|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Mateus Machado
Registrado: 25/11/09 Idade: 34 Mensagens: 20 Localização: Goiânia-GO
|
Enviada: Qua Dez 09, 2009 10:11 pm Assunto: Germinação, e duvidas sobre baoba |
|
|
Aew pessoal, chegaram as minhas sementes de flor da china e baoba, queria uma dica d vcs para germina-las, irei escrever a orientaçao q veio no papel e se alguem tiver algo a completar... e tambem to com duvida se eu posso planta-las em terra ou eh em substrato igual ao d bonsais?
Baobá (adansonia digitata):
Germinação: Baobá n se propagam bem em condiçoes naturais as sementes se mamtem dormentes no solo por longos periodos (as vezes ate anos) e quando germinam a taxa de germinaçao eh baixa. Assim faz-se necessario quebrar a dormencia das sementes de uma forma a obter uma germinaçao mais rapida e menos falha eh preciso permitir de alguma forma q a agua e o oxigenio entrem nas sementes. Existem duas formas para quebrar a dormencia:
1) por as sementes em agua fervente (80-90°C) por 5-7 minutos eleva o percentual pra mais d 80%.
2) lixar as sementes em apenas um ponto ate q a camada preta comece a clarear . Em seguida por d molho em agua temperatura ambiente por 48 horas.
Cultivo: Solo: Bem drenado. O baobá n eh exigente em fertilidade, pelo contrario o excesso d materia organica retem muita agua oq eh nocivo para ele. Tolera solos pobres, arenosos e pedrogosos.
Flor da china( Koelreuteria paniculata Laxm):
Germinação: Semeie em substrto rico em materia organiza bem drenado. Regue uma vez ao dia d preferencia no inicio manha ou no fim da tarde matem o local iluminado e bem ventilado mas sempre na sombra ate brotar.
keria dicas principalmente como deve ser o substrato a plantar? terra mesmo? ou substratos granulados q n tem terra?
E agora estoulendo sobre o baobá gostari d saber se eh possivel fazer alporqui deles, pq aparentemente n tem geito d tirar aquela 1° camada (casca), eu achei 2 baobas, uma está com mais ou menos 1,1m (jovem) d altura e a outra eh grande, ja adulta, eu estou pensando em pegar essa menor pra mim pq ela deve estar morrendo pq aki esta chuvendo todos os dias ja tem 1 mes pra ela esse excesso d chuva eh muito prejudicial, mas eu li tb q d plantas mais velhas cortando a pivotante dela ela morre, estou pensando ou pegar a menor ou favor o alporque na grande, mas pra isso eu keria saber se cortando a pivotante ela tem chance d viver, pq se n eu vo fazer o alporque....ou ela funciona por estaca?
Editado pela última vez por Mateus Machado em Ter Dez 15, 2009 9:49 pm; num total de 4 vezes |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sex Dez 11, 2009 6:32 pm Assunto: bonsai |
|
|
O melhor substrato para germinar sementes, segundo mestre Hidaka, é a areia grossa de rio, sem peneirar, dessas usada em construção civil. Cave uns dois cm, coloque as sementes, depois cubra, regando em seguida. Mantenha a sementeira em local sombreado, lembrando de irrigar sempre que perceber que a areia principia a secar.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Mateus Machado
Registrado: 25/11/09 Idade: 34 Mensagens: 20 Localização: Goiânia-GO
|
Enviada: Sex Dez 11, 2009 6:36 pm Assunto: |
|
|
eu comprei um areia grossa em uma loja d construçao mas n sei se eh grossa mesmo... |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|