Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
joellagunasc PARTICIPANTE

Registrado: 01/07/07 Idade: 57 Mensagens: 1270 Localização: Laguna - Santa Catarina
|
Enviada: Dom Jan 10, 2010 3:56 pm Assunto: Trabalho em Ficus |
|
|
Este é um ficus que eu adquiri em junho de 2008 , na Nipon Bonsai de Joinvile.
Esta foi a primeira mexida que eu dei nele: Desfolha
E aramaçao
Já num vaso provisorio
Estado dela esta semana , em um escorredor , nesta fase ja havia feito mais 2 desfolhas
Outro lado
Nova desfolha , optei como este lado sendo a frente
Outro lado
Minha ideia foi inclina-lo no sentido anti horario para deixa-lo mais na vertical
Ja aramada e com as raizes ja podadas , pronta para ir para o vaso e na nova posiçao.
Para melhorar o nebari do lado esquerdo , removi um pouco da casca para a formaçao de novas raizes neste local.
Trabalho finalizado.
Lado de traz.
Criticas e sugestoes sao sempre bem vindas.
Abraços
Joel _________________ "Somente os extremamente sábios e os extremamente estúpidos é que não mudam.
Confúcio |
|
|
 |
marco_avelar 5.o PASSO

|
Enviada: Dom Jan 10, 2010 11:51 pm Assunto: |
|
|
Bom material e está ramificando bem.
Parabéns!!! |
|
|
 |
Illex PARTICIPANTE

Registrado: 18/07/04 Idade: 39 Mensagens: 1952 Localização: Uberaba - MG - Brasil
|
Enviada: Seg Jan 11, 2010 12:24 pm Assunto: |
|
|
Joel,
Gostei bastante do teu Fícus, pequeno e ancião.
Só uma dúvida, pretende fazer novo selecionamento de galhos na próxima desfolha?
Digo, pois em partes tem alguns galhos que me intrigaram, alguns para baixo, outros para cima, alguns saindo da base de outros.
Realmente é assim que ocorrem as ramificações dos Fícus na natureza, com algumas particularidades além claro, seria esse seu objetivo?
Novamente parabéns pela planta, adoro Fícus, e este certamente ficará show.
Abraço amigo.
Illex _________________ "Quem tem prática e realmente entende de Bonsai não critica um Bonsai feito por outro. Existe a técnica, mas também existe o sentimento de cada pessoa."
Mestre do Senhor Takeshima |
|
|
 |

Registrado: 01/07/07 Idade: 57 Mensagens: 1270 Localização: Laguna - Santa Catarina
|
Enviada: Seg Jan 11, 2010 1:22 pm Assunto: |
|
|
Valeu Marco
Ilex , com certeza na proxima desfolha sera trabalhado novamente as ramificaçoes. Sempre se da um refinamento a mais , nao é mesmo?
Abraços
Joel _________________ "Somente os extremamente sábios e os extremamente estúpidos é que não mudam.
Confúcio |
|
|
 |
dudutsrj

|
Enviada: Seg Jan 11, 2010 4:03 pm Assunto: |
|
|
lindão, mas me tira uma dúvida quanto a formação de raízes.
você enterrou a parte descacada? |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Jan 11, 2010 7:34 pm Assunto: |
|
|
Sim. É como fazer uma alporquia , naquela parte descascada eu espero que apareça novas raizes. _________________ "Somente os extremamente sábios e os extremamente estúpidos é que não mudam.
Confúcio |
|
|
 |
dudutsrj

|
Enviada: Ter Jan 12, 2010 10:20 am Assunto: |
|
|
E funciona, estou com uma acerola que precisa muito de uma melhorada no nebari, será que funcionaria com ela? |
|
|
 |
Rodrigo Tavares 3.o PASSO

Registrado: 20/10/09 Idade: 49 Mensagens: 460 Localização: Betim-MG
|
Enviada: Ter Jan 12, 2010 10:41 am Assunto: |
|
|
Boa pergunta, dudu!
Joel, funciona para qualquer espécie de planta? _________________ "Se eu soubesse que o mundo terminaria amanhã,
hoje ainda plantaria uma árvore."
Martin Luther King |
|
|
 |
Edu Miranda 2.o PASSO

Registrado: 22/11/06 Idade: 41 Mensagens: 205 Localização: Belo Horizonte-MG
|
Enviada: Ter Jan 12, 2010 10:57 am Assunto: |
|
|
Bom trabalho joel, gostei da forma como eliminou a conicidade invertida. _________________ Eduardo Miranda
Belo Horizonte MG |
|
|
 |

|
Enviada: Ter Jan 12, 2010 3:10 pm Assunto: |
|
|
Esta tecnica funciona nos mesmos criterios da alporquia , depende de cada especie o tempo para formar novas raizes.
OBJETIVOS:
1. Correção de nebari: Para plantas com defeitos no nebari, a alporquia pode ser uma solução. Ela pode ser aplicada total ou parcialmente.Total: Quando substituimos todo o nebari antigo pelas novas raízes oriundas da alporquia.Parcial: Quando realizamos a alporquia somente em um lado da planta, e aproveitamos as raízes que já existem.
Este texto eu tirei destes site:
http://guto-bonsai.blogspot.com/2009/07/dica-alporque.html _________________ "Somente os extremamente sábios e os extremamente estúpidos é que não mudam.
Confúcio |
|
|
 |
leandro Spagiari 2.o PASSO

|
Enviada: Ter Jan 12, 2010 6:40 pm Assunto: |
|
|
Olá Joel,
esta ficando muito bonito o ficus, nos galhos tenho a mesma duvida que o Illex, acho que precisa de uma ordem nos galhos e algumas podas, qnt ao alporque parcial, ele me pareceu ter ficado muito em cima do substrato, penso que seria mais facil e rapido para o desenvolvimento ideal das novas raizes se ele tivesse ficado mais enterrado no substrato, manteria melhor a umidade facilitando o enraizamento, tbm teria deixado em um escorredor , o que facilitaria posteriormente para o engrossamento destas novas raizes, o ficus engrossa demais as raizes na mamadeira, não deixe de mostrar o desenvolvimento deste ficus, promete muito,
parabéns pelo trabalho e abraços. _________________ Leandro Spagiari Rosin
http://www.bonsaisul.com.br/index.html |
|
|
 |
Lucinei Reis 4.o PASSO

Registrado: 17/03/11 Idade: 47 Mensagens: 626 Localização: Salvador-BA
|
Enviada: Sáb Maio 05, 2012 9:44 pm Assunto: |
|
|
Oi joellagunasc o procedimento que você utilizou para melhorara o nebari como esta , pois estou pretendendo fazer este procedimento em uma acerola. |
|
|
 |

|
Enviada: Sáb Maio 05, 2012 9:49 pm Assunto: |
|
|
Ta bem legal , vou fotografar e postar , so que nao sei o que aconteceu mas o ficus secou todo , e quando veio a brotaçao so veio de um lado. _________________ "Somente os extremamente sábios e os extremamente estúpidos é que não mudam.
Confúcio |
|
|
 |
Lucinei Reis 4.o PASSO

Registrado: 17/03/11 Idade: 47 Mensagens: 626 Localização: Salvador-BA
|
Enviada: Sáb Maio 05, 2012 10:02 pm Assunto: |
|
|
Ok estarei no aguardo !!!!!!!!! |
|
|
 |
Elenildo abreu

|
Enviada: Qua Maio 09, 2012 5:02 pm Assunto: |
|
|
veja se o lado que secou foi o lado do corte. se foi pode ter interferido na circulação de seiva ..... |
|
|
 |
|