Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Edmilson 4.o PASSO

Registrado: 11/06/06 Idade: 50 Mensagens: 799 Localização: Ribeirão Preto - SP
|
Enviada: Qua Dez 16, 2009 10:06 pm Assunto: Pitheco |
|
|
Caros amigos, posto agora um pitheco, que cultivo desde semente (doadas por Sergivaldo no Bonsai 2008), sempre caprichando bastante em adubação.
Quanto ao estilo, as fotos falam por si só. É um raiz sobre rocha.
Os galhos estão muito apicais e confusos "cruzando".
Quanto as raizes na rocha, elas ainda estão soltas, mas estará recebendo adubação farta e constante para que engrossem e assim possa abraçar a pedra.
Para estilizar sua copa fiz ancoragem de vários galhos. Alguns dos galhos anteriores, foram defidamente retirados por não estar no contexto do desenho da planta.
Feito isto realizei uma pequena aramação e coloquei a planta para recuperar.
Em breve estarei atualizando ewstas fotos. Peço a participação de nossos amigo.
Abraço fraterno _________________ " Se você não tem dúvida, é porque não esta bem informado " |
|
|
 |
joão josé PARTICIPANTE

Registrado: 21/11/07 Idade: 58 Mensagens: 1142 Localização: Itu - SP
|
Enviada: Qua Dez 16, 2009 10:19 pm Assunto: |
|
|
Bonita planta, Edmilson. Adoro os ptecos. Já pensaste em colocar uma camara de borracha ao redor das raízes para adptá-las melhor? Fornece pressão, calor e proteção. Gostei do estilo natural também! |
|
|
 |
Edmilson 4.o PASSO

Registrado: 11/06/06 Idade: 50 Mensagens: 799 Localização: Ribeirão Preto - SP
|
Enviada: Qua Dez 16, 2009 10:22 pm Assunto: |
|
|
Caro amigo, obrigado pela participação neste tópico.
Na verdade esta planta estava com um camara de ar, algumas raizes se rebelaram e resolveram fugir. Quero observar como irão se comportar com o passar do tempo.
Abraço fraterno _________________ " Se você não tem dúvida, é porque não esta bem informado " |
|
|
 |
Rodrigo_Dias_RJ 5.o PASSO

Registrado: 08/07/06 Idade: 45 Mensagens: 815 Localização: Rio de Janeiro, RJ
|
Enviada: Qua Dez 16, 2009 10:41 pm Assunto: |
|
|
joão josé escreveu: | Já pensaste em colocar uma camara de borracha ao redor das raízes para adptá-las melhor? Fornece pressão, calor e proteção. |
Edmilson, amanha faço um esboço da minha ideia, mas acho que de inicio essa planta merece um vaso bem maior e uma adubação caprichada de torta de mamona. _________________ Rodrigo Dias
www.bonsaidatijuca.com.br
 |
|
|
 |
leonardo acris
Registrado: 22/11/09 Idade: 39 Mensagens: 46 Localização: Rio de Janeiro-RJ
|
Enviada: Qua Dez 16, 2009 10:44 pm Assunto: |
|
|
fala rodrigo, vc poderia me tirar uma duvida, a pergunta eh meio idiota, ahahhahahha
um exemplo eu tenho um bonsai q tem bastante musgo(no vaso por completo) se eu adubar com torta de mamona os nutrientes vao chegar na planta?
valeu (falei q era uma pergunta idiota) |
|
|
 |
Ricardo Paiva PARTICIPANTE

Registrado: 23/11/05 Mensagens: 2888 Localização: Porto Alegre - RS
|
Enviada: Qua Dez 16, 2009 11:22 pm Assunto: |
|
|
Edmilson, gostei bastante do trabalho feito até agora com este piteco.
A redução dos galhos ficou ótima e vai proporcionar uma compactação que deixará sua planta muito melhor.
Quantoas raízes, certamente precisarão receber novamente a câmara de ar. Sem elas as raízes até vão engrossar, mas não vão se agarra a pedra. A tendência delas será "abrir". _________________ Abraços
Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/
“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka |
|
|
 |
Leonardo A. 2.o PASSO

Registrado: 25/11/09 Idade: 37 Mensagens: 227 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Qua Dez 16, 2009 11:40 pm Assunto: |
|
|
Opa, gostei desse piteco !!
E vou dar um pitaco, se vc fizesse as raizes ficarem grudadas na pedra e inclinasse ela um pouco para a direita acho que ficaria bom !!!
fiz um esbosso de como faria a parte aérea, porem nunca trabalhei com piteco e não sei se seria viavel !
Mas em todo caso, se não gostar do meu esbosso, desconsidere o mesmo, pois esta muito bonita do jeito que se encontra!!!!
ps. desculpa mas não sei fazer desenhos decentes...
 |
|
|
 |

|
Enviada: Qui Dez 17, 2009 8:37 am Assunto: |
|
|
Ficou show a projeção do Leonardo, mas como a madeira do Piteco é muito dura e aquele galho que ele projeta para baixo já está com um calibre bem grande, só o Edimilson pode avaliar isto.
Outra opção seria eliminar os primeiros galhos e começar a copa do zero com outras brotações, mas as cicatrizes seriam grandes e muitas. _________________ Abraços
Ricardo Paiva
“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka |
|
|
 |
Markus Von Kossel 4.o PASSO

Registrado: 30/10/08 Idade: 44 Mensagens: 635 Localização: Santa Cruz do Sul-RS
|
Enviada: Qui Dez 17, 2009 9:17 am Assunto: |
|
|
Edmilson, Achei sua planta bem bacana,
Mas o que me incomoda são as raizes soltas da pedra..... dá um jeito de prender elas bem na pedra (borracha, tira de pano) q fica muito mais bonito e natural.
Quanto a copa manteria assim eu acho.
Ja esta bem estruturada!
Eu focaria minha atenção nas raizes.
Abraço... lindo trabalho ate agora! _________________
www.santacruzbonsaiclube.com.br |
|
|
 |
Markus Von Kossel 4.o PASSO

Registrado: 30/10/08 Idade: 44 Mensagens: 635 Localização: Santa Cruz do Sul-RS
|
Enviada: Qui Dez 17, 2009 9:24 am Assunto: |
|
|
na quarta foto dá pra ver uma raiz pequena que poderia sem encaixada no sulco da pedra. e depois presa lá! _________________
www.santacruzbonsaiclube.com.br |
|
|
 |
Rodrigo_Dias_RJ 5.o PASSO

Registrado: 08/07/06 Idade: 45 Mensagens: 815 Localização: Rio de Janeiro, RJ
|
Enviada: Qui Dez 17, 2009 9:47 am Assunto: |
|
|
leonardo acris escreveu: | eu tenho um bonsai q tem bastante musgo(no vaso por completo) se eu adubar com torta de mamona os nutrientes vao chegar na planta? |
Leonardo,
Existem dois tipos de musgo: aqueles mais altos que parecem grama e aqueles mais baixos que parecem camurça. No caso do segundo pode haver problema tanto na adubação quanto na rega, em muitos dos casos o fato do musgo estar umido nôs faz achar que o subtrato esta igual e isso é um erro, esse tipo de musgo faz uma especie de pelicula protetora sobre o subtrato evitando que entre agua e no seu caso o adubo. Seria interessante vc levantar a placa de musgo e colocar o adubo.
Edmilson,
Ate agora os projetistas do forum não se manifestaram, depois que eles se manifestarem desconsidere esse rascunhos.
Nesse desenho podemos notar que a planta tem tres ''caroços'', isso não me agrada, o problema é que isso acontece nos tres galhos principais.
Eu tentaria fazer uma guia assim:
Os caroços poderiam ser retirados com alicates ou poderiam virar um monte de JINs
espero ter ajudado
abraços fraternos _________________ Rodrigo Dias
www.bonsaidatijuca.com.br
 |
|
|
 |
Laudir PARTICIPANTE

Registrado: 17/08/09 Idade: 50 Mensagens: 2284 Localização: Urupá-RO
|
Enviada: Qui Dez 17, 2009 9:53 am Assunto: |
|
|
Baseado nos círculos que nosso amigo Rodrigo fez eu quero destacar o primeiro de baixo para cima.
Este caroço/nó está causando uma conicidade invertida na planta e conicidade invertida nao combina com bonsai.
Quem sabe retirando o primeiro e segundo nó isso venha a contribuir (1º e 2º círculo de baixo para cima)
e faço minhas as palavras de Rodrigo: Aguarde mais opiniões! _________________ O tamanho da tua fé determina o quanto Deus vai te usar!
Pr. João Laudir |
|
|
 |

|
Enviada: Qui Dez 17, 2009 10:04 am Assunto: |
|
|
Rodrigo, estes caroços podem ser minimizados com um novo ângulo da frente. O piteco produz galhos não totalmente "cilíndricos" e este achatamento pode estar promovendo estes carosos.
Quanto a sua projeção, não ficou harmônica pois o tronco sob reto e depois ficaria com um "S".
Penso que como está a copa tem uma aparência mais natural. _________________ Abraços
Ricardo Paiva
|
|
 |
HUMBERTO SILVA

Registrado: 08/06/08 Mensagens: 87 Localização: Goiânia - Goiás
|
Enviada: Sex Dez 18, 2009 1:13 am Assunto: INTERVENÇÃO DO PITECO DE EDMILSON |
|
|
Amigo Edmilson boa noite!
Pra mim é um prazer é uma honra opinar em sua planta, muito me lisonjeia...obrigado pela honra ...então ...mãos a obra.
1- aproveitando a foto do colega....observa-se que seu piteco possui o que é chamado de conicidade invertida na primeira e segunda divisão de galhos...isso tira a conicidade, e o que é chamado de linha do bonsai que é definida desde do eixo da base até seu apice...procurei corrigir isso com um JIN....com isso também poderemos, logico que com um pouco de trabalho, alterar também os espaços positivos e negativos de sua plantas, sendo que os espaços positivos são os locais onde as folhas estão presentes e os espaços netativos onde ocorrem sua ausencia, com isso melhora-se o equilibrio de sua planta....(NÃO SOU DESENHISTA, QUE FIQUE CLARO.) Um Grande abraço. [img]http://www.facebook.com/photo.php?pid=179708&id=1796365975[img]http://www.facebook.com/photo.php?pid=179709&id=1796365975[/img][/img] _________________ Humberto Silva |
|
|
 |
vhobus Visitante
|
Enviada: Sex Dez 18, 2009 8:21 am Assunto: |
|
|
Olá...
Tá todo mundo preocupado com a copa....
MAS, ninguém falou do nebari que tá problemático.
O primeiro passo ao trabalhar um bonsai é fazer um bom nebari.
Essas raízes estão muito soltas, elas precisam parecer mais agarradas na pedra, mais grossas e melhor distribuidas.
Pouca gente faz, mas aramar raízes é um processo viável e necessário tb.
Te preocupa com o nebari, e deixa o resto crescer livre até ter um nebari bom formado.
Aí, poda radical na copa, e começar uma nova copa, dentro de um estilo que melhor se encaixa no conjunto nebari-tronco. |
|
|
 |
|