FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Minha jaboticabeira está morrendo...
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Mimila

MensagemEnviada: Dom Set 11, 2005 12:32 pm    Assunto: Minha jaboticabeira está morrendo... Responder com citação

Há três meses, meu namorado me deu um Bonsai de Jaboticabeira (deve ter uns 25 cm de altura). Eu fiquei feliz da vida, coloquei o vaso numa janela que pega sol em parte da tarde e passei a regá-lo todo dia pela manhã.

Tudo estava indo muito bem, várias folhinhas novas e verdinhas aparecendo, já estava até pensando em buscar informações sobre poda. Até que, há duas semanas, fez dois dias de calor infernal aqui no Rio. E quando eu vi, ela estava perdendo folhas, muitas folhas. Comprei um fertilizante (líquido, da Ouro Verde), que misturei na proporção indicada e reguei com essa água. Cortei os galhos menores e já totalmente sem folhas e as pontas que tinham secado. Pensei que fosse melhorar. Eis que, no dia seguinte, ela ficou praticamente sem folha e hoje está horrível. As folhas que sobraram estão secas e, basta mexer um pouquinho, que elas vão caindo.

Eu não entendo nada de Bonsai. Pouco entendo de plantas, mas quero muito recuperar minha ávorezinha. Sempre gostei de Bonsais e essa, então, é ainda mais especial.

Me ajudem, por favor.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário
Rafael Grecca

MensagemEnviada: Dom Set 11, 2005 1:25 pm    Assunto: Responder com citação

Não seria excesso de adubo, geralmente se diminui por menos que a metade indicada no frasco, no caso de bonsai....Quanto as folhas cairem concerteza tinha sido por causa do calor intenso desses dois dias que você nos falou, ela sintiu a mudança de local, seria meio que normal. "uma adpatação da sua planta. Ela irá brotar novamente concerteza mais vai demorar uns 15 dias... Wink
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Yahoo Messenger MSN Messenger
Mimila

MensagemEnviada: Dom Set 11, 2005 2:36 pm    Assunto: Responder com citação

Obrigada pela resposta!

Não sei se é excesso de adubo... coloquei tão pouco: quatro gotas em 100ml de água, sendo que só coloquei 75 ml no vaso. É possível que tenha sido demais?

Agora eu tirei ela do sol. Vou deixar em algum lugar com luz, mas sem sol... Tá certo fazer isso? E quanto às folhas, é melhor terminar de tirar todas? É melhor cortar os galhos e deixar só os principais? Ela tá muito seca mesmo.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário
vmterra

MensagemEnviada: Dom Set 11, 2005 3:52 pm    Assunto: Responder com citação

Ola mimila, com certeza foi o exesso de sol que fez com que as folhas caíssem, às vezes ela nem precisaria de adubo por enquanto! vou te dar um conselho: Nos dias muito quentes igual a esse que você presenciou você até regar seu bonsai duas vezes no mesmo dia Ok? outra coisa muito boa é borrifar suas folhas com água... pense que você está na praia com um sol imenso, você adoraria ser molhada por água.. a mesma coisa acontece com a planta.. agora na questão do adubo, utilize somente Torta de Mamona e Farinha de Osso, utilize uma colher das de chá na proporção 1:1, ou seja se utilizar uma colher das de chá de torta de mamona utilize a mesma colher pra farinha de osso, entendido? a regra é uma colher das de cha pra um vaso de no máximo 25cm.. pra mais que isso utilize duas colheres!

Como colocar o adubo?

corte a boca de uma garrafa Pet e coloque em um canto qualquer do vaso penho o adubo la dentro, assim a garra protegerá de ventos não deixando que ele se espalhe.. Veja uma foto minha de exemplo:

Espero ter ajudado...

Grato,

Vitor Moulin
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
crhistianvedder

MensagemEnviada: Qua Set 14, 2005 11:09 am    Assunto: Responder com citação

Vitor, duas dúvidas!

Essa boca de garrafa pode ser substituída por uma pedra, afundada na terra?
Ai se tira a pedra e coloca o adubo no buraco e cobre com a pedra de novo?

Outra coisa, essa pedrinhas brancas por cima, eh só para enfeite mesmo?

