|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Illex PARTICIPANTE

Registrado: 18/07/04 Idade: 39 Mensagens: 1952 Localização: Uberaba - MG - Brasil
|
Enviada: Qua Dez 30, 2009 1:11 pm Assunto: FERTILIZANTES PARA BONSAI |
|
|
Olá Galera,
Gostaria de saber se alguém já utilizou ou utiliza vez ou outra, ou regularmente o fertilizante para Bonsai da Nutriplan:
http://www.nutriplan.com.br/store/html/index.php?pg=detalhe.htm&seg=2&grupo=80&subgrupo=90150&produto=8000401
Pelas informações em sua caixa parece ser bem completo:
Nitrogênio (N) Total: 8%
Fósforo (P2O5) solúvel em água C.N.A. + água: 9%
Óxido de Potássio (K2O) solúvel em água: 9%
Cálcio (Ca): 3%
Enxofre (S): 2%
Magnésio (Mg): 1%
Boro (B): 0,03%
Cobalto (Co): 0,005%
Cobre (Cu): 0,2%
Ferro (Fe): 0,2%
Molibdênio (Mo): 0,005%
Zinco (Zn): 0,35%
Natureza física: Farelado
O preço em média de mercado, em supermercados, floriculturas e afins varia em torno de R$ 1,50 até R$ 2,50 reais. É um preço relativamente baixo, o pacote vem com 150g, porém nunca utilizei tal fertilizante, sou muito adepto dos adubos orgânicos e dos famosos fertilizantes 4-14-8 e 10-10-10.
Porém o baixo custo deste e suas variadas composições me chamaram a atenção, nem sempre o barato sai caro não é verdade? Por isso gostaria de receber mais informações dos amigos que já utilizaram, e suas experiências, isso será importante não somente para eu, mas para todos no Fórum.
Obrigado desde já pela atenção pessoal.
Abraços:
Illex _________________ "Quem tem prática e realmente entende de Bonsai não critica um Bonsai feito por outro. Existe a técnica, mas também existe o sentimento de cada pessoa."
Mestre do Senhor Takeshima |
|
|
 |
marco_avelar 5.o PASSO

|
Enviada: Qua Dez 30, 2009 4:29 pm Assunto: |
|
|
Eu já usei um similar.
Eu usava mais por causa dos micro nutrientes, para manter a planta saudável, do que para promover o crescimento.
Depois eu passei a colocar esse tipo de adubo junto com a trota de mamona, mais pelos micro nutrientes mesmo, porque a quantidade de NPK é insignificante para promover o crescimento. Nunca fez mal algum às plantas. |
|
|
 |
joellagunasc PARTICIPANTE

Registrado: 01/07/07 Idade: 57 Mensagens: 1270 Localização: Laguna - Santa Catarina
|
Enviada: Qua Dez 30, 2009 4:31 pm Assunto: |
|
|
Ielx , ja vi este adubo , mas nao usei . Mas ele nao sai tao barato nao. pois 1 kg de torta de mamona ou farinha de osso eu pago aqui em torno de R$6,00 ( uma caixa de 1kg equivaleria a quase 7 caixas deste adubo para bonsai , o que custaria mais de R$10,00) , claro que sua formulaçao deve ser mais especifica para bonsai , mas eu tenho tido bons resultados com a dupla dinamica.
Abraços e Feliz 2010
joel _________________ "Somente os extremamente sábios e os extremamente estúpidos é que não mudam.
Confúcio |
|
|
 |
Illex PARTICIPANTE

Registrado: 18/07/04 Idade: 39 Mensagens: 1952 Localização: Uberaba - MG - Brasil
|
Enviada: Qua Dez 30, 2009 5:13 pm Assunto: |
|
|
Entendo Marco,
É bom saber disto, estava preocupado que não pudesse usar este Fertilizante em conjunto com um Adubo. Muito bom saber das suas propriedades de micro nutrientes que a meu ver você viu bons resultados nas plantas ou não?
Em se tratando de saúde e demais fatores, não querendo falar do crescimento.
Joel,
Visualizando em quantidade com certeza ele não vai ser tão barato mesmo em vista de alguns Adubos no mercado, como a dupla dinâmica, porém em se tratando de micro nutrientes como o Marco nos disse ele tem um diferencial ai.
E ainda não sendo tão danoso às plantas, pode ser utilizado em conjunto com algum Adubo em épocas distintas, ou num "mix" eficiente.
Eu utilizo um Adubo orgânico composto de estercos bovino, de aves (rico em N), fontes adicionais de ossos, e algo mais que me esqueço agora, porém me lembro segundo seu produtor que é tudo fermentado, e depois disponibilizado ao consumo, utilizo ele em mamadeiras, adubações rotineiras, e venho tendo ótimos resultados, já usei muito torta e farinha, porém o preço deste adubo sai cerca de 20kg R$7,00 no Mercado da cidade, e como os resultados são muito bons, tem algum tempo que não utilizo a torta e farinha.
Bom mas voltemos a falar de FERTILIZAÇÃO.
Mais alguns amigos tem algo a dizer sobre este Fertilizante? Gostaria de mais informações.
Obrigado pessoal.
Abraços:
Illex _________________ "Quem tem prática e realmente entende de Bonsai não critica um Bonsai feito por outro. Existe a técnica, mas também existe o sentimento de cada pessoa."
|
|
 |

Registrado: 01/07/07 Idade: 57 Mensagens: 1270 Localização: Laguna - Santa Catarina
|
Enviada: Qua Dez 30, 2009 5:29 pm Assunto: |
|
|
Ilex , na verdade so fiz esta comparaçao de preços com a TM+FO , pois na tua meNsagem frisaste bem o baixo custo deste fertilizante , mas e logico que é um bom produto , e se formos levar em consideraçao o custo total de um bonsai "pronto"veremos que talvez um dos componentes que menos de despesa e justamente a adubaçao.
Mas voltemos a falar de FERTILIZAÇAO
Joel _________________ "Somente os extremamente sábios e os extremamente estúpidos é que não mudam.
Confúcio |
|
|
 |
marco_avelar 5.o PASSO

|
Enviada: Qua Dez 30, 2009 5:46 pm Assunto: |
|
|
Illex eu vi bons resultados, sim, as plantas ficavam com as folhas mais brilhantes, mais vistosas. Acho que esse tipo de adubo tem como função a manutenção saudável de um bonsai pronto, que não necessita de muito crescimento, mas apenas ser mantido com o máximo de saúde.
Em relação ao preço o Joel tem razão quanto o quilo ser mais caro, porém a quantidade usada é bem menor que nos outros adubos, eu colocava cerca de 90% de TM+FO e 10%, no máximo, desse outro adubo. O meu durou bastante, mais que os outros. |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Qua Dez 30, 2009 9:30 pm Assunto: |
|
|
Joel,
você compra a TM + FO a granel? Em que tipo de comércio?
Abraço.
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
r.ozelame 2.o PASSO

Registrado: 03/06/09 Idade: 40 Mensagens: 324 Localização: Ilópolis-RS
|
Enviada: Qui Dez 31, 2009 6:19 am Assunto: |
|
|
Olá Illex,
cara, mantenho uma serissa já envasada (vaso de 15cm) há mais de ano só com esse adubo. Espalho uma colher de chá sobre o substrato e até agora não tive problemas. Pra plantas maiores seria complicado pela pouca quantidade que vem no pacote.
Espero ter ajudado. _________________ Sirvam nossas façanhas de modelo à toda Terra.
Att.
Ramon Ozelame |
|
|
 |

|
Enviada: Qui Dez 31, 2009 10:35 am Assunto: |
|
|
Edson eu compro em pacotes de 1kg tanto a FO quanto a TM
Ate por sinal comprei agora de manha .
TM - R$ 5,00
FO - R$ 4,70
Sao estas:
a granel eu nao tenho conechimento , eles sao encontrada em qualquer casa de produtos agricolas ou em floriculturas.
Com relaçao a misturar este fertilizante para bonsai com TM e FO , penso que quando elaborado ele ja vem com a concentraçao certa para aquela quantidade , se misturarmos com TM e FO estaremos diminuindo a sua concentraçao , e um fator que deve ser bem analisado.
Joel _________________ "Somente os extremamente sábios e os extremamente estúpidos é que não mudam.
Confúcio |
|
|
 |
rafael schaefer
Registrado: 07/12/08 Idade: 45 Mensagens: 44 Localização: Camboriu-SC
|
Enviada: Dom Jan 03, 2010 3:24 am Assunto: |
|
|
ola quero postar minha ex com este fert:
coloquei-o em minhas serissas e ele deu uma queimada legal nas folhas
pareri de usar,estou so no osmocot e uma vez por mes coloco uma colherinha de adubo organico nos cantos do vaso
espero ter sido util.
Rafael Schaefer |
|
|
 |
DigoF3 5.o PASSO

|
Enviada: Seg Jan 04, 2010 8:03 pm Assunto: |
|
|
ola, eu ultilizo apenas os produtos da vitaplan e são muito bons, este afubo de bonsai não é apropriado para todas as espécies mas é muito bom para coniferas pocausa dos micronutrientes.
t+ |
|
|
 |
Illex PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Jan 11, 2010 12:03 pm Assunto: |
|
|
QUE BOM.
Em sua maioria as respostas contém fatores positivos sobre o FERTILIZANTE em questão.
Eu coloquei-o em várias plantas após ler o que os amigos disseram, notei que a saúde melhora consideravelmente, o vigor, a coloração das folhas, o brilho, tudo muda, realmente é um aspecto muito saudável.
Só tive problema em uma floresta de Fícus em treinamento, creio que suas raízes ainda não estão totalmente recuperadas, por isso tive alguns brotos queimados, limpei e suspendi a Fertilização somente nesta planta, e continuei com o orgânico, pois não estava acarretando problemas.
Ozelame meu amigo, realmente eu achei até estranho o comentário do Rafael, pois coloquei ele em uma Serissa que tenho aqui também, e ela adorou, começou a jorrar de flores, estou tendo trabalho para retirar todos os botões, mas é bom vê-la feliz .
No mais, estou continuando a adubação com o adubo orgânico que utilizo (citado acima), além disso na Fertilização utilizo 10-10-10 para Coníferas em geral e algumas outras plantas, e 4-14-8, para Frutíferas e Floríferas, e após as dicas dos amigos estou complementando com o Fertilizante para Bonsai da Vitaplan, para manutenção dos micro-nutrientes do solo.
Nota: os Fícus parecem adorar esses compostos de micro-nutrientes, os resultados são fantásticos.
Bem é isso, ficarei aguardando mais colocações.
Abraço amigos:
|
|
 |
ALEXNOCERA 1.o PASSO

Registrado: 24/01/09 Idade: 51 Mensagens: 128 Localização: Barra Velha - SC
|
Enviada: Ter Jan 12, 2010 12:40 pm Assunto: |
|
|
Pessoal, podem me tirar uma dúvida ? Os produtos da Vitaplan, especificamente a torta de mamona e farinha de osso (ou comprados misturados na mesma embalagem como adquiri), já são curtidos durante o processo de produção, ou melhor dizendo, já vem prontos para uso ? Já ví muitas discussões, onde alguns afirmavam que deve-se deixar curtindo durante algumas semanas, antes do uso ? Será que vale a pena esse procedimento ?
Já me ocorreram situações, que após alguns dias de colocar a TM + FO no vaso, começar a aparecer insetos e algumas larvas no substrato (parecidas com o bichinho do pão pra quem conhece), devido a fermentação do produto. Será que aconteceu por ter colocado uma porção maior que o recomendado ? (enquanto alguns recomendam 1 a 2 colheres de sopa por vaso, devo ter colocado umas 4 ou 5, e recoberto com um pouco ao substrato) Isso será que traz algum dano a planta ? Só aplico TM e FO em vasos maiores para plantas em desenvolvimento. Alguém tem experiencia com relação a isso ?
Sds
Alex. _________________ “Você pode considerar uma planta como uma pincelada numa tela ou como um ponto num bordado, porém não deve esquecer que se trata de um indivíduo.”
Roberto Burle Marx |
|
|
 |
Illex PARTICIPANTE

|
Enviada: Sáb Jan 16, 2010 7:15 pm Assunto: |
|
|
ALEX,
Primeiramente, se vai utilizar a TM+FO deves protegê-la com um "vasinho", ou algo similar:
Aqui o processo inteiro:
http://www.labboshop.com.br/index.php?eid=70&acao=ex_see&id=149
Obrigado especial à Nipon Bonsai e Valdir Hobus pela matéria.
No link você encontrará outra matéria anexa muito valiosa também:
http://www.labboshop.com.br/index.php?eid=70&acao=ex_see&id=121
Sobre macro e micro nutrientes e suas funções, que é um dos temas deste tópico.
Se quiser também dê uma olhada nessa receita, ela não deixa o cheiro desagradável, e também não da bichos:
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=13451
Não aplique diretamente sobre o solo, temos tecnologia para conter o adubo e fornecer melhor formas de absorção para as nossas plantas, dessa forma ele não escorre, não perde compostos, e auxilia no bom cuidado da saúde da planta, uma vez que não deixa aparecer bichos.
Obs: tanto o vasinho quanto as pastilhas.
Espero ter ajudado.
Abraço:
|
|
 |
ricardosantos07 2.o PASSO

Registrado: 07/12/09 Idade: 41 Mensagens: 294 Localização: Salvador-BA
|
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|