|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Markus Von Kossel 4.o PASSO

Registrado: 30/10/08 Idade: 44 Mensagens: 635 Localização: Santa Cruz do Sul-RS
|
Enviada: Seg Jun 22, 2009 7:47 pm Assunto: Ginko Biloba - Hokidashi????? |
|
|
Comprei a muda pq gostei do nebari.... porém com um tronco bem reto!
Pensei num Hokidashi.
O que vcs acham?
 |
|
|
 |
Rinaldo 1.o PASSO

Registrado: 01/08/08 Idade: 58 Mensagens: 125 Localização: Brodowski-S.P.
|
Enviada: Seg Jun 22, 2009 9:41 pm Assunto: |
|
|
Bela planta Markus, alem de um belo nebari apresenta boa conicidade, pelo q vejo na foto.
Eu tbm partiria para uma vassoura com certeza, mas vamos esperar as opniões dos nossos foristas bem mais experientes q eu.
Boa sorte com sua bela planta, poste fotos depois de brotar.
Abraço _________________ O verdadeiro mestre é aquele que tem a humildade de aprender um pouco com cada aluno. |
|
|
 |
LG 2.o PASSO

Registrado: 10/08/06 Idade: 45 Mensagens: 243 Localização: São José do Rio Preto - SP
|
Enviada: Seg Jun 22, 2009 10:07 pm Assunto: |
|
|
Poxa vida foste abençoado conseguindo uma planta tão boa!
Eu morava em ribeirao preto, lá por ser muito quente não tive sucesso com este espécime. Sou fã do mesmo.
Aí no RS pode conseguir excelente resultado.
Eu tentaria outro estilo, não gosto do hokidashi mas só a planta poderá definir qual estilo, deixo os galhos nascerem e aí você verá o que fazer.
Que nebari hein amigo? Pontinha de inveja aqui rsss (no bom sentido é claro!)
Abraços! Não deixe de atualizar aqui sempre que puder por favor rss |
|
|
 |
r.ozelame 2.o PASSO

Registrado: 03/06/09 Idade: 40 Mensagens: 324 Localização: Ilópolis-RS
|
Enviada: Ter Jun 23, 2009 4:15 pm Assunto: |
|
|
Daí Markus
Bela aquisição, amigo. Também acho interessante essa espécie.
EU optaria por um hokidachi sim, pois o tronco e o nebari, que por sinal é espetacular lhe mostram esse caminho, porém, com novas brotações poderão surgir novas possibilidades.
Era só. Tenha uma boa sorte. _________________ Sirvam nossas façanhas de modelo à toda Terra.
Att.
Ramon Ozelame |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Dez 02, 2009 9:19 pm Assunto: |
|
|
Tá lotada de folhas?
Dei umas podadas pra ganhar em ramificação!
Mas nunca trabalhei com a especie!
estou certo nesse procedimento?
abs _________________
www.santacruzbonsaiclube.com.br |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qui Dez 03, 2009 4:17 pm Assunto: bonsai |
|
|
O gingko é uma planta muito cultivada na Asia, sendo usada tanto na arborização em vias publicas, quanto em paisagismo e como bonsai. O estilo predileto deles, inclusive, é o HOKIDACHI, que vc escolheu para o seu. Entretanto, este estilo possui variantes, nem sempre bem detalhadas, de forma que não se conduz essa planta da mesma forma que se conduz um ulmus hokidachi ou outra planta qualquer. Veja alguns exemplos para entender melhor:
Este estilo é definido como Chokkan, mas é hokidachi:
Um virtual:
Neste bonsai, várias plantas são unidas para formar uma estruturação única:
Boa densificação:
Uma variante do estilo:
Variação troncos multiplos:
Este outro é o mesmo estilo hokidachi, mas recebe uma outra denominação: chama flamejante:
Este bonsai é um dos meus preferidos. Vejam o trabalho primoroso de estruturação, o sabamiki no tronco, que o torna uma arvore imponete e majestosa:
O melhor estilo para o gingko seguramente é o hokidachi, embora eu tenha em meu viveiro dois que estão plantados no estilo ishitsuki (raiz sobre rocha). Mas nesse estilo hokidachi ele é o preferido:
 _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |

|
Enviada: Qui Dez 03, 2009 10:50 pm Assunto: |
|
|
Nick, obrigado pelas imagens!
Estou deixando ela crescer a vontade!
Ainda não aramei ela... posso aramar normalmente?
abs _________________
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sex Dez 04, 2009 10:18 am Assunto: bonsai |
|
|
Voce pode aramar, mas deve ter especial cuidado, pois a casca é muito fina e solta-se facilmente, expondo o lenho o que pode acarretar perda de material. Mesmo usando ráfia isso é complicado de ser feito, então muita paciência e atenção.
Evite, tambem, apertar o arame em demasia. Deixe o mais frouxo possível, desde que ainda possa moldar o galho ou tronco dessa forma. As marcas ou sulcos provocados por uma aramação apertada, ou que fique além do tempo minimo são dificeis de serem eliminadas, mesmo com o crescimento vegetativo e desenvolvimento da planta. E isso, é claro, depõe contra o cultivador, além de acarretar perda de material e enfeiar o resultado de seu laborioso trabalho.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |

|
Enviada: Sex Dez 04, 2009 1:49 pm Assunto: |
|
|
Nick, pra ser sincero, nem tinha pensado em aramar a principio. Perguntei aqui no forum pra saber se dava. Acredito q o tronco não possa mais ser aramado, muito grosso, sem falar q a madeira é dura pelo q vi na poda.
Eu imaginei ir podando pra conseguir uma bela ramificação e formar um hokidashi simples.
Nunca fiz nada com ele, exceto podas.
Vou esperar o inverno pra passar um aramezinho nele.
Quando eu o fizer posto as fotos aqui!!
Acho que quando eu olhei o nebari e a conicidade do tronco nem me preocupei com a ramificação.... foi bom eu ter "mexido" nesse tópico velho!!
Nick.... obrigado pela paciencia nas postagens, vc é sempre direto, faz criticas construtivas e nos auxilia muito!
abs _________________
|
|
 |
Tiaraju 1.o PASSO

