FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

RPP - Tuia Nana [por favor leiam e ajudem se possível]
30.12.2011
Ir à página Anterior  1, 2

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Alexandre S. Coelho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Jan 15, 2010 8:51 pm    Assunto: Responder com citação

Oi Rafael

Esta espécie é meio complicada em nosso clima...
Uma dica é expor toda folhagem ao sol, pois quando galhos mais baixos ficam encobertos tendem a secar Wink

Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai

Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza...
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Rafael Pontes
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Jan 16, 2010 11:30 pm    Assunto: Responder com citação

Ô Alexandre, valeu, vo colocar ela mais no sol! depois vo postar as fotos de como ela está pra ver se ajuda... To com medo de perder ela... Sad
mais logo eu posto notícias!
Rafael Pontes
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Jan 17, 2010 10:01 am    Assunto: Responder com citação

ta aki uma foto da folhagem dela...

ela tem piorado cada vez mais...
ontem a noite deixei ela descoberta e de manha ela pegou um solzinho até agora pouco, quando guardei ela novamente na sombra com medo do sol mais de tarde queimar suas folhas...
Reparei q a base do tronco dela (provavelmente o nebari né?) tem estado mais escuro que o resto do tronco... provavelmente muito umido. Será que estou regando ela demais?
Mário A G Leal
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Jan 18, 2010 9:20 am    Assunto: Responder com citação

Rafael, o Cipreste "nana", é uma árvore que dá um pouco de trabalho. Você pode verificar que poucos bonsaístas tem ou mostram esta árvore. É bom você deixá-la em local que, embora sombreado, tome sol o dia todo: uma tela de proteção em local aberto.
O excesso de umidade pode fazer isto mas, principalmente a falta de sol.
Não sei a quanto tempo você tem a sua mas, se é de super mercado normalmente já vem morta pelo ar condicionado. Como ela tem um pouco de seiva permanece bonita por uns dias depois....

Comece com as nossas árvores, são mais fáceis de cuidar e vão dando a você experiência.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Jan 18, 2010 9:46 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Rafael, as variedades de junipero em que as folhas, ou acículas, são em forma de escamas como essas da sua planta, são extremamente complexas para se cultivar e formar como bonsai. E isso é verdade tanto para bonsaistas experientes como para iniciantes. Tenho visto bons exemplares em mostras no sul do país, onde o clima frio é mais atrativo para o cultivo, mas mesmo por lá há perdas significativas de galhos e folhas. Rolling Eyes

O melhor junipero para cultivo e formação como bonsai é sem dúvida nenhuma o SHIMPAKU, ou junipero chinês. Com ele praticamente não há perdas, pois aguenta bem o "tranco", seja na confecção de shari e jin, seja no tracionamento com arame, em que podemos dar forma e contorcionismos os mais acentuados, sem risco nenhum para a planta. Very Happy

O meu conselho para voce em relação a essa planta é: deixe-a de lado, escolha outra espécie para trabalhar e não se preocupe: vc não é o primeiro nem será o ultimo a perder todo o trabalho com essa espécie e derivadas ou similares a ela. Very Happy

Qualquer que seja a medida adotada por voce, pode ter certeza: ou a planta irá secar toda ou parte dela. O que restar, inclusive, mais cedo ou mais tarde irá secar e morrer tambem, de forma que, qualquer trabalho seu será perdido. Então, melhor não esquentar a cabeça com isso e partir para outro trabalho com uma espécie mais fácil de lidar, como o shimpaku. Very Happy

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Rafael Pontes
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Jan 18, 2010 10:04 am    Assunto: Responder com citação

poxa, é uma pena... essa planta é especial pra mim!
o pior é que eu vou ter q viajar e não poderei acompanhar ela...
de qualquer forma agradeço de novo a todos que me ajudaram! Infelizmente ela não é uma boa planta pra se começar mesmo! Espero que minhas novas mudinhas se saiam bem heuehehue
estou com 5 mudas e duas estacas começando... comecei a trabalhar também em um yamadori, logo mais eu posto mais sobre elas!
Como ultima medida vou tentar salvar ela seguindo o que eu puder em relação aos cuidados q me indicaram!

Valeu mesmo! Apesar das noticias tristes, fico feliz de ter os amigos me ajudando!
Rafael Pontes
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Jan 18, 2010 2:00 pm    Assunto: Responder com citação

Citação:
É bom você deixá-la em local que, embora sombreado, tome sol o dia todo: uma tela de proteção em local aberto.

Providenciei aqui em casa uma tela e uma "armação" de madeira para proteger minha querida!

Valeu a dica Mario! Tenho borrifado as folhas dela com agua fresca e agora protegida como na foto tenho esperanças de salvá-la! Quando viajar minha mãe cuidará dela pra mim, ja dei todos os passos a se seguir ehuehuehe
Mário A G Leal
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Jan 18, 2010 3:10 pm    Assunto: Responder com citação

Rafael, tem que molhar o solo, não apenas as folhas. ATENÇÃO!!!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Rafael Pontes
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Jan 18, 2010 4:55 pm    Assunto: Responder com citação

Ah sim, tenho molhado o solo também! Foi aqui que eu li alguem falando que era pra molhar as folhas tb? heuehuehe
se não foi me confundi! mas o solo eu tenho tentado manter ele umido, sempre testando com a mão!

valeu!!!
Rafael Pontes
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Jan 30, 2010 4:06 pm    Assunto: Responder com citação

Olá de volta!
Minha Tuia está rasoavelmente melhor!!!
Aparentemente ela está estável, se tudo estiver bem ela está se recuperando! agradeço a ajuda dos companheiros!
Rafael Pontes
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Fev 04, 2010 1:10 pm    Assunto: Responder com citação

ela ainda não está bem! nao sei mais o que pode ser... coloquei ela no sol da manhã com uma tela de proteção, tenho molhado bastante e etc...
Será que pode ser alguma doença?
tirei uma foto agora de como ela está:

tem um ramo secando e os outros bem verdinhos, aparentemente bons, mas no meio aparecem alguns pontos secos... Isso é normal ou não?

Ela está também com muitas raízes, começando a aparecer na parte de baixo do escorredor. Será que pode ser algum excesso de raizes?

agradeço se puderem me ajudar!
Laudir
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Fev 04, 2010 2:42 pm    Assunto: Responder com citação

se as raízes estão saindo pelo escorredor, entao ela está se recuperando
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página Anterior  1, 2
Página 2 de 2

Ir para: