Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
DANIEL RAYA
Registrado: 05/09/05 Mensagens: 28 Localização: Ilha do Governador-RJ
|
Enviada: Sex Set 09, 2005 11:37 am Assunto: Como se faz um bonsai sobre pedra??? |
|
|
Olá pessoal, gostaria de saber como se faz um bonsai sobre pedra??? Desde já agradeço a qualquer informação que possa ser passada. Obrigado e um abraço a todos... Daniel... |
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 81 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Sex Set 09, 2005 9:51 pm Assunto: |
|
|
Oi Daniel !!!!!!!!!
Você mora tão perto de nós em Niterói !!!!!!
Creio que a melhor forma de se fazer uma planta - bonsai - sobre pedra ou sobre rocha é vendo. Por mais que queiramos ensinar através de palavras....... é vendo que se aprende........
Creio que vai muito da espécie, do tipode pedra ou rocha, o que desejamos........ o que desejamos é fundamental.
Abraços
Angela - aprendiz de bonsaista -  |
|
|
 |
DANIEL RAYA
|
Enviada: Sex Set 09, 2005 10:50 pm Assunto: |
|
|
Mais uma vez, valeu Ângela. Um abraço. Daniel... |
|
|
 |
bergson PARTICIPANTE

|
Enviada: Sáb Set 10, 2005 6:33 am Assunto: |
|
|
Caro Daniel,
Vamos por etapas:
1. Escolha um ficus (por exemplo) e o plante em um tubo de pvc de 100 mm e 50 cm de altura, coloque areia lavada o que facilitara o crescimento das raízes.
2.Quando as raízes estiverem saindo por baixo, deverão ter espessura satisfatória para ser colocada em uma pedra.
3.Retire o ficus do tubo de pvc, cuidado para não danificar as raízes. Lave todo o substrato.
4.Escolhida a pedra arrume as raízes sobre ela, envolvendo-as com filme plástico, aquele usado em cozinha; deixando as extremidades das raízes finas livres, para continuar a alimentação da planta.
5.Enterre então o conjunto pedra / raízes em um vaso ou bacia grande, aguarde um dias e adube regularmente. Espere de 06 a 12 meses (sempre verifique, pois pode ficar bom em menos tempo) e retire da bacia.
6.Lave novamente o substrato e limpe a pedra. A raiz tera fixado a pedra, e terá um aspecto natural. Plante então em um vaso de seu agrado, observando as proporções.
Espero ter ajudado!!
[]s
Bergson |
|
|
 |
Guga 1.o PASSO

|
Enviada: Sáb Set 10, 2005 10:21 am Assunto: |
|
|
Bergson,
Não entendi o comentário!
"plante em um tubo de pvc de 100 mm e 50 cm de altura"
Estou com um ficus onde postei fotos em “minha árvore e a sua opinião" http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=1262
e eu quero por uma pedra na raiz que está saindo, ela já está bem grossa, analise se não for incomodar e comente.
Desde já agradeço
Abraço, _________________ Gustavo Almeida.
"Associação de Bonsai de Pernambuco" |
|
|
 |
bergson PARTICIPANTE

|
Enviada: Sáb Set 10, 2005 10:42 am Assunto: |
|
|
Daniel e Gustavo,
Se usa um pedaço de cano de PVC para fazer com que as raízes se desenvolvam verticalmente, a árvore é plantada na parte superior e tem todo o cano para crescer, pois irá buscar a parte inferior do cano.
Você pode muito bem usar o ficus que já tem, arrume as raízes na pedra que escolher e coloque o filme para a fixar, e depois enterre em uma bacia (siga as etapas que lhe disse, a partir do item 04), dará um bom resultado.
qualquer dúvida é só perguntar.
[]s
Bergson
Editado pela última vez por bergson em Dom Set 11, 2005 3:48 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
Rodrigo-RS 3.o PASSO

Registrado: 09/04/05 Idade: 44 Mensagens: 409 Localização: Vacaria RS
|
Enviada: Sáb Set 10, 2005 2:05 pm Assunto: |
|
|
bergson
Gostei da explicação, ... no meu primeiro e único raiz sobre pedra que fiz ha algum tempo atras, não pensei nessa tecnica, simplismente apliquei sobre a pedra, e fixei , ( fita de veda-rosca). acho que é a fita teflon...
Acho que se eu soubesse mais na época teria prestado atenção nas raizes cruzadas, não deixe raizes cruzadas,.... exponha elas de forma mais radial possivel....
Boa sorte DANIEL RAYA. _________________ Rodrigo |
|
|
 |
bergson PARTICIPANTE

|
Enviada: Sáb Set 10, 2005 2:26 pm Assunto: |
|
|
Rodrigo,
O nosso papel e deste fórum é justamente agregar infromações, estamos sempre um ajudando ao outro.
Se houver uma parcela de contribuição de todos fica fácil fazer bonsai.
Obrigado pela ajuda.
[]s
Bergson |
|
|
 |
DANIEL RAYA
|
Enviada: Dom Set 11, 2005 3:36 pm Assunto: |
|
|
Obrigado a todos vc´s que responderam. Valeu bergson pela dica do cano, muito interessante. A propósito Bergson, entendi todo o procedimento, vc respondeu ao Guga referindo-se a mim. Mais uma vez Obrigado a todos pelas dicas. Um abraço. Daniel.. |
|
|
 |
Marco Nascimento 2.o PASSO

Registrado: 10/03/05 Idade: 63 Mensagens: 397 Localização: Rio de Janeiro
|
Enviada: Ter Set 13, 2005 2:07 am Assunto: |
|
|
Daniel, somos quase vizinhos, moro em Higienópolis, logo no início da Linha Amarela, eu costumo usar uma garrafa pet pra fazer as raízes crescerem, se vc quiser dar uma olhadinha aqui, é só me contatar.
um abraço. |
|
|
 |
DANIEL RAYA
|
Enviada: Ter Set 13, 2005 8:52 am Assunto: |
|
|
Valeu Marco. Obrigado pela atenção. Um abraço. Daniel... |
|