FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Cuidando de uma Caliandra
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
rnpelarin

MensagemEnviada: Ter Dez 22, 2009 2:15 pm    Assunto: Cuidando de uma Caliandra Responder com citação

Olá pessoal,

Adquiri esta caliandra, não conheço muito a respeito delas, gostaria de saber que estilo tomar, vi que ela já esta meio inclinada, talvez deixe desta maneira mesmo, e apenas nivele os ramos para ficarem na horizontal e tronco continue inclinado.

Notei em algumas fotos que vi, ela desfolha sozinha no inverno todo ano ?

Qualquer dica é bem-vinda. Obrigado a todos Very Happy

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
EZEQUIEL JUNIOR
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Dez 22, 2009 6:01 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Rafael,

Não são todas as espécies de caliandra que perdem as folhas no inverno. Isso também dependerá do clima, que quanto mais frio, mais propenso à perda das folhas espontaneamente (caducifolia).

Sobre estilização de sua planta, penso que podes fazer uma poda drástica na altura correspondente de 3 a 5 vezes o diâmetro da base. Caso queira aproveitar a parte aérea, proceda com alporquia, a espécie aceita bem. Penso pela poda drástica pela falta de conicidade que a planta apresenta... outra opção é plantar ela no chão ou em uma bacia grande e deixar crescer livremente, e deixar pra fazer a poda drástica quando ela tiver uns 5 ou 7 cm de diâmetro na base...

Antes de mais nada espere por mais comentários.

Abraços
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Sergio Batalini
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Dez 22, 2009 7:13 pm    Assunto: Responder com citação

Estou com o Ezequiel { opinião certeira..}
O tronco apesar de inclinado é muito reto e exatamente da mesma grossura de cima a baixo ...{ A conicidade é fundamental ...}
a 2 foto mostra um galho no alto muito mais grosso que os de baixo .. { defeito a ser corrigido ..}
Por isso a poda radical e um novo inicio .
Penso que quem a cultivou até agora estava tentando fazer uma bola { topiaria} e não se preocupou com outra coisa .. começe tudo denovo e vc terá um bom resultado em alguns anos ..
Com o resto , alborque e estacas para ter varias frentes a trabalhar no futuro ..
Boa sorte.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Dez 22, 2009 8:51 pm    Assunto: Responder com citação

Rafael!
Os amigos Ezequiel e Bonsérgio estão com a razão nos conselhos que deram.
abraço

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Markus Von Kossel
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Dez 22, 2009 9:16 pm    Assunto: Responder com citação

Mais um que compartilha da opinião dos anteriores.
Drástica ou bacia/chão
Ricardo Paiva
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Dez 22, 2009 11:06 pm    Assunto: Responder com citação

Rafael, realmente sua caliandra é muito reta, optaria também pela poda drástica sem alporque. É que a planta resultante do alporque continuaria tendo o mesmo problema.
Para a poda drástica, sugiro partir para o hokidashi (estilo vassoura), fica muito bem para esta espécie.
Quanta a seu comentário (por MP) sobre minha caliandra, ela também também tem pouca conicidade que eu disfarso com uma copa densa.
http://ricardopaiva.wordpress.com/meus-bonsai-2/caliandra-2/
Mas se você quiser tentar, precisará com certeza eliminar aquele galho grosso.

PS.: Aqui já fez -1 e minhas caliandras não perderam folhas, não caducam.

Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/

“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
rnpelarin

MensagemEnviada: Qua Dez 23, 2009 7:54 am    Assunto: Responder com citação

Eai galera,

Obrigado a todos pelas dicas.

Só uma dúvida: como minha região é quente, provavelmente não vai haver a desfolha naturalmente por parte da planta. Significa que eu terei que desfolha-la (pinçar ?) manualmente ela inteira no inverno ou deixo ela do jeito que ela se portar ?

valeu, abraço a todos Very Happy
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Ricardo Paiva
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Dez 23, 2009 8:00 am    Assunto: Responder com citação

Deixe como ela estiver na chegada do inverno.
Como falei, a caliandra, pelo menos as minhas, não perdem as folhas no inverno.
Eu faço desfolha nela no transplante e durante o verão para melhorar a ramificação e adensar a copa.