Registrado: 05/09/05 Idade: 68 Mensagens: 100 Localização: Bento Gonçalves-RS
|
Enviada: Sex Dez 04, 2009 5:31 pm Assunto: |
|
|
Markus,
Em termos de idéias, o Nick matou a pau.
Só quero acrescentar que, em termos de cultivo, o ginkgo brota fácil de madeira velha, apresentando algumas brotações do meio do tronco. Então o melhor é aproveitar essas brotações e conduzir só na poda.
Tenho um ginkgo que tive a oportunidade de trabalhar com o auxílio do Carlos Tramujas e ouvi dele: "o futuro que eu vejo pra ele é uma bolinha de folhagem", o que se confirma pela grande maioria dos bonsai apresentados pelo Nick.
Bom trabalho
Tiaraju |
|
|
 |

|
Enviada: Dom Dez 06, 2009 7:29 pm Assunto: |
|
|
Ai vai o estado atual.
Vou trabalhar ela essa semana se possível!
Pretendo tirar desse balde e botar em um outro recipiente!
Mas sem mexer demais nas raizes pq ja ta meio quente demais pra isso!
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Seg Dez 07, 2009 2:02 pm Assunto: |
|
|
Olá Markus, abaixo uma boa matéria que pode te ajudar!
abraço
Ginkgo biloba)
Resumo
No Japão, onde o Ginkgo é originário, pode facilmente viver até os 100 anos ou mais. Chamado de "Chichi Icho" no país de origem, o que significa "peito" ou "bico", o Ginkgo é uma árvore reverenciado. No entanto, essa árvore antiga também faz um bonsai excelente. A maioria das pessoas já ouviu falar de Ginkgo Biloba saúde associados com os alimentos.
Nas culturas orientais, a árvore de Ginkgo é considerada a "Fonte da Juventude" planta, o que ajuda a melhorar a memória ea saúde em geral. As folhas desta árvore são dois lobulos e em forma de leque, tornando-os únicos. Antes da queda, eles viram uma bela cor amarela. A fruta é também produzido pela Ginkgo, que é amarelo quando maduro . Quando cultivada como bonsai, o Ginkgo crescerá para cerca de 16 centímetros de altura em torno de seis anos de idade.
Bons cuidados
Infelizmente, a poda de Ginkgo produz cicatrizes que não curam. Portanto, qualquer poda deve ser feita com muito cuidado. A melhor época para podar o Ginkgo é na primavera e no outono momento em que os aglomerados de folhas deve ser reduzido para cerca de duas a três folhas, mantendo a folha de nível superior no exterior. Então, todos os novos brotos devem ser reduzidos a dois ou três botões quando a árvore é jovem. Para manter a forma, você provavelmente precisará ainda por cima em uma base regular.
Além disso, o Ginkgo árvores jovens, o que seria de até 10 anos de idade, deve ser replantado anualmente no início da primavera. O melhor momento é apenas antes de qualquer novo broto aparecer. Para as árvores mais velhas, com mais de 10 anos de idade, você pode replantar a árvore a cada dois ou três anos, conforme necessário. O melhor solo para a árvore de Ginkgo é uma mistura que seja bem drenado. Então, para os melhores resultados, adicione cerca de 10% de areia grossa, juntamente com alguns grãos.
Para propagar o Ginkgo, você pode usar alporquia em ramos de grandes dimensões. O resultado será uma planta decente em cerca de três anos. Finalmente, o Ginkgo pode ser denominado de várias maneiras, mas a forma natural é melhor. Porque as folhas são grandes e duros com ramos grossos, ele funciona bem com o estilo vassoura também. Para manter o equilíbrio e simetria, talvez você precise fazer uma aramação pouco, mas geralmente muito pouco. Lembre-se, a casca desta árvore é delicada para a aramação deve ser feito de ânimo leve e, em seguida, use apenas leve, de fio de alumínio. _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |

|
Enviada: Dom Maio 02, 2010 5:56 pm Assunto: |
|
|
Passei ela para um escorredor a umas duas semanas atraz, sem mecher muito nas raizes devido a época do ano!
Apenas tirei daquele balde e dei uma leve penteada nas raizes por baixo e larguei no escorredor!
Não fiz mais nada!
ATUALIZANDO
Frente
Uploaded with ImageShack.us
Costas
Uploaded with ImageShack.us _________________
|
|
 |
Andre Antoniazzi 5.o PASSO

Registrado: 13/10/09 Idade: 60 Mensagens: 886 Localização: Esteio-RS
|
Enviada: Dom Maio 02, 2010 7:31 pm Assunto: Ginco |
|
|
Ola Markus linda sua planta dara um otimo trabalho gostaria de acompanhar,somente uma duvida as folhas grandes como fica????abraço |
|
|
 |

|
Enviada: Dom Maio 02, 2010 8:36 pm Assunto: |
|
|
Andre, agora não estou me preocupando com as folhas ainda.
Gostaria de obter maior ramificação!
Mas acredito que seja possivel diminuir o tamanho das folhas com desfolhas regulares!
Vamos ver o que consigo no ano que vem! _________________
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|