Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Paulo Roberto Marasca 2.o PASSO

Registrado: 24/05/06 Mensagens: 266 Localização: Tres de Maio,RS
|
Enviada: Ter Dez 29, 2009 10:53 pm Assunto: VIDEIRA |
|
|
Faz um ano q coletei esta videira de mais ou menos 60 anos, está em vaso de treinamento e não sei o caminho a seguir com ela...Já frutificou este ano...
Valeu... _________________ http://www.rednaturaleza.com.ar/paulo_roberto |
|
|
 |
Matheus 31 2.o PASSO

Registrado: 25/06/09 Idade: 29 Mensagens: 396 Localização: Tietê-SP
|
Enviada: Ter Dez 29, 2009 10:59 pm Assunto: |
|
|
Acho bonsai de videiras lindos, mas nao sei como fazer pra ter uma copa bonita, a sua ta bem bonita
não sei oque dá pra fazer com ela, só vim deixar meu comentario aqui |
|
|
 |
marco_avelar 5.o PASSO

|
Enviada: Ter Dez 29, 2009 11:43 pm Assunto: |
|
|
Achei muito bonito, o tronco mostra mesmo a idade da planta. Eu não mudaria nada.
É de alguma variedade vinífera? |
|
|
 |
r.ozelame 2.o PASSO

Registrado: 03/06/09 Idade: 40 Mensagens: 324 Localização: Ilópolis-RS
|
Enviada: Qua Dez 30, 2009 6:36 am Assunto: |
|
|
Paulo, também gostei muito e não mudaria nada. Parabéns.
Só pediria mais fotos.... _________________ Sirvam nossas façanhas de modelo à toda Terra.
Att.
Ramon Ozelame |
|
|
 |
Arzivenko PARTICIPANTE

Registrado: 03/10/08 Idade: 41 Mensagens: 2019 Localização: Ijuí-RS
|
Enviada: Qua Dez 30, 2009 8:59 am Assunto: |
|
|
Perfeita, muito boa mesmo, parabéns! |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Qua Dez 30, 2009 6:57 pm Assunto: |
|
|
Olá Paulo!
Como o pessoal disse, está muito, mas muito legal!
Talvez se trabalhar o Jin com a retífica, deixando bem sinuoso, característica do tronco da videira.
Faz tempo que ando atrás de um tronquinho de videira mas, só acho coisa fininha.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |

|
Enviada: Qui Dez 31, 2009 4:42 pm Assunto: |
|
|
Valeu Matheus... Valeu Marco... Valeu Ozelame...Valeu Arzivenko... Valeu Elio, aproveitando a tua dica do jin, aquele feito com o tronco antigo q estruturava a videira foi trabalhado com a retifica deixando só o cerne mto duro, mas este pequeno q está mais a frente é macio e fico na dúvida de tirá-lo todo, deixando somente os brotos vivos q saem dele. Tbm fico na dúvida se diminuo aquele grande de trás.
Obrigado pelas opiniões...
 _________________ http://www.rednaturaleza.com.ar/paulo_roberto |
|
|
 |
Rodrigo Sousa Vidal
Registrado: 09/07/09 Idade: 51 Mensagens: 48 Localização: Algarve-Portugal
|
Enviada: Sex Jan 01, 2010 1:41 am Assunto: |
|
|
Olá Paulo.
Explendida sua Vitis.Pode ser no futuro um bom bonsai de Vitis vinifera.
Tenha muita atenção com a criação de madeira morta na arvore.
É uma tecnica que cria problemas a longo prazo na especie,normalmente se aproveita a beleza do tronco natural,sem realizar qualquer trabalho na sua madeira.
O trabalho será de reduzir a frutificação e a folhagem,uma especie um pouco atipica,mas se realizado um bom trabalho com diversas técnicas é explenderosa.
O motivo para não trabalhar a madeira é simples e provado pelos maiores e mais conhecedores Bonsaistas que têm trabalhado com a Vitis,especialmente Italianos.
E meu professor,que não gosta que lhe chame mestre ,teve más experiencias com madeira morta em Vitis fenomenais que possuia.
A incapacidade de manter a madeira morta(apodrece com os anos,por muitos tratamentos de ultima geração que se aplique,acabando de ano para ano se reduzindo o tronco até não haver nada a fazer com ele),e o seu tronco sinuoso não precisa de artefatos para chamar a beleza.
Sem duvida que a sua beleza está depois de bem elaborada e reduzida a folhagem e frutos,na altura de frutificar em armonia com o tronco retrocido.
Há quem goste ,há quem não goste como Bonsai,é uma das vertentes como muitas que existem felismente.
Paulo lhe deixo apenas um exemplo de uma bela Vitis Vinifera do Sr.Marc do Club Ouverture Bonsai(França)
Um abraço de Portugal.
Paulo lhe deixei uma mensagem privada. _________________ Blog:
http://kintall.blogspot.com/ |
|
|
 |

|
Enviada: Sex Jan 01, 2010 3:59 pm Assunto: |
|
|
Olá Rodrigo.
Agradecido pela aula a respeito da videira.
É a primeira que trabalho, espero conduzi-la respeitando o potencial que ela tem.
Poder contar com a experiência tua e de teu professor é muito importante neste caso, principalmente com a bagagem de bonsaistas europeus.
Ainda bem que a madeira morta atual dela foi a partir de partes que morreram naturalmente, simplesmente pela passagem ou não de seiva, vou manter toda a parte viva sem forçar nada.
Tenho um pensamento bastante aberto a respeito de bonsai, considerando as muitas vertentes uma diversificação importante desta técnica milenar.
Valeu pelo exemplo desta linda Vitis.
Grande Abraço.
Respondi a tua MP _________________ http://www.rednaturaleza.com.ar/paulo_roberto |
|
|
 |
Rodrigo Sousa Vidal
Registrado: 09/07/09 Idade: 51 Mensagens: 48 Localização: Algarve-Portugal
|
Enviada: Ter Jan 05, 2010 3:12 am Assunto: |
|
|
Viva Paulo e todo o forum.
Deixo aqui em seu tópico(me desculpe,mas está relacionado),o endereço de uma postagem e galeria de fotos de Vitis para alguém que goste da especie.
http://kintall.blogspot.com/
Muita sorte com a sua e nos vá dando seu desenvolvimento.
Um abraço
Rodrigo Sousa |
|
|
 |
Vhalveruth 4.o PASSO

Registrado: 17/09/09 Idade: 38 Mensagens: 708 Localização: Ituporanga/Blumenau/Itajai-SC
|
Enviada: Ter Jan 05, 2010 7:48 pm Assunto: |
|
|
Boa noite!
Esta ai uma especie q eu gosto, ja tenho uma videira de olho na minha tia, agora so ´´e arrumar lugar para fazer uma bancada pras minhas arvores, ai eu pego a videira
e ta mt bonita a sua
valeu |
|
|
 |

|
Enviada: Qui Jan 07, 2010 5:36 pm Assunto: |
|
|
Valeu Valveruth...
Entra no BLOG do Rodrigo Sousa Vidal (o endereço tá acima) q tem uma entrevista importante a respeito do seu cultivo (da vitis).
VLW. _________________ http://www.rednaturaleza.com.ar/paulo_roberto |
|
|
 |
Daniel.Guardia
Registrado: 30/12/09 Idade: 44 Mensagens: 9 Localização: Jundiaí-SP
|
Enviada: Qui Jan 07, 2010 6:52 pm Assunto: |
|
|
linda demais! |
|