| Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
| Autor |
Mensagem |
Sergio Batalini PARTICIPANTE

Registrado: 16/03/09 Idade: 59 Mensagens: 2257 Localização: TEODORO SAMPAIO-SP
|
Enviada: Sex Dez 11, 2009 1:28 pm Assunto: Piteco 1 |
|
|
Comprei este piteco { phytthekolgtppjommbywuns..eheheh só escreve certo quem é botanico ..eheh} do Sr. Noburo Mizukawa{bonsaista experiente} , já com algumas conduções . Não quero "desvirtuar" a planta ...
Tem 60 cm + ou - , o tronco sobe reto e se entorta derrepente . Os primeiros galhos já estão definidos , mas penso em cortar no topo .. As fotos não estão 100% ,mas se puderem ajudar ..
troquei este vaso por uma bacia , aproveitando para ver as raizes, descompacta-las e apare-las.. coloquei num substrato mais rico e arejado ... |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Sex Dez 11, 2009 6:40 pm Assunto: |
|
|
Olá Bonsérgio!
Eu aproveitaria o "miolo" dessa planta. Um alporque logo abaixo da sinuosidade mais marcante e eliminaria também a parte de cima, logo acima do punúltimo galho à esquerda. Ei tive uma muda parecida e adotei essa solução. Pitheco é bom de alporquia.
 _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |

|
Enviada: Sáb Dez 12, 2009 8:07 am Assunto: |
|
|
Ola Elio, a idéia é essa mesmo .. sem medidas drasticas... e duplicando a planta.. ,mas , se alguem tiver um palpite ou idéia boa ... desde já agradeço ...
PS: Se alguem conhecer alguma manha ou peculiaridade da especie , aceito de bom grado as dicas .  |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Sáb Dez 12, 2009 10:18 pm Assunto: |
|
|
Bem Sérgio,
a tua planta é bem alta, com o tachiagari sem atrativos; não tem movimento, não tem conicidade... Eu vou com o Elio. Sugiro uma alporquia:
Vista por outro lado
Acho que é por aí...
Abraço.
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 82 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Sáb Dez 12, 2009 10:44 pm Assunto: |
|
|
Olá Sergio !!!!!!!!!
Eu nem faria alporquia, cortava logo como sugeriu o querido amigo Elio.
Pegava a parte de cima e colocava na água com um bom hormônio por 24 horas, depois, colocava na areia lavada e esperaria....
Esta planta enraiza muito bem, leva menos tempo que a alporquia e você teria 2 plantas ótimas. _________________ Inté querendo aprender bonsai sempre !!!
SOU DO BEM !!!!!!!!!
PRATICO BONSAI !!!!!!!!
Angela Fernandes |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Dom Dez 13, 2009 1:47 pm Assunto: |
|
|
Sérgio, algumas dicas, como vc pediu:
1. Aramação marca muito
2. Melhor é modelar com podas e tração
3. Na minha região (mais fria) no inverno ela é uma semi-caduca
4. aceita bem 2, 3 desfolhas por ano.
Acho que é isso aí.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |

|
Enviada: Qui Dez 17, 2009 6:54 pm Assunto: |
|
|
Ola Angela , obrigado pelas dicas , tb acredito que brote sem alborquia{ não sou muito fã desse procedimento .. rsrsr} Como troquei de vaso esta semana vou aguardar uns dias para que ela se adapte bem no novo substrato e depois fazer a poda . Acha que é bom fazer uma desfolha no galho cortado ??? Uso o Hormonio enraizador da Biofert.. Serve, né ??
Seu Elio .. Obrigado tb pelas dicas .. Fiz algumas estaquinhas com galhos bem finos e de 6 .. 4 pegaram ... Vou cortar logo e começar a tentar estruturar a nova copa utilizando umgalho fino como novo apce...
Muita ou pouca agua??
TM e FO ou esterco animal ..?? |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Dez 18, 2009 9:30 pm Assunto: |
|
|
Olá Bonsérgio!
Primeiro........deixa pra lá o "seu" Elio. Me deixou mais velho, cara!!!!!!!! Hehehehehe!
Pelo que li vc vai reduzir a altura e eleger um galho como novo ápice.
Posto isto vc resolve a copa mas, fica a resolver o tachiagari longo e reto. Vai ter que fazer um alporque e (sem medo). Não tem erro!
Rega, normal!
Adubo, pode ser TM+FO ou esterco de gado mas, não esqueça de deixar fermentar (curtir) por uns 15 dias, antes de aplicar.
abraço _________________ Elio
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 82 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Sex Dez 18, 2009 10:10 pm Assunto: |
|
|
Olá Bonsergio !!!!!!!!!
Siga as orientações do amigo Elio, ele é fera, ele é 10.
Com relação a desfolha, ao fazer a poda, retire todas as folhas sim....pelo menos aki eu faço isso e tem dado certo.
Biofert raiz serve....
Sucesso e poste as fotos após a intervenção. _________________ Inté querendo aprender bonsai sempre !!!
SOU DO BEM !!!!!!!!!
PRATICO BONSAI !!!!!!!!
Angela Fernandes |
|
|
 |
|