Abraços,
vmterra

MensagemEnviada: Qua Set 14, 2005 11:35 am    Assunto: Responder com citação

Olá Crhistian, pode por a pedra sim, mas eu particularmente não gosto pq vai demorar muito mais tempo pra terra absorver o granulos maiores, pois quando for fazer a rega, a água não irá ter um contato direto com o adubo, a boca da garrafa é somente pra proteger o adubo para que não possa se espalhar nem se perder com o vento.. "A boca da garrafa tem a mesma função da pedra no buraco" (proteger o adubo), quanto as pedrinhas, é só pra decorar mesmo!

Espero ter ajudado!

Grato,

Vitor Moulin
Leilton Lima
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Set 16, 2005 10:18 am    Assunto: Responder com citação

Olha só, tenho tres jabuticabeiras em vaso de treinamento. As duas que estao repletas de folhas estao plantadas em areia grossa e o vaso está sobre uma bacia com água (e um peixe por causa dos mosquitos). Nao tenho nenhum bonsai de jabuticaba portanto nao sei se a técnica vale para a bandeja de bonsai. Mas garanto que a jabuticabeira em condiçoes normais adoooora água, muita água.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Claudio
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Set 16, 2005 10:26 am    Assunto: Responder com citação

Ei Leilton.

Mas estão na areia grossa pura?
Só areia?

Abraços
Claudio

fariadjoy@ig.com.br
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Leilton Lima
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Set 19, 2005 3:31 pm    Assunto: Responder com citação

É isso mesmo amigo, areia grossa é o único substrato que a planta precisa para desenvolver bem as raizes. E olha que eu nem uso a areia peneirada. Areia grossa de construçao vem dando muito certo. Eu entendo sua surpresa também custei a acreditar. Mas já conversamos sobre isso, dá uma lida no tópico abaixo.

abraçao

http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=1131
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
jackson
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Set 21, 2005 5:38 am    Assunto: Responder com citação

mimila,

Acredito que o calor tenha sido o responsável pelo dano à sua planta, porém pode ser que a rega não tenha sido suficiente,

como vc regou sua planta? Molhou com regador ou chuveirinho o suficiente até a água sair pelos furos de drenagem?

é muito comum perderem-se plantas por molhar o substrato com copo ou chaleiras, mas estas não molham satisfatoriamente.

use sempre uma forma de molhar como se fosse uma chuva fina, demoradamente, inclusive as folhas, mas nunca durante o sol forte sobre as folhas.

quanto à sua planta, não tem muito o que fazer agora, não adube mais, lasque um pouco do tronco com a unha para ver se está verde e aguarde, molhando, a nova bortação, que pode levar vários meses, no caso de jabuticabeira.

[]s

"...Se errei, foi tentando acertar...."
CBR

MensagemEnviada: Qui Set 29, 2005 8:20 am    Assunto: Responder com citação

Oi pessoal alguem pode colocar uma foto de jabuticabeira? gostava de ver
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
vmterra

MensagemEnviada: Qui Set 29, 2005 9:54 am    Assunto: Responder com citação

Ai vão as minhas, ja está na hora de dar mais uma podadinha de manutenção nela! tenho outra que está desfolhada no escorredor de macarão!

Quando a adiquiri ela era assim

Essa foto é de 3 semanas atrás

Essa é a que está no vasinho ai, hoje está escorredor desfolhada

T+ colega

Vitor Moulin[/list]
tiogabra
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Out 08, 2005 10:08 am    Assunto: Responder com citação

Leilton Lima escreveu:
Olha só, tenho tres jabuticabeiras em vaso de treinamento. As duas que estao repletas de folhas estao plantadas em areia grossa e o vaso está sobre uma bacia com água (e um peixe por causa dos mosquitos). Nao tenho nenhum bonsai de jabuticaba portanto nao sei se a técnica vale para a bandeja de bonsai. Mas garanto que a jabuticabeira em condiçoes normais adoooora água, muita água.

Leilton.
Vc poderia postar umas fotos para gente ver esta tecnica da bacia de agua, quanto tempo leva para que a agua seja tropcada, qual peixe vc colocou.

Da as dicas para nos.
Um abraço. Laughing

"Que a Paz esteja com vocês"
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: