|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
| Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
| Autor |
Mensagem |
DigoF3 5.o PASSO

|
Enviada: Sex Dez 18, 2009 10:25 am Assunto: |
|
|
ola, para as raizes ficarem agarradas geralmente se enrrola elas com uma rafia ou borracha para não marcalas na hora de puxalas para perto da pedra.
Mas ainda axo que o melhor é vc retirar esta pedra e fazer uma que encache ali bem certinho.
t+. |
|
|
 |
vhobus Visitante
|
|
|
 |
Leonardo A. 2.o PASSO

Registrado: 25/11/09 Idade: 38 Mensagens: 227 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Sex Dez 18, 2009 1:29 pm Assunto: |
|
|
O Valdir ilustrou bem o que eu falei la em cima, quanto a melhorar as raizes e inclinar para a direita !! Preciso aprender a editar fotos, sou totalmente leigo rrssss
tambem acho esse o melhor caminho !!!! |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Sex Dez 18, 2009 2:09 pm Assunto: |
|
|
Oi Edmilson
Eu seguiria a sugestão do valdir... seria mais ou menos isto que iria te responder, antes de ver a resposta dele. Já tinha até copiado a foto para projetar
Quando fazemos este estilo, abraçado a rocha, as raízes devem passar a idéia que cresceram sobre os "caminhos" da pedra buscando alimento para árvore, da mesma forma que necessitaram engrossar para poder servir de âncora do tronco (por isso que precisam estar bem presas a rocha)!
O método que usa câmara de ar ou tiras plásticas apertando as raízes contra pedra deve permanecer num período mínimo de um ano, para poder surtir efeito... depois remove-se as raízes ecedentes  _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
HUMBERTO SILVA

Registrado: 08/06/08 Mensagens: 87 Localização: Goiânia - Goiás
|
Enviada: Sex Dez 18, 2009 7:29 pm Assunto: INTERVENÇÃO DO PITECO DE EDMILSON |
|
|
Amigo Edmilson boa noite!
Ontem! não consegui postar a foto, agora remeto-lhe o mesmo e-mail, agora com a foto. (grande abraço)
Pra mim é um prazer é uma honra opinar em sua planta, muito me lisonjeia...obrigado pela honra ...então ...mãos a obra.
1- aproveitando a foto do colega....observa-se que seu piteco possui o que é chamado de conicidade invertida na primeira e segunda divisão de galhos...isso tira a conicidade, e o que é chamado de linha do bonsai que é definida desde do eixo da base até seu apice...procurei corrigir isso com um JIN....com isso também poderemos, logico que com um pouco de trabalho, alterar também os espaços positivos e negativos de sua plantas, sendo que os espaços positivos são os locais onde as folhas estão presentes e os espaços netativos onde ocorrem sua ausencia, com isso melhora-se o equilibrio de sua planta....(NÃO SOU DESENHISTA, QUE FIQUE CLARO.) Um Grande abraço.
 _________________ Humberto Silva |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Sex Dez 18, 2009 9:07 pm Assunto: |
|
|
Olá Edmilson!
Minhas sugestões:
1. Corrigir o nebari! Como? Mesmo que vc amarre bem, novamente, vc jamais conseguirá que as raízes, já lignificadas, preencham os vazios da pedra. Para solucionar isto, use de pequenos pedaços de madeira (toquinhos) forçando as raízes a entrarem nos vazios da pedra, mesmo que elas venham trincar ou rachar. Daí, por cima desses toquinhos é que vc passa uma barbante (sisal) bem forte. Daqui a um ano é só tirar o barbante e os toquinhos e as raízes permanecerão ajustadas. Pode usar outro material em lugar da madeira desde que sejam bem duro.
2. Copa, me parece que está sendo conduzida para um Flap Top ou Umbrella (estilos Sul-africano) que para a espécie, acho viável. Só que esse estilo se encontra nas savanas (terreno plaino) assim não seria natural o uso de rocha.
Para minimizar, ou deitaria mais a pedra ou acharia outra mais achatada, não tão pontiaguda.
Gostei da planta e da copa.
Eu não mudaria, tentaria somente corrigir o nebari, o que aliás foi unanimidade dos colegas.
Abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Edmilson 4.o PASSO