Ricardo Paiva

“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Dez 23, 2009 8:55 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Um tronco reto não significa, necessariamente, que só possamos fazer uma poda radical ou estilizar um hokidachi. Shocked

Se vc optar por inclinar o tronco, digamos, um pouco para a direita (um ângulo de uns 30 graus, p.ex.), escolhendo um dos galhos mais fino, próximo do ápice, corta-se em seguida todos os outros galhos, mantendo apenas este, que devidamente aramado receberá um movimento levemente sinuoso, com curvas tanto à esquerda como à direita, terá um bonsai bem diferenciado do que geralmente vemos por aí. Rolling Eyes

A caliandra permite ainda que, visando melhorar esta estrutura sugerida, vc proceda a um shari ao longo do tronco. Isso agrega um destaque visual ainda mais interessante para a planta. Essa é uma possibilidade de trabalho altamente técnica, inclusive, mas de facil condução e formação. Bastará tão somente cuidar para que, no galho aramado, sejam mantidos galhinhos laterais que irão criar "patamares", como se fosse num kengai, mas diferente deste. Este estilo seria um shidare parcial. Very Happy

Outro trabalho permitido com esse tipo de tronco, é mostrado pelo expert Walter Pall:

Veja que, no trabalho abaixo, o tronco é reto, mas a estruturação dada aos galhos subtrai essa negatividade, transformando totalmente a arvore em algo mais interessante:

Nesta outra, conquanto o tronco não seja necessariamente tão retilineo, há outra possibilidade de construção, um exemplo igualmente diferenciado e possível de ser igualado com a sua planta:

Eu entendo que é preciso estarmos sempre aprimorando nossos conhecimentos e tentando ampliar nosso horizonte de possibilidades, fugindo às limitações impostas pelos lugares comuns, como as estilizações propostas pelos outros colegas. Não que isso diminua algo, mas se pudermos avançar no sentido de buscar novas possibilidades, estaremos sem duvida nenhuma construindo algo muito mais interessante e atrativo com nossas plantas. Very Happy

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
rnpelarin

MensagemEnviada: Qua Dez 23, 2009 9:10 am    Assunto: Responder com citação

Beleza !!!

Valeu pelas suas dicas nickyfury, achei muito interessante também, elas abrem novos campos para aqueles exemplares que não demonstram muito potencial a curto prazo para os estilos mais tradicionais Very Happy

Vamos ver se a minha vai florir denovo, qdo adquiri ela esta semana tinha algumas flores que ja estavam murchas. Vamos ver se surgem mais ao longo do verão

abraço a todos Very Happy
rnpelarin

MensagemEnviada: Qua Dez 23, 2009 10:08 am    Assunto: Responder com citação

Galera, pensei também em fazer um shakan igual a deste topico aqui

http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=13222&highlight=caliandra
Ricardo Paiva
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Dez 23, 2009 10:12 am    Assunto: Responder com citação

As sugestões do Nicky são interessantes tendo em vista a linha de pensamento dele.
Caliandra com cara de junípero EU não acho natural. O bonsai é a representação da planta na natureza + a intervenção artística de cada. Eu prefiro caliandras com cara de caliandras. Esta forma de pensar está fazendo com que eu reavalie muitas das minhas plantas.
O Hokidashi parece ser um estilo muito fácil, mas não é. A harmonia do tronco com a estrutura da copa requer muito trabalho.

Quanto a fazer o shakan, é preciso que vcê verifique o nebari do seu exemplar pois o exemplo da planta do Joel, tem um tachiagari (primeira parte do tronco, com um movimento bem legal.

Ricardo Paiva

nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Dez 23, 2009 11:21 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Caliandra com cara de caliandra? Epa, como é isso? Na natureza, crescendo livremente, a caliandra é sempre multiplos troncos, com galhada fina, e floração abundante, como na foto abaixo:

[img]http://img.mercadolivre.com.br/jm/img?s=MLB&f=101193914_1778.jpg&v=O[/img]

Out, então, um tronco retilineo, com galhos em profusão crescendo para todos os lados:

[img]http://img.mercadolivre.com.br/jm/img?s=MLB&f=101193914_1155.jpg&v=O[/img]

Agora, em se acatando a sugestão, imprimindo na planta "a intervenção artistica de cada um, temos trabalhos magnificos:

Alguns, inclusive, com "cara" de pinheiro japones:

Outras, parecida com as piceas (não é junipero, ok?) que eu mostrei:

Dizer que uma espécie, trabalhada em determinado estilo, fica com a "cara" de outra espécie, eu acho equivocado. Há estilos de trabalho, como Hokidachi, shidare, literati, banian, que são usuais para se formar bonsai de espécies variadas.

É pouco usual, por exemplo, vermos pinheiros com shari ou jin, mas não é de todo impossivel ter essa técnica aplicada nessa espécie. Mas isso não quer dizer que o pinheiro irá ficar com "cara" de junipero. Continuará a ter "cara" e acículas de pinheiro, pois como o junipero, trata-se de uma conífera, e como tal genero, pode ter shari, pode ser trabalhado seu tronco num sabamiki, sem nenhum problema.

Eslitilar uma caliandra é como estilizar qualquer outra espécie. Não existe uma espécie que exija determinado estilo em detrimento de outro. Fosse assim não poderíamos ter um junipero estilizado em moyogi ao lado de uma celtis ou piracanta estilizadas moyogi tambem. O estilo não está preso a determinada espécie. Toda e qualquer espécie, desde que adequada a cultivo como bonsai, pode ser trabalhada no estilo que mais convier ao cultivador.

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: