FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Reciclagem de tuia europa
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
joão josé
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Dez 27, 2009 10:02 pm    Assunto: Reciclagem de tuia europa Responder com citação

Tinha esta planta encostada no meu acervo, esperando que algum dia ela demonstrasse pra que veio ao mundo. Acho que é uma tuia europa (chamaecyparis ??) Quase joguei fora, mas como sou fã de reciclagem, aí vai:

Ainda tem mais alguns ajustes de galhos e escolher um bom vaso, pensei até nesta pedra, mas não sei se resisitiria. Mas vou aguardar uns 7 a 8 meses para o transplante. Se puderem dar algumas dicas viáveis enquanto o projeto está fresco, fiquem a vontade.

"Há duas maneiras de viver a vida: uma como se nada fosse um milagre e outra como se tudo fosse um milagre" - Albert Einstein
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
apossas
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Dez 27, 2009 10:19 pm    Assunto: Responder com citação

JOGAR FORA?!!! Surprised Poxa João, ainda bem que não fez isso cara. Bela planta cara, e belo movimento deu ao tronco. Preciso que me passe seu endereço pra quando tiver vontade de jogar suas plantinhas fora eu passar em frente com uma sacolinha pra recolher...rsrsrs... Very Happy

Brincadeirinha camarada.

Abraço e boa sorte com ela.

Alexandre Possas
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
joão josé
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Dez 27, 2009 10:26 pm    Assunto: Responder com citação

Pois é, Alexandre, esta planta estava comigo há mais de seis anos, e só hoje caiu a ficha do que fazer com ela! Mas quando você quiser me manda umas passagens aí pra tua terra que eu levo umas plantinhas, daí eu fico uma semana por aí, levo a família junto, etc, etc, huahuaua!

"Há duas maneiras de viver a vida: uma como se nada fosse um milagre e outra como se tudo fosse um milagre" - Albert Einstein
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
EZEQUIEL JUNIOR
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Dez 28, 2009 8:30 am    Assunto: Responder com citação

Nada como o tempo para nos ensinar alguma coisa não é mesmo?

O que acha de deixar a copa dela mais estreita, com os galhos mais curtos? Quase um literati.... uma copa bem rala... acho que ficaria bom... mas é só minha opinião... grande aula de paciência... 6 anos esperando por ela...

Abraços
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
joão josé
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Dez 28, 2009 8:57 am    Assunto: Responder com citação

Oi, Ezequiel! A idéia é interessante. Como você percebeu que tenho paciência de sobra, quero ver como ela vai reagir, espero que novos brotos surjam nestes galhos pelados, aí sim, vamos ver o que podemos complementar no visual. O tempo é o melhor adubo para o bonsai, rs!

Rodrigo Tavares
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Dez 28, 2009 12:17 pm    Assunto: Responder com citação

Olá João;
Ficou ótima a sua Tuia, o que mais me impressionou foi o quanto vc conseguiu entortar o tronco sem que ela se quebrasse. Não sabia que as Tuias podiam ser tão flexíveis assim...
apossas
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Dez 28, 2009 1:13 pm    Assunto: Responder com citação

Concordo com o Rodrigo, tbm me surpreendeu o movimento que o João conseguiu dar ao tronco sem que ele quebrasse.

Abraço
Edu Miranda
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Dez 28, 2009 1:18 pm    Assunto: Responder com citação

Nem parece a mesma planta, maravilha de movimento.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
joão josé
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Dez 28, 2009 1:35 pm    Assunto: Responder com citação

Acho que nem eu acreditei, rsrs! Foi borracha, plastico e tudo o mais para protegê-la. Acho que chamam isto de "guro-guro", não é?? Não sou muito fã, ma o final é bonito!

Alexandre S. Coelho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Dez 28, 2009 3:19 pm    Assunto: Responder com citação

Oi João

Bela intervenção... Esta é a transformação artística do bonsai!

Esta espécie e os juniperus aguentam tranqüilamente as torções no tronco, como vemos na maioria dos trabalhos por aí...
Agora a técnica conhecida como guru-guru, consiste em usar, através da aramação, os troncos e galhos da árvore para preencher os espaços vazios, camuflando e deixando a estética mais agrádavel... Um "improviso" muito utilizada em demonstrações Wink

Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai

Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza...
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
joão josé
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Dez 28, 2009 7:41 pm    Assunto: Responder com citação

E não foi isto que fiz? Não aproveitei nada da estrutura inicial, a planta foi totalmente reestilizada, preenchi os espaços vazios com muitas curvas nos galhos e tronco... mas, sinceramente, gostei do resultado final! Obrigado pelos elogios e dicas, continuem falando!

Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Dez 28, 2009 10:17 pm    Assunto: Responder com citação

Caro João José!
Nota 10 para a tua estilização. Para mim foi perfeita, para uma muda que não prometia nada.
Faço um pequeno reparo: Aquele primeiro galho da esquerda, que está dentro da curva, eu tiraria.
Como não é época de transplantar e ela foi muito trabalhada, é deixá-la quieta até o próximo inverno. Depois, chão, ou vaso de treinamento (grande) ou escorredor/mamadeira.
abraço

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
joão josé
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Dez 29, 2009 11:07 am    Assunto: Responder com citação

Olá, Elio! Obrigado pelos elogios, isto me incentiva e muito!! Agora o primeiro galho que você cita seria o jin que eu deixei, que parece ser um galho, ou seria o da direita na foto, fino, que foi entortado bem para que tomasse seu lugar??

Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Dez 29, 2009 7:33 pm    Assunto: Responder com citação

João José, é o primeiro que está dentro da primeira curva (à esquerda de quem olha para a planta) . Só agora vi que é um Jin. É que na ponta aparece parte verde que, na realidade, pertence ao galho acima.
Mesmo sendo Jin, dentro da curva fica anti-estético.
abraço

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
joão josé
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Dez 29, 2009 7:39 pm    Assunto: Responder com citação

Concordo, Elio. Provavelmente vou retirá-lo!

Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: