FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

RCS - Meu pé de Acerola - Atualização 20022010
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
ricardosantos07
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Dez 19, 2009 5:34 pm    Assunto: RCS - Meu pé de Acerola - Atualização 20022010 Responder com citação

Boa tarde pessoal!

Comprei esta Acerola ontem num supermercado aqui em Salvador. Já coloquei ela num escorredor para engrossar e posteriormente colocarei numa mamadeira.

Peço a opinião de vcs quanto ao estilo a ser adotado nela e quanto aos cuidados que devo ter com esta espécie. Se alguem puder fazer uma projeção eu agradeço!

Abraço a todos!

Seguem as fotos:

Abraços!!

Ricardo Santos

Editado pela última vez por ricardosantos07 em Sáb Fev 20, 2010 12:35 pm; num total de 1 vez
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Salo
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Dez 19, 2009 7:29 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Ricardo !!!!!

A aceroleira é uma espécie que eu gosto muito, tenho uma há algum tempo, a qual estou tentando transformar em bonsai.

Com esse tronquinho reto que a sua planta apresenta, acredito que o estilo hokidachi ficaria legal. Teria que retirar esses galhos mais baixos, deixando somente os galhos que saem de cima.

Uma coisa que reparei foi o substrato que usastes no escorredor, parece que tem muita terra. Isso não é muito bom, pois diminui a aeração e compacta o substrato facilmente. O ideal seria acrescentar uma quantidade boa de cacos de telha. No entanto não faça isso agora, pois a planta já está bem estressada com o transplante que foi feito nessa época. Deixe para fazer somente na primavera do ano que vem, mas tome cuidado com as regas, para não deixar o substrato enxarcado demais.

Att,
Salo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
ricardosantos07
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Dez 20, 2009 1:15 pm    Assunto: Responder com citação

Salo escreveu:
Olá Ricardo !!!!!

A aceroleira é uma espécie que eu gosto muito, tenho uma há algum tempo, a qual estou tentando transformar em bonsai.

Com esse tronquinho reto que a sua planta apresenta, acredito que o estilo hokidachi ficaria legal. Teria que retirar esses galhos mais baixos, deixando somente os galhos que saem de cima.

Uma coisa que reparei foi o substrato que usastes no escorredor, parece que tem muita terra. Isso não é muito bom, pois diminui a aeração e compacta o substrato facilmente. O ideal seria acrescentar uma quantidade boa de cacos de telha. No entanto não faça isso agora, pois a planta já está bem estressada com o transplante que foi feito nessa época. Deixe para fazer somente na primavera do ano que vem, mas tome cuidado com as regas, para não deixar o substrato enxarcado demais.

Att,
Salo

Salo,

Obrigado pelas orientações!

Qual a melhor forma de rega para a Acerola? 02 vezes ao dia ou apenas uma? Quando regar deixo encharcar ou rego mais moderadamente?

Abraços!

Ricardo
Salo
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Dez 20, 2009 7:52 pm    Assunto: Responder com citação

Caro Ricardo,

Quando um substrato é bem aerado não existe a possibilidade de deixá-lo enxarcado, visto que a água flui por ele, não importa o quanto reguemos, ele nunca enxarcará. Nesse caso a rega se faz necessária até umas três vezes por dia, em dias muito quentes.
Todavia o substrato dessa aceroleira me parece que enxarca fácilmente, dessa forma, o ideal seria não deixá-lo enxarcar. Realizar as regar com moderação e analisar se o substrato se encontra úmido. Isso pode ser verificado encostando as costas das mãos na parte de cima, se estiver seco pode dar uma regada, mas sem exagero.

Sempre deixe o substrato úmido, não enxarcado. A aceroleira gosta de água, mas sem exageros.

Como você acabou de transplantá-la, o melhor a fazer é deixá-la em meia sombra, evitando o sol intenso. Não abube por enquanto, daqui 45 dias pode iniciar a adubação e colocá-la em sol pleno.

Na minha acerola estou usando, no escorredor, um substrato composto basicamente por 25% de terra + 25% de esterco de boi bem cutido e + 50% de cacos de telhas. Na mamadeira uso 50% de esterco de boi bem cutido e + 50% de terra misturada com casca de pinus. Os resultados têm me agradado bastante.

