|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
| Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
| Autor |
Mensagem |
Edmilson 4.o PASSO

Registrado: 11/06/06 Idade: 51 Mensagens: 799 Localização: Ribeirão Preto - SP
|
Enviada: Dom Jan 03, 2010 4:51 pm Assunto: |
|
|
Seguindo os conselhos dos amigos:
Como algumas raizes estavam distantes da rocha e estas eram razoavelmente grossas, resolvi utilizar algumas lascas de rocha para preencer o intervalo restante
Também reposicionei uma raiz que cruzava com outra.
Observem que utilizei o barbante apenas para posicionar as raizes perfeitamente no local que era desejado
Somente apos isto coloquei a camara, que alem de direcionar as raízes que "abraçar" a rocha, promoverá calor e umidade para estas raizes, além de proteger contra luz solar
No momento não estou preocupado com a copa da planta, justamente por isto nem fotografei. D pitheco é uma planta surpeendente, com pouco mais de um mes ja estava marcando os arames que coloquei, logo espero que em pouco tempo ja tenha um bom resultado.
Estarei acompanhando com adubação organica, foliar e quimica depois de algum tempo apos o replantio.
Mudei para um vaso maior (,30 X,50) e utilizei caco de telha 0,5 cm e Bioplant ambos 50%.
Abraço fraterno _________________ " Se você não tem dúvida, é porque não esta bem informado " |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Dom Jan 03, 2010 4:58 pm Assunto: |
|
|
Muito bom camarada!!!
Vai inclinar mais o conjunto planta/rocha, como desenhou o Valdir??? Acho uma boa sacada! _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza...
Editado pela última vez por Alexandre S. Coelho em Dom Jan 03, 2010 5:03 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
Edmilson 4.o PASSO

|
Enviada: Dom Jan 03, 2010 4:58 pm Assunto: Agradecimento |
|
|
Caro amigo Alexandre, analisei a possibilidade, ficaria muito bom sim, porem a base da rocha é bem planacaso faça a onclinação precisaria de um vaso bem fundo para que o substrato possa calçar o conjunto rocha/planta pelo menos de inicio ate que as proprias raizes fizesse este trabalho.
Muito obrigado pela postagem _________________ " Se você não tem dúvida, é porque não esta bem informado " |
|
|
 |
Cláudio José Teixeira PARTICIPANTE

Registrado: 11/02/06 Mensagens: 1147 Localização: Rio de Janeiro
|
Enviada: Dom Jan 03, 2010 7:31 pm Assunto: |
|
|
Edmilson,
Pela foto parece que ficou muito bom... Nos dá a impressão de que toda ela está bem ajustada a rocha, se por algum motivo ficar alguma parte fora do agarre, pode-se usar musgo ou até próprios pedaços de rocha para mascarar a eventual "falha".
Se o caule ganhar mais calibre isto se refletirá nas raízes e o agarre vai ficar mais justo ainda. Só cuidado com o uso de adubo, os pitecos gostam mesmo é de solo pobre...
Mostre-nos a evolução desse trabalho, está muito interessante.
Abraços,
Cláudio. |
|
|
 |
Edmilson 4.o PASSO

|
Enviada: Dom Jan 03, 2010 8:40 pm Assunto: Obrigado |
|
|
Caro amigo Claudio, realmente esta planta me surpreendeu, o caminho é longo porem estou muito feliz com os resultados ate o momento.
As lascas de rocha utilizadas se encaixaram com perfeição, ficou um conjunto muito bonito. Irei acompanhar de perto o desenvolvimento desta planta, se necessario estarei fazendo outros ajustes.
Quanto ao musgo nas fendas é muito interessante, caso necessário estarei utilizando. Muito obrigado pela sugestão e ideia.
Irei procurar algum tipo de enraizador para auxiliar na formação de raizes. Penso que um número maior de raizes grossas melhoraria em muito o visual, infelizmente algumas das raizes se desenvolveram na parte posterior da planta, ficou atras da pedra e quero que elas apareçam.
Quanto ao adubo estarei observando o comportamento da planta. Novamente obrigado pela observação em relação ao uso de adubo, serei mais criterioso
Obrigado pelos elogios a planta. Será um enorme prazer em poder dividir com todos a evolução deste pitheco.
Abraço Fraterno _________________ " Se você não tem dúvida, é porque não esta bem informado " |
|
|
 |
Charles PARTICIPANTE

Registrado: 30/09/04 Mensagens: 1213 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Qua Jan 13, 2010 10:55 am Assunto: |
|
|
Oi Edmilson, tudo bem?
Lamento andar tão ausente do fórum, mas as vezes é assim mesmo!...
Acima de tudo, gostei das melhorias que voce vem fazendo no seu pitheco, pricipalmente quanto a fazer as raizes ser tornarem mais "coladas" à rocha.
As lascas de pedra, barbante, camara de pneu, certamente ajudarão neste processo.
Quanto ao desenho do Valdir, eu o achei muito interessante mas, acima de tudo, depende de como voce se sente com o andamento do seu trabalho.
Para adotar a sugestão do Valdir voce teria que não apenas gostar dela, mas gostar muuuuito, pois isso significa praticamente recomeçar do zero.
Por segurança, talvez seja necessário retirar de novo a planta da pedra, para poder fazer, com uma Makita, um corte diagonal quase na base da pedra. Na linha de base do desenho, este corte também atinge todas as raizes, acima do ponto em que hoje elas alcançam o solo. Este corte na pedra é preciso para que ela possa se assentar adequadamente num vaso mais baixo....
Acho que as diferenças entre seu projeto e o do Valdir são básicamente, varições do movimento da planta. O do Valdir com mais movimento lateral e com maior compactação da planta e o seu com direcionamento mais vertical, embora, no futuro, imagino que uma copa mais larga atenue esta verticalidade...
Enfim... o artista sente... e escolhe.... e voce é o artista!....
Acho muito legal sua postura de estar sempre estimulando os colegas a se envolverem e, mais ainda, de estar analisando e, eventualmente, adotando sugestões feitas!...
Parabéns e um abraço,
Charles |
|
|
 |
Edmilson 4.o PASSO

|
Enviada: Qui Jan 14, 2010 10:16 pm Assunto: Phiteco |
|
|
Charles, fico imensamente grato em ter sua participação pois além de um excelente bonsaista é uma pessoa ímpar.
Sua ausência é muito sentida, porém compreendo, afinal são tantas outras responsabilidades.
Estou tratando este pitheco a pão de ló, estimulando esta parte de raiz, apos isto irei analisar criteriosamente qual caminho tomar em relação ao estilo. Nossos amigos ja realizaram grandes projeções, mas isto depende de como estas raizes irão se comportar debaixo daquela camara de ar.
O pitheco é uma planta fabulosa, apesar do pouco tempo sua copa ja esta toda recuperada. Neste momento não estou preocupado com esta copa estou deixando ela crescer de forma completamente natural.
Com a preciosa ajuda de nossos amigos, andei repensando sobre o desenho dela e concordo que este estilo de copa não é adequado para uma planta raiz sobre rocha.
Quanto a postura, acho muito receber várias sugestões sobre minhas plantas. Adora receber dicas, críticas e elogios; analiso tudo com calma e sempre que oportuno adoto estes.
Obrigado, muito obrigado mesmo por participar.
Abraço fraterno e em maio nos vemos. Bonsai 2010 esta próximo _________________ " Se você não tem dúvida, é porque não esta bem informado " |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|