Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
d.puerta

|
Enviada: Sáb Dez 19, 2009 11:26 am Assunto: Paineira |
|
|
Olá a todos,
preciso de ajuda com esta paineira.
Há seis meses, logo que a trouxe para casa:
depois de uma poda:
atualmente:
Parece que voltei a estaca zero após a poda. O que devo fazer agora?
Alguém tem alguma idéia de como conduzi-la?
Ajudem este pobre novato, por favor  _________________ Daniel Puerta Rodrigues - Mogi Guaçu/SP |
|
|
 |
joão josé PARTICIPANTE

Registrado: 21/11/07 Idade: 58 Mensagens: 1142 Localização: Itu - SP
|
Enviada: Sáb Dez 19, 2009 11:15 pm Assunto: |
|
|
Na minha, eu só consegui melhorar esta tendência fazendo um corte em cruz após a poda, com mais ou menos 1 cm de profundidade. Cada pedaço produz pelo menos um "olho" novo. Aí, então, pinçagem constante e paciência! Em tese é isto. Aguarde outras sugestões dos amigos com mais experiencia na espécie. _________________ João josé
"Há duas maneiras de viver a vida: uma como se nada fosse um milagre e outra como se tudo fosse um milagre" - Albert Einstein |
|
|
 |
Rodrigo Tavares 3.o PASSO

Registrado: 20/10/09 Idade: 49 Mensagens: 460 Localização: Betim-MG
|
Enviada: Dom Dez 20, 2009 12:15 pm Assunto: |
|
|
Olá Daniel, pelo que já li aqui no Forum, as paineiras têm a tendência de "mandiocar", ficando com o tronco fino. Pq vc não tenta escorredor e mamadeira, ou usa um vaso maior, com bastante pedrisco/areia?
Só uma sugestão, quem sabe os usuários + experientes poderiam ajudar...  _________________ "Se eu soubesse que o mundo terminaria amanhã,
hoje ainda plantaria uma árvore."
Martin Luther King |
|
|
 |
d.puerta

|
Enviada: Dom Dez 20, 2009 1:30 pm Assunto: |
|
|
ok, obrigado
será então que o ideal é fazer uma nova poda?
aguardo novas sugestões  _________________ Daniel Puerta Rodrigues - Mogi Guaçu/SP |
|
|
 |
joão josé PARTICIPANTE

Registrado: 21/11/07 Idade: 58 Mensagens: 1142 Localização: Itu - SP
|
Enviada: Dom Dez 20, 2009 4:28 pm Assunto: |
|
|
Eu acho que não tem outra escolha! _________________ João josé
"Há duas maneiras de viver a vida: uma como se nada fosse um milagre e outra como se tudo fosse um milagre" - Albert Einstein |
|
|
 |
Arzivenko PARTICIPANTE

Registrado: 03/10/08 Idade: 41 Mensagens: 2019 Localização: Ijuí-RS
|
Enviada: Dom Dez 20, 2009 8:46 pm Assunto: |
|
|
A paineira requer uma técnica bem peculiar para que se consiga bons resultados. Eu normalmente podo bem em baixo, os ramos novos (normalmente poucos) eu traciono, pois a aramagem é complicada já que a planta cresce muito rápido. Quando os galhos tracionados atingem o calibre desejado, poda neles novamente, e o procedimento se repete. |
|
|
 |
ALEXNOCERA 1.o PASSO

Registrado: 24/01/09 Idade: 51 Mensagens: 128 Localização: Barra Velha - SC
|
Enviada: Seg Dez 21, 2009 1:04 pm Assunto: |
|
|
Realmente eu só consegui uma boa ramificação após uma poda radical no tronco, deixando apenas uns 10-12 cm.
Arz, a poda nos galhos secundários, também deve ser bem curta, próximo ao tronco ? Os galhos devem estar bem maduros ?
Sds alex. _________________ “Você pode considerar uma planta como uma pincelada numa tela ou como um ponto num bordado, porém não deve esquecer que se trata de um indivíduo.”
Roberto Burle Marx |
|
|
 |
|