Att,
Salo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Dez 21, 2009 9:08 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Ricardo, um substrato que tenho utilizado com sucesso em minhas aceroleiras é composto de: pedrisco, terra de cupinzeiro queimada, caco de telha, casca de pinus, carvão de bambu e plantax (este ultimo é um substrato comprado pronto, muito usado na horticultura, para germinação de sementes). Very Happy

Os ingredientes são todos fragmentados em granulos do tamanho de um grão de feijão pequeno, misturados na mesma proporção. Isso permite uma boa drenagem, por ocasião da rega, sem encharcamento, mantendo a umidade necessária a boa formação das raízes capilares. Além disso, permitem tambem a oxigenação otimizada no subsolo, ideal para o desenvolvimento da planta. Very Happy

Sua muda parece estar bem saudável. Então, é cuidar de mante-la onde está plantada, e como dito pelo colega, adubar somente após transcorridos 45 dias do envase, permitindo sua recuperação gradativa. Very Happy

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
ricardosantos07
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Dez 21, 2009 9:33 am    Assunto: Re: bonsai Responder com citação

Obrigado a todos pelas orientações!

Vou seguir a risca!

Grande abraço!!!

Ricardo
ricardosantos07
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Jan 02, 2010 7:46 pm    Assunto: Re: bonsai Responder com citação

Pessoal,

Seguem abaixo as fotos atualizadas com as novas brotações:

Não sei se deixo crecer mais ou se faço uma poda nos galhos para definir o estilo!!!!

Ricardo Santos
Salvador-BA
http://ricardosanbonsai.blogspot.com/
EZEQUIEL JUNIOR
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Jan 04, 2010 8:15 am    Assunto: Responder com citação

Olá Ricardo,

sua planta está com bom aspecto. Tenho algumas aceroleiras em casa, é uma planta que se desenvolve muito rápido e responde muito bem às intervenções. As que tenho foram semeadas por mim há uns 2 anos. O que posso dizer por experiência própria é que elas adoram matéria orgânica. No escorredor eu uso areia grossa, pura. Na mamadeira eu uso esterco de gado curtido com uns 20% de areia grossa pra ajudar na drenagem. Adubo químico eu uso o Basacote.

Pelo visto vc irá seguir o hokidashi como proposto anteriormente pelo colega. Minha sugestão, é que vc arame os galhos e dê uma rebaixada nos da extremidade melhorando o posicionamento deles, para "abrir" a copa. Enquanto permanece com os aramentes ela irá começar a soltar raíz pelo fundo o escorredor, daí está na hora da mamadeira. Retire então os arames e coloque-a na mamadeira. Caso os galhos ainda não permanecam sozinhos na posição que vc colocou, arame novamente e reposicione, mas tome cuidado para não marcar, já que ela irá crescer com mais vigor. Deixe ela crescer livremente por uns 2 anos, sem desfolha, sem poda, depois pode os galhos no comprimento correspondente à uns 60% da altura entre a base e o início da ramificação, corte todos os galhos neste comprimento. Se ela tiver 10 cm da base até a altura do início da ramificação, corte os galhos deixando-os com 6 cm aproximadamente. Neste ponto, vc terá uma planta já com boa base, com a base dos galhos já formada, daí é só ir formando a copa com podas nesta proporção.
As aceroleiras tendem a emitir brotos opostos, retire todos deixando apenas os dois últimos da ponta do galho, quando estes estiverem com uns 40 cm de comprimento, pode-os novamente. Vai fazendo assim até formar a ramificação necessária para o estilo pretendido.
Com o tempo, vc vai postando sua planta pra gente ir acompanhando com vc o desenvolvimento dela.

Abraços e boa sorte.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Sergio Batalini
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Jan 04, 2010 1:14 pm    Assunto: Responder com citação

Falou e disse .. Ezequiel ...
A meu ver ..tá tudo aí Ricardo , e como percebeu , é um projeto para no minimo uns 5 anos ... e muita historia prá contar... Boa sorte.
ricardosantos07
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Fev 20, 2010 12:33 pm    Assunto: Responder com citação

Seguem novas fotos de 20/02/2010, agora numa mamadeira improvisada!!!

Ricardo Santos
Salvador-BA
ricardosantos07
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Mar 01, 2010 9:53 pm    Assunto: Responder com citação

Pessoal, alguem que tem mais experiência com esta espécie pode me ajudar me indicando a melhor fórmula para adubação?

Quanto de TM e qt de FO ou outro tipo de fertilizante???

Obrigado!!!

Ricardo Santos
Salvador-BA
Sergio Batalini
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Mar 02, 2010 2:16 pm    Assunto: Responder com citação

Ola, vc pode intercalar semanalmente com TM+FO.. adubo quimico raiz... adubo quimico foliar .. adubo organico .. e depois repetir a serie ..
Prá falar a verdade Ricardo .. algumas nativas são tão adaptadas e resistentes que "se criam sozinhas " , sem exigirem maiores cuidados ... fica tranquilo que tá indo muito bem ... Very Happy
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: