FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Corte de raiz pivo em Baobá
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
IanaMel
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 06/01/10
Idade: 39
Mensagens: 172
Localização: Fortaleza-CE

MensagemEnviada: Qui Jan 07, 2010 4:52 pm    Assunto: Corte de raiz pivo em Baobá Responder com citação

Olá gente, sou nova na comu já vou chegando trazendo uma dúvida pra vcs. Olha só, tenho uma muda de baobá ela tá com seis meses agora, sendo que eu li em algum lugar que se deve realizar o corte da raiz pivo do baobá cedo pra ele aguentar a poda. Então fui por a mão na massa, mas pra minha surpresa a raiz principal do baobá parece uma pequena batata de uns 6 cm, e fiquei sem saber como podar. Infelizmente n tirei foto então fiz um esquema de como ela se apresentou, aqui vai



Não sabia bem onde cortar, pq haviam bem poucas raízes secundárias e todas saíam da raíz pivo, ou seja, não tinha como cortar muito da raiz pivo sem eliminar as raízes secundárias tb. O traço vermelho mostra aonde cortei e replantei em escorredor com substrato composto de cascalho de rio, argila espandida triturada, um pouco de vermiculita e uns 30% de terra vegetal. Até agora ele está bem, mas fiquei na dúvida, será que esse corte que eu dei serviu de alguma coisa ou tenho que cortar mais da raiz pivo?
_________________
Iana Melo
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Rodrigo_Dias_RJ
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 08/07/06
Idade: 45
Mensagens: 815
Localização: Rio de Janeiro, RJ

MensagemEnviada: Qui Jan 07, 2010 5:59 pm    Assunto: Responder com citação

Iana ,

aonde vc leu isso?

coloca uma foto para a gente ver

abs
_________________
Rodrigo Dias
www.bonsaidatijuca.com.br
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
DigoF3
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 08/02/09
Mensagens: 847

MensagemEnviada: Qui Jan 07, 2010 8:37 pm    Assunto: Responder com citação

ola, em primeiro lugar vc podou na época errada deve-se podar bem no inicio da primavera quando a planta começar a aprezentar as brotação.

Voçe só deve podar as raizes das plantas quando elas apresentarem pelomenos um ano de idade.

Vc deve usar hormoneo inrraizador uma vez após a poda.

Nas primeiras podas de raiz vc deve podar bem pouco mesmo até a planta acostumar com as podas.

As raizes finas são as responçaveis pela ''alimentação'' da planta então se só existe raizes secundarias e finas não é conveniente podar agora.

Acredito que não vale apena vc podar as raizes de um pré-bonsai isto porque o crescimento da planta diminui muitoe não é isto que queremos não é? o melhor a fazer é plantala em um escorredor que as raizes vão ramificar naturalmente e quando o bonsai estiver pronto e for para o vaso definitivo vc poda as raizes para que o mesmo caiba no vaso Wink
Agora tenha paciencia e espere a recuperação deixe a planta em local sombreado e húmido.

boa sorte...
t+
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
IanaMel
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 06/01/10
Idade: 39
Mensagens: 172
Localização: Fortaleza-CE

MensagemEnviada: Sex Jan 08, 2010 9:00 am    Assunto: Responder com citação

Então gente, eu sei que não está na primavera ainda, mas é que eu sou de Fortaleza e li em um artigo que foi postado aqui, que no nordeste o periodo ideal pra fazer as podas radicais nos bonsais é em março, pq aqui n temos primavera. Eu sei, não é março ainda, mas falta pouco tempo e a minha muda já está com 6 meses. Não encontro muita coisa sobre baobás na net, mas o pouco que tem falando eles citam que deve-se podar as raízez do baobá bem cedo. Inclusive teM um tópico aqui mesmo no fórum onde alguem disse isso. Vejam nesse site:

http://www.fazendanatureza.com.br/sementes.htm

Aí não diz exatamente que deve ser podado com 4 meses, mas eu já vi em outors locais, só que não encontrei agora.Mas consideranco isso, eu pensei que em março seria muito tarde pra minha planta que já está com 6 meses, então podei agora.
Já coloquei enraizador logo após o procedimento, é necessário colocar novamente?
Aqui vai um foto tirada logo após o procedimento que foi feito quarta feira desta semana. Já dei uma olhada hj e ela está do mesmo jeito, nem sequer murchou.Acho que essa planta é uma guerreira, já passou por cada coisa e está ótima...


_________________
Iana Melo
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
DigoF3
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 08/02/09
Mensagens: 847

MensagemEnviada: Sex Jan 08, 2010 11:48 pm    Assunto: Responder com citação

ola, sobre o hormoneo enrraizador acredito que só uma vez é suficiente pois em exesso ele queima as raizes finas.
Agora é terbastante paciencia uma dica é vc desfolhar metade das folhas da árvore assim a planta vai perder menas água e se recuperar mais rápido.
Nunca devemos usar terra vegetal no substrato do bonsai pois ele compacta muito fácil, é mais aconselhado o uso de úmus de minhoca geramente para iniciantes indico uma composição de 60% matéria inorganica (pedriscos) e 40% de matéria organica. tudo misturado.
Eu particularmente não temnho experiencia com esta espécie mas como vc comentou que as raizes devem ser podadas bem cedo é viavel então fazer a semeação 4 ou 5 meses antes da poda assim terá um melhor controle da muda e da época Wink .


boa sorte...
t+
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
IanaMel
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 06/01/10
Idade: 39
Mensagens: 172
Localização: Fortaleza-CE

MensagemEnviada: Seg Jan 11, 2010 12:28 pm    Assunto: Responder com citação

Obrigada Rodrigo.
Será que alguem aqui já tem mais alguma informacão sobre o baobá?
_________________
Iana Melo
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Willian
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 21/02/05
Idade: 39
Mensagens: 471
Localização: Campo Grande-RJ

MensagemEnviada: Ter Jan 12, 2010 10:24 pm    Assunto: Responder com citação

Iana,

quem conhece muito de baobá é o Geraldo Inocêncio, ele faz parte aqui do fórum. Vou tentar achar um tópico dele sobre baobá e posto aqui pra você.
_________________
"A Paciência te espera!"
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Chaddad
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 11/01/05
Idade: 62
Mensagens: 227
Localização: Piracicaba-SP

MensagemEnviada: Ter Jan 19, 2010 9:54 am    Assunto: Responder com citação

Cara Iana,
Eu tenho trabalhado com alguns baobas, eles se assemelham às paineiras (Ceiba speciosa). No vaso eles formam tronco mediano com raízes tuberosas grossas e irregulares, como mandiocas, bem mais grossas que o tronco. Estas ultimas crescem no contorno do fundo do vaso e pegam a sua forma.
Se vc podar a raiz quando ela dormir e estiver sem folhas é melhor. Passe pasta de dente branca no corte bem de leve, e espere um pouco secar, com a planta na sombra. Depois plante. A dormência do baoba costuma ser longa, as vezes 6 meses, mas depende da nutrição, os muito adubados com nitrogênio dormem menos.
Para que o tronco fique barrigudo é necessário uma passagem num local espaçoso, como solo ou bacia grande, com um disco debaixo. Depois vou pstar umas fotos.

Veja as raízes de paineira em bonsai:

http://chaddadbonsai.files.wordpress.com/2009/07/ceiba-speciosa21.jpg

[url][/url]
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
IanaMel
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 06/01/10
Idade: 39
Mensagens: 172
Localização: Fortaleza-CE

MensagemEnviada: Sáb Jan 23, 2010 2:49 pm    Assunto: Responder com citação

Caro Chaddad,

Muito obrigada pela resposta! Me desculpe a demora em responder é que acabei de me mudar e ainda estou sem internet na casa nova. Terei de passar um tempo sem postar c frequencia aqui no forum até conseguir colocar a internet. Mas gostaria realmente de trocar experiencias c vc. Eu tenho algums mudas de paineira tb e foi bom saber que são tão parecidas! Assim que puder venho postar fotos do meu baobá
_________________
Iana Melo
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Tiago R
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 15/12/09
Mensagens: 751
Localização: Belo Horizonte-MG

MensagemEnviada: Sex Fev 24, 2012 3:26 pm    Assunto: Responder com citação

Iana, como vai a planta?
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
IanaMel
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 06/01/10
Idade: 39
Mensagens: 172
Localização: Fortaleza-CE

MensagemEnviada: Sex Fev 24, 2012 4:35 pm    Assunto: Responder com citação

Ele está muito bem. Plantei em um jarro maior pra que se desenvolvesse mais, agora já está com mais de 1,5m de altura. Aqui vai um foto não muito recente, ele já está bem maior


_________________
Iana Melo
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Andrey



Registrado: 29/09/11
Idade: 37
Mensagens: 76
Localização: Sobral-CE

MensagemEnviada: Qui Mar 08, 2012 5:12 pm    Assunto: Responder com citação

Iana, será que tem como você postar fotos da planta atualmente? me interessei sobre ela. até porque moramos mais próximos e podemos trocar ideias sobre as épocas do ano que aqui pra nós é diferente.

valeu.
_________________
===============================
"Da árvore do silêncio pende seu fruto, a paz".

Arthur Schopenhauer
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
IanaMel
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 06/01/10
Idade: 39
Mensagens: 172
Localização: Fortaleza-CE

MensagemEnviada: Qui Mar 08, 2012 5:35 pm    Assunto: Responder com citação

Andrey, vou providenciar as fotos mais recentes.
_________________
Iana Melo
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil