijolos.

Agora meu medo é tirar a planta. O Illex me mostrou umas fotos, jah ajudaram. Mas pra tirar a plantinha, tenho q tirar o bloco todo de terra?

Tem q passar uma faca pelas laterais, ou puxo a planta pelo caule? Shocked

Na hora de plantar no novo vaso, coloco ela no meio, faço um buraco e depois vou jogando substrato em cima?
Tem q ter aquela montaninha? Ou pode ficar plano mesmo?

Abraços a todos!
Illex
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Set 04, 2005 11:51 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Christian,

Vamos por partes:

-> Sim. É necessario tirar o bloco todo de terra (se o mesmo sair completamente, nem sempre ocorre, vai do enrraizamento da planta), pois assim estaremos assegurando uma maior quantidade de raizes para a planta resistir melhor a um transplante havendo poda de raizes ou nao.

-> Se nao sair facilmente faça o seguinte. Passe a faca nas laterais do vaso e depois faça assim. Coloque o caule do seu Junipero entre os dedos da sua mao, de preferencia mais no meio, colocando a mao por toda superficie do substrato da planta e inclinando bem devagar o vaso para q saia todo o bloco de substrato (é amis seguro assim). Agora se mesmo assim nao sair, continue com a mao do mesmo modo, e vire bem o vaso para baixo e se mesmo assim nao sair, pegue ele e dê uma leve batidinha sobre uma superficie (pode ser a quina de uma mesa), que ai ele sairá (mas muito leve, nao bata muito forte para nao quebrar o vaso). Poruqe muitas vezes podemos sergurar pelo caule, mas qunado a platna é forte e esta muito bem enrraizada no vaso, isso se da muito bem. Agoa como a sua ainda é muito nova e pelo estado do substrato o enrraizamento é pobre, é preferivel tirar dessa maneira o bloco de substrato.

-> Quanto ao plantio, como é em vaso de treinamento a planta pode ficar no meio do vaso, qunado estiver em vaso de Bonsai nao. Mas isso nao vem ao caso no momento. Forre o fundo do vaso com pedrisco grosso, e depois coloque algumas camadas de substrato proprio para a planta ate uma certa altura ideal para que ela fique bem tampada pelo substrato (bem tampada nao quer dizer super tampada, de uma maneira q ela fique firme no vaso), depois faço um morrinho no meio ou onde for colocar a planta, e coloque-a em cima deste morro e cubra com o resto de terra, ate ficar de uma maneira q sustente a arvore no vaso. É melhor que nao fique morrinho, se nao irá haver uma perda muito grande de substrato, deixe a terra mais plana, seguindo a borda do vaso.

Espero ter ajudado. T+ amigo.

Abraços:

Illex
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
crhistianvedder

MensagemEnviada: Ter Set 06, 2005 8:15 pm    Assunto: Responder com citação

AlowZ pessoal!

Troquei de vaso! Shocked

Segui os seguintes passos: Coloquei pedriscos grandes no fundo do vaso, preenchi com o substrato até próximo da borda do vaso.

Retirei o bloco de areia com a planta do vaso original, nem precisei passar faca na lateral. Só que como era puro barro, não consegui remover a terra da raiz usando o palito de churrasco, tentei e tentei, até que tirei a maior parte, mas ainda sobrou muita. Não tive escolha, levei pra baixo da torneira e coloquei a raiz no fluxo da água.

Dessa fora tirei quase todo o barro, não quis forçar mais. Sequei um pouco com um pano, bem de leve na raiz. Balancei um pouco pra tirar o excesso e fui plantar.

Coloquei bem no centro do vaso e cobri a raiz com o substrato, sempre pressionando com os dedos para sentar melhor. Recoloquei as placas de musgo em cima do substrato, e molhei-as. Como era noite, não quis regar o vaso todo, mas coloquei só um pouquinho dágua, pois o substrato estava bem seco.

A planta pegou sol das 6:00 as 7:15 da manhã, depois disso tirei-a do sol e dexei só na claridade, longe dos raios solares.

Reguei de manhã, mas pouca coisa também, pois fiquei com medo de encharcar o vaso, ainda mais q a raiz tinha tomado um banho na noite anterior.

Está aqui o resultado:
http://i8.photobucket.com/albums/a37/crhistian_vedder/06092005-1.jpg
http://i8.photobucket.com/albums/a37/crhistian_vedder/06092005-3.jpg

Bem, agora é com vcs ... podem criticar ou dar dicas a vontade. O que eu fiz de errado?
TC
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Set 06, 2005 8:21 pm    Assunto: Responder com citação

quando for regar regue bem... não regue pouco pq lavou as raizes
agora deixe a planta parada sem podar ( mantena aquele apice que esta se desenvolvendo pq juda a planta a engrossar o tronco mais rapido)
crhistianvedder

MensagemEnviada: Ter Set 06, 2005 8:24 pm    Assunto: Responder com citação

Blza TC! Ela vai ficar quietinha agora!

Quando vou poder colocá-la no sol novamente? Ela pode pegar o sol da manhã bem cedo, de novo? Ou já pode pegar sol normal?
TC
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Set 06, 2005 9:20 pm    Assunto: Responder com citação

oi
é importante que ela pegue sol... mas não sol forte para não desidratar e enfraquecer. pegar sol depois do transplante é importante para favorecer a fotosintese e fazer com que a planta se recupere antes.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página Anterior  1, 2, 3
Página 3 de 3

Ir para: