Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
rnpelarin

Registrado: 24/11/09 Idade: 45 Mensagens: 31 Localização: Catanduva-SP
|
Enviada: Ter Dez 15, 2009 12:51 pm Assunto: Opniões sobre pinheiro negro |
|
|
Olá galera !!!
Um amigo meu esteve no viveiro do mestre Hidaka neste fim de semana e comprou pra mim um pinheiro negro. Gostaria de saber opiniões sobre qual estilo seria melhor e o que já posso ir fazendo com ele nesta época do ano, pois li algumas coisas sobre eles e sei que são um tanto complicados de le dar. Valeu
 _________________ Rafael Pelarin
www.osclassificados.com/rnphp |
|
|
 |
DigoF3 5.o PASSO

|
Enviada: Ter Dez 15, 2009 1:41 pm Assunto: |
|
|
ola, que lindo este pinheiro negro, nesta época do ano acredito que não tem nada a fazer a não ser adubar, e no verão mesma coisa, no oltono acredito que vc pode comessar a pinsar as agulas e no inverno vem a aramaçãoe poda.
Enquanto isto va estudando e dezenhando o melhor para a sua planta.
boa sorte...
t+. |
|
|
 |
Edu Miranda 2.o PASSO

Registrado: 22/11/06 Idade: 41 Mensagens: 205 Localização: Belo Horizonte-MG
|
Enviada: Ter Dez 15, 2009 4:32 pm Assunto: |
|
|
Muito bonito mesmo, sujiro uma boa leitura a respeito. _________________ Eduardo Miranda
Belo Horizonte MG |
|
|
 |
rnpelarin

|
Enviada: Ter Dez 15, 2009 4:39 pm Assunto: |
|
|
Eu estava pensando fazer um moyogi nele, não sei o que os amigos acham... aguardo sugestões.
valeu  _________________ Rafael Pelarin
|
|
 |
RicardoGV 1.o PASSO

Registrado: 07/09/09 Idade: 38 Mensagens: 152 Localização: Governador Valadares-MG
|
Enviada: Ter Dez 15, 2009 6:14 pm Assunto: |
|
|
rnpelarin,
Belíssimo pinheiro que voce adquiriu... analisando outros estilos parece-me que o moyogi é uma escolha certa que voce fez... no que decidir uma boa sorte e que dê tudo certo com seu pinheiro negro.
Volte a postar assim que fizer alguma mudança, abraços..
RicardoGV _________________ "Creio que o paciente cultivo do Bonsai pode fazer com que as pessoas sejam mais pacíficas." |
|
|
 |
Markus Von Kossel 4.o PASSO

Registrado: 30/10/08 Idade: 44 Mensagens: 635 Localização: Santa Cruz do Sul-RS
|
Enviada: Ter Dez 15, 2009 10:11 pm Assunto: |
|
|
Eu fariia um moyogi tmb..... tem galho nas convexidades.... parece facil de fazer um um ereto informal!
Podando após queles brotos depois da segunda curva e usando um deles de ápice!
Será? _________________
www.santacruzbonsaiclube.com.br |
|
|
 |
Sergio Batalini PARTICIPANTE

Registrado: 16/03/09 Idade: 59 Mensagens: 2257 Localização: TEODORO SAMPAIO-SP
|
Enviada: Qua Dez 16, 2009 12:44 pm Assunto: |
|
|
Na minha modesta opinião : não faça nada ...
por enquanto deixe ele se adaptar ao novo lar , apenas namore e adube ... em maio/junho/julho de 2010 vc começa a trabalhar nele , com pinsagens e podas e aramagens... boa sorte e parabens...
PS: É dificil ver uma planta ruim do metre Hidaka , mesmo as comerciais tem a mão do mestre... |
|
|
 |
rnpelarin

|
Enviada: Ter Dez 22, 2009 2:09 pm Assunto: |
|
|
Pessoal, em relação ao sol, li que ele gosta de bastante, que pode deixar o dia todo no sol. Inclusive posso deixa-lo no sol do meio dia ? Por que aqui no interior de são paulo, reginão noroeste, é bem quente, embora la no mestre ficava o dia todo no sol, mas atibaia talvez seja diferente o clima daqui.
valeu a todos  _________________ Rafael Pelarin
|
|
 |
RicardoGV 1.o PASSO

Registrado: 07/09/09 Idade: 38 Mensagens: 152 Localização: Governador Valadares-MG
|
Enviada: Ter Dez 22, 2009 4:32 pm Assunto: |
|
|
Amigo, se onde mora o clima é mais quente de onde a planta estava, aconselho deixar em local que pegue um sol brando, uma meia sombra...
Como disse nosso amigo mais experiente Bonsérgio, deixe-a aos poucos se adaptar com o novo lar, pois qualquer desequilíbrio pode comprometer a saúde do seu pinheiro... faça o melhor que puder para ele... qualquer dúvida estamos aqui à disposição.
RicardoGV _________________ "Creio que o paciente cultivo do Bonsai pode fazer com que as pessoas sejam mais pacíficas." |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Ter Dez 22, 2009 8:57 pm Assunto: |
|
|
Olá Rafael!
Como o pessoal disse, por ora nada a fazer.
Podar PN fora de época é morte certa.
Moyogi, bem baixo, aproveitando a primeira curva e usando somente os raminhos novos para formar nova ramificação.
Com certeza dará um belo bonsai.
Demorado mas, PN é assim mesmo. É para testar nossa paciência.......rsrsrs!
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
rnpelarin

|
Enviada: Ter Jan 12, 2010 2:51 pm Assunto: |
|
|
Beleza pessoal, já deixei-o num lugar mais adequado para adaptação.
Alias, meu viveiro inteiro eu coloquei um sombrite, pq o sol do meio dia estava queimando muitas plantas, aqui realmente o clima é bem forte .
O mestre Hidaka disse que em fevereiro deveríamos fazer o mekiri no pinheiro negro.
Andei lendo bastante na internet sobre a tecnica, mas é meio confuso, não entendi muito bem o que realmente eu teria que fazer em fevereiro. Alguém sabe como seria este procedimento ?
Valeu  _________________ Rafael Pelarin
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Ter Jan 12, 2010 4:43 pm Assunto: |
|
|
Rafael, eu fiz hoje, mekiri em 3 pinheiros negro.
Trata-se de pinçar as agulhas velhas, as agulhas que estão nas axilas dos galhos, as que estão embaixo e acima dos galhos, deixando poucas agulas onde vc quer que novas brotações surjam.
Pinçando agora as agulhas serão menores do que as que pinçamos no inverno.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Illex PARTICIPANTE

Registrado: 18/07/04 Idade: 39 Mensagens: 1952 Localização: Uberaba - MG - Brasil
|
Enviada: Ter Jan 12, 2010 4:44 pm Assunto: |
|
|
Pelarin,
É uma poda de brotações maduras (rebentos maduros), separei um arquivo que está disponível na internet, não sei se chegou a ler o mesmo, nele temos uma explicação muito boa sobre o "mekiri", e também sobre o "metsumi".
Aqui uma parte do texto:
..."Para o pinheiro negro do Japão, que é um pinheiro forte, podamos, com a tesoura, todo o novo
crescimento na sua totalidade, por cima das agulhas do ano precedente, deixando alguns
milímetros da brotação mais recente, para evitar a retracção da seiva..."
Confira o arquivo completo no site:
http://clubebonsaidoalgarve.files.wordpress.com/2008/10/microsoft-word-a_cultura_e_formacao_dos_pinheiros_em_bonsai.pdf
Para lhe ajudar um pouco mais aqui um material (vídeo) de Tomio da Nipon Bonsai. Hidaka-san da uma ampla aula sobre "matsu". Confira:
http://picasaweb.google.com.br/lh/photo/q6Ya171naNMRZnRwrtmHlw?feat=directlink
Abraços:
Illex _________________ "Quem tem prática e realmente entende de Bonsai não critica um Bonsai feito por outro. Existe a técnica, mas também existe o sentimento de cada pessoa."
Mestre do Senhor Takeshima |
|
|
 |
gustavomartins 1.o PASSO

Registrado: 30/11/09 Idade: 49 Mensagens: 132 Localização: Catanduva-SP
|
Enviada: Qua Jan 13, 2010 12:48 pm Assunto: Mekiri |
|
|
tenho uma dúvida no mekiri a gente corta a ponta do galho deixando algumas agulhas, eu deixo mais agulhas nos galhos mais fracos ou nos mais fortes???? e no apical eu posso fazer mekiri tb?? o seja cortar a ponta do galho e deixar apenas alguns pares de agulhas onde cortei. |
|
|
 |
rnpelarin

|
Enviada: Seg Jan 25, 2010 1:58 pm Assunto: |
|
|
Ola galera,
Seu eu fazer o mekiri agora em fevereiro, posso fazer junto também o transplante ?
outra coisa, não sei se é impressão minha, mas parece que ele não com um verde mais opaco , será que é normal ?
valeu _________________ Rafael Pelarin
|
|
 |
|