|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
DANIEL RAYA
Registrado: 05/09/05 Mensagens: 28 Localização: Ilha do Governador-RJ
|
Enviada: Ter Set 06, 2005 12:05 pm Assunto: Tuia anã |
|
|
Olá pessoal, sou novo no fórum e gostaria de tirar algumas dúvidas com vc´s. Sempre quis fazer um bonsai de uma tuia anã, porém sempre a mesma no decorrer de alguns dias após a compra da muda, as pontas das folhas vão secando. O que pode ser? Será que é o calor, rega? E quais são os cuidados necessários para esta espécie? Desde já agradeço a quem puder me ajudar. Um abraço. Daniel... |
|
|
 |
Charles PARTICIPANTE

Registrado: 30/09/04 Mensagens: 1213 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Qui Set 08, 2005 8:57 am Assunto: Re: Tuia anã |
|
|
Oi Daniel, tudo bem?
A tuia anã que voce cita deve ser a "Chamaeciparys obtusa
nana gracilis", mais conhecida como Tuia nana.
Apesar de bonita, esta tuia é meio "enjoada" e tem alguns comportamentos dificeis de se prever ou evitar.
As vezes todo um galho seca sem uma razão aparente!
Ela deve pegar sol pleno em todos os lados. Se um lado ficar junto a uma parede, pegando menos sol, há o risco dos galhos deste lado morrerem.
As "folhas" internas secam facilmente se não receberem sol. Assim, faça periodicamente pinçagem do excesso de verde extreno. Assim voce permite que o sol penetre melhor na estrutura.
o solo deve ser mantido úmido mas ela não gosta de excesso de água.
Um substrato com boa drenagem de mais 70% de matéria inorgânica (pedrisco, caco de telha, etc) pode ajudar.
Se voce tiver foto dela, coloca prá podermos ter uma melhor noção dela!
Abraço,
Charles |
|
|
 |
DANIEL RAYA
|
Enviada: Qui Set 08, 2005 11:08 am Assunto: |
|
|
Valeu Charles, obrigado pela dica. Eu então já vinha cometendo um erro, que era deixá-la na sombra pois achava que o sol iria fazê-la mal. Um abraço. Daniel... |
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 81 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Qui Set 08, 2005 11:44 pm Assunto: |
|
|
Olá Daniel !!!!!!!!
Muito prazer !!!!!
Moramos relativamente perto, sou de Niterói !!!!
Não sei se na Ilha esta planta se adapta bem. Procure conversar com quem tem..... tenho dúvida, a Ilha é extremamente quente......... Aqui em Niterói, dependendo do bairro, ela vai bem.
Abraços
Angela - aprendiz de bonsaista -  |
|
|
 |
DANIEL RAYA
|
Enviada: Sex Set 09, 2005 8:20 am Assunto: |
|
|
Valeu angela, estou tentando aos poucos conhecer os gostos e preferências da planta. Um abraço. Daniel... |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|