Registrado: 11/06/06 Idade: 51 Mensagens: 799 Localização: Ribeirão Preto - SP
|
Enviada: Qui Dez 24, 2009 4:52 pm Assunto: Sugestões |
|
|
Pessoal, antes de mais nada, desculpe pela demora em responder.
Agradeço imensamente a todos que deram suas sugestões.
Caro amigo Élio, farei uma experiência utilizando produtos enraizadores e forçando as raízes nas pedras. Se conseguir criar novas raízes, estas se ajustaram a pedra. No mínimo iremos tirar uma conclusão se funciona ou não. Utilizarei os produtos e voltarei para câmara de ar.
Realmente, tenho de dar prioridade para a parte baixa da planta, futuramente volto a pensar na copa. Sua colocação sobre o estilo flap top em uma planta na rocha foi perfeita. O conjunto como um topo não ficou legal, não atentei a este fato antes de você mencionar. Quando novamente estilizar esta planta pensarei nisto.
Obrigado pelo elogio quanto a planta. Tenho muito que agradecer ao Sr. Mário, que esta sempre nos orientando nesta maravilhosa arte. Com estas modificações sugeridas em breve aumentarei em muito o potencial desta planta.
Um abraço fraterno, espero ter o enorme prazer em conhece-lo pessoalmente durante o Bonsai 2.010. _________________ " Se você não tem dúvida, é porque não esta bem informado " |
|
|
 |
Edmilson 4.o PASSO

|
Enviada: Qui Dez 24, 2009 5:06 pm Assunto: Sugestões |
|
|
Caro amigo Humberto, o prazer e a honra é toda minha em receber um comentário seu. Não apenas pelo seu talento como bonsaista, mas também pela pessoa que é.
Quando a conicidade invertida, realmente é um problema sério desta planta, porém o pitheco tem como característica enfolhar muito, dependendo do estilo que utilizar posso esconder este grande problema. Por falar nisso esta planta já esta toda enfolhada. Seguindo a orientação do Élio o estilo que optei não ficou legal, estarei alterando isto e seu desenho foi muito inspirador. Para o momento irei voltar minha atenção para a parte baixa desta planta (raízes coladas na rocha).
Muito obrigado pela sua participação, que foi muito didática e de excelente bom gosto. Acabamos de descobrir um novo desenhista no fórum rsrsrsrs o desenho esta perfeito.
Peço que repense sua posição a respeito do fórum, a arte bonsai esta passando por um grande momento em nosso país, com um crescimento considerável. Tem muitas e muitas pessoas iniciando e que certamente gostaria de contar com sua ajuda.
Um grande abraço fraterno e espero reencontra-lo no Bonsai 2.010 _________________ " Se você não tem dúvida, é porque não esta bem informado " |
|
|
 |
Edmilson 4.o PASSO

|
Enviada: Qui Dez 24, 2009 5:18 pm Assunto: Sugestões |
|
|
Obrigado pela participação Alexandre, estarei fazendo as alterações sugeridas.
Caro amigo Leonardo, obrigado pela participação neste tópico.
Caro Valdir, agradeço imensamente sua colaboração neste tópico. Realmente na ânsia de conseguir uma árvore esqueci da devida atenção as raízes, principalmente neste estilo, agarrada na rocha. Voltarei minha atenção para a parte desta planta utilizando hormônio enraizador e câmara de ar por mais um período, além disso irei colocar em um vaso maior tentando assim reduzir o tempo necessário para obter o resultado esperado.
Agradeço novamente pelo grande auxílio, peço a gentileza que continue no fórum e espero conhecer a todos durante o Bonsai 2.010.
Abraço fraterno _________________ " Se você não tem dúvida, é porque não esta bem informado " |
|
|
 |
Edmilson 4.o PASSO

|
Enviada: Qui Dez 24, 2009 5:40 pm Assunto: Sugestões |
|
|
Ola caro amigo Rodrigo Sandi, muito obrigado pela sua participação neste tópico, estarei envolvendo as raízes com câmara de ar e colocando a planta em um vaso maior. Como o pitheco é uma planta extremamente vigorosa espero que em breve esta planta esteja com seus “defeitos” minimizados.
Quanto a outra pedra acho que não é necessário, mas vamos ver o resultado que consigo. Não descarto nenhuma hipótese.
Ricardo, também já observei esta característica de achatamento dos galhos do pitheco, coisa que nos traz alguns inconvenientes. Futuramente analisarei outras opções de frente da planta que possa reduzir.
Caro amigo Laudir, obrigado pela participação, como sugerido pelo pessoal, voltarei meus cuidados para as raízes desta planta e futuramente volto a pensar sobre sua copa e estilo a ser adotado.
Agradeço a participação de todos, um abraço fraterno e espero encontrar a todos no Bonsai 2.010. _________________ " Se você não tem dúvida, é porque não esta bem informado " |
|
|
 |
Edmilson 4.o PASSO

|
Enviada: Qui Dez 24, 2009 5:59 pm Assunto: Sugestões |
|
|
Caro amigo Rodrigo, muito obrigado pela participação, como sugerido estarei cuidado das raízes desta plata e futuramente volto a pensar em sua copa
Markus, achei as observações de nossos amigos muito pertinente para esta planta e estarei seguindo os conselhos em relação a suas raízes. Creio que num futuro próximo terei boas novidades para mostrar. Vamos aguardar, afinal paciência é a regra número 1.
Leornado muito boa sua projeção, quando volta a pensar na copa desta planta procurarei utilizar sua projeção caso seja viável. Apesar da madeira ser realmente muito dura posso prende-lo ao tronco para assim conseguir deslocar para baixo. Mas por enquanto foco nas raízes.
João José, muitíssimo obrigado pela participação no tópico. A câmara será colocada este fim de semana. Gosto muito de nossas nativas e em especial desta planta que damos relativamente pouca atenção.
Abraço fraterno a todos e espero encontra-los no Bonsai 2.010. _________________ " Se você não tem dúvida, é porque não esta bem informado " |
|
|
 |
Cláudio José Teixeira PARTICIPANTE

Registrado: 11/02/06 Mensagens: 1147 Localização: Rio de Janeiro
|
Enviada: Sex Dez 25, 2009 9:03 pm Assunto: |
|
|
Edmilson,
Você está com uma planta muito promissora, bonita mesmo...
As raízes estão soltas e antes de algum procedimento na parte aérea acho que deverias resolver esta questão.
Muitos colegas preferem outros materiais mas eu continuo com o barbante, ele é de fácil manuseio, é fino e ótimo para detalhes no agarre, você pode mudar de direção de acordo com a necessidade das raízes e da rocha. No caso da sua planta algumas raízes já estão muito grossas, então várias voltas seriam necessárias para se conseguir colocá-las no devido lugar, muitas vezes por cima do barbante passo fios encapados para ajustar mais ainda o posicionamento. Estes fios devem ser apertados até que as raízes toquem com pressão a rocha. O fato de ir por cima do barbante e serem encapados evitam de alguma forma que se façam marcas e mesmo que elas apareçam, acabam saindo com o desenvolvimento e espessamento do conjunto.
Outra coisa que faria seria colocar a planta em um recipiente maior, uma vez que as raízes tocando a rocha o ganho de espessura daria um efeito de raiz colada, muitas vezes se achatando a pedra.
Uma vez eliminando-se este problema parte-se para o caule. Pela disposição dos galhos pensei no umbrella, mas olhando algumas projeções de caule ereto informal fiquei com elas, questão de gosto pessoal...
Boa sorte
Abraços,
Cláudio. |
|
|
 |
Edmilson 4.o PASSO

|
Enviada: Sex Dez 25, 2009 11:24 pm Assunto: Pitheco |
|
|
Caro amigo Cláudio:
Em primeiro lugar, muito obrigado pelo elogio feito a planta. Também estou muito empolgado em relação a qualidade desta planta. A recuperação dela é incrível.
Obrigado também pelas dicas, estarei realizando estes ajustes neste fim de semana, documentarei através de fotos e postarei até mesmo para futuras comparações. Gostei muito da dica do fio encapado e uso de barbante para posicionamento.
Agradeço novamente pelo elogio a planta, continue participando do fórum.
Abraço fraterno _________________ " Se você não tem dúvida, é porque não esta bem informado " |
|
|
 |
flavio bonsai 5.o PASSO

|
Enviada: Dom Dez 27, 2009 9:33 am Assunto: |
|
|
se bonsai é paciencia , acho o o valdir vhobus esta certo acho que vc deve primeiro acertar o nebari e depois partir pra o outro projeto que seria a copa , mas com certeza esse piteco vai ficar um belo bonsai .
abraços. _________________ Se creres verás a glória de Deus. |
|
|
 |
Edmilson 4.o PASSO

|
Enviada: Dom Jan 03, 2010 1:47 pm Assunto: |
|
|
... _________________ " Se você não tem dúvida, é porque não esta bem informado "
Editado pela última vez por Edmilson em Dom Jan 03, 2010 4:57 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|