|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
EZEQUIEL JUNIOR PARTICIPANTE

|
Enviada: Dom Jan 17, 2010 12:04 pm Assunto: |
|
|
Olá amigos,
Laudir, na verdade é bem difícil entortar ele quando os galhos já estão mais grossos, mas com ajuda de algumas técnicas é possível fazer isso com galhos até certo diâmetro, mas não sei precisar qual seria esses diâmetros limites...
Rodrigo, a intenção é deixar os galhos darem uma engrossada primeiro para poder aramar, eles ainda estão muito "moles" assim o arame marca muito, e eu já perdi alguns galhos dele por causa disso, por isso estou indo devagar com ele. Eu consegui entortar o galho principal dele, com ajuda de fio de 8 mm e borracha de câmara de ar...
Alexandre, obrigado pela consideração, sua opinião é muito importante. Infelizmente não consegui seguir seu projeto, na época eu já tinha aramado ele e posicionado os galhos para varrido. Espero que o amigo me ajude ainda com outras plantas.
Abraços a todos |
|
|
 |
Allan M Visitante
|
Enviada: Seg Jan 18, 2010 5:16 pm Assunto: |
|
|
Parabéns pelo seu Buxinho!
Eu queria fazer um fukinagashi com um buxinho que tinha aqui, mas tive de fazer um literati pois pe muito sinuoso.
Bom, no entanto o seu buxinho, na minha opinião, ficou perfeito como fukinagashi e eu continuaria com suas idéias (inclinar mais o tronco, etc).
Particularmente, não gosto muito de jin no fukinagashi, acho que fica poluído demais, uma vez que o fukinagashi por si já é bem dramático.
Por esse motivo, eu retiraria alguns galhos que estão sem folhas e o deixaria mais pelado.
O buxinho é realmente muito difícil de se aramar, seu caule se marca muito fácil e se um galhinho quebra, já era... pode cortá-lo fora pois não nascerão folhas. Perdi muitos galhos nos meus literati, mas pelo menos consegui manter os principais. Para evitar a quebra, eu os deixei mergulhados numa bacia por algum tempo.
De resto, acho que está ótimo - basta retirar alguns galhos, aramar de forma mais horizontal os que permanecerem, arrumar um bom vaso (orgânico de preferência) e cuidar bem dessa belezura - essas são minhas dicas. |
|
|
 |

|
Enviada: Ter Jan 19, 2010 12:34 pm Assunto: |
|
|
Olá Allan,
Obrigado pelos comentários.
Por enquanto eu vou deixando os jin, até ele ter o formato que desejo, depois vou avaliar e ver se deixo ou não... mesmo assim muito obrigado pela dica, vou levar isso em consideração... se bem que acho que jin combina muito bem com o varrido e com o buxinho. Até por que os jin ajuda a dramatizar a planta, já que não tem como dar movimentos muito sinuosos... concorda?
Abraços |
|
|
 |
CARLOVICH 2.o PASSO

Registrado: 21/12/09 Idade: 50 Mensagens: 354 Localização: SÃO PAULO-SP
|
Enviada: Qua Jan 20, 2010 7:04 pm Assunto: |
|
|
EU TIRARIA A PARTE DE CIMA DO 2 GALHO DA FRENTE.... ACHO QUE ESTÁ ATRAPALHANDO A PERCEPÇÃO DO GALHO DO FUNDO!... FICARIA MAIS LIMPO E DARIA MAIS NITIDEZ QUANTO AOS PLANOS...
LÓGICO QUE É PELA ANÁLISE DE UMA FOTO... O QUE ACHAM?
LEGAL VER QUE UMA PLANTA QUE ESTAVA QUASE QUE RESOLVIDA NO PROJETO FEITO ACIMA TER SIDO MODELADA E TAMBÉM CAMINHA BEM EM OUTRO ESTILO... SÓ DEIXA, A NÓS PRINCIPIANTES, MUITO MAIS DÚVIDAS...RSRSRS...
BRAÇOS... _________________ Tree at work!! Árvores treinando-me...!!! |
|
|
 |

|
Enviada: Qui Jan 21, 2010 7:20 am Assunto: |
|
|
Olá Carlovich,
Obrigado por seus comentários.
Isso é bonsai, as possibilidades, as variações de interpretação de uma plantas são imensas... ainda bem...rsss
Realmente este galho está atrapalhando a percepção do galho de trás. Na verdade eu fiquei receioso em cortar muitos galhos e perder algum deles. É que já perdi um buxinho antes e, pra falar a verdade, ainda tenho algum medo de trabalhar esta espécie, este aí é minha vítima, estou perdendo o medo aos poucos... acho que vou deixar o trabalho de refinamento da copa pro início da primavera, quando também quero diminuir ainda mais as raízes até conseguir colocá-lo em um suiban. Esta época do ano aqui é muito quente, penso que ele sentiria muito se eu voltasse com intervenções por agora, já que tem poucos dias que eu mexi nele... o que acha?
Abraços e mais uma vez obrigado |
|
|
 |
Luigi

|
Enviada: Qui Jan 21, 2010 12:45 pm Assunto: |
|
|
Fala Tião, esse ai recuperou bem, e ta ficando bonito, vc ja retirou os alporques do ficus, retira-la, um abraço do amigo Luis _________________ Viver a vida a cada batida do coração |
|
|
 |

|
Enviada: Sex Jan 22, 2010 7:42 pm Assunto: |
|
|
Grande Luiz, tomou chá de sumiço homi... cê tá doido...
ainda não tirei os alporques não, estou te esperando... já te adianto que temos muitos yamadori pra coletar, achei umas plantas que são de babar... quando retorna?
Abraços |
|
|
 |
Allan M Visitante
|
Enviada: Dom Jan 24, 2010 1:39 pm Assunto: |
|
|
Sim, Ezequiel, perfeito e concordo: é melhor deixar os jin, pois se retirá-los, não tem como tê-los de volta, claro.
Eu disse isso mais por uma questão de gosto pessoal.
Poste as atualizações, pois eu adoro buxinho e, como eu disse, em especial os fukinagashi!
Abraços! |
|
|
 |

|
Enviada: Qui Nov 04, 2010 10:33 am Assunto: |
|
|
depois de alguns meses de recuperação, dei continuidade neste buxinho... ainda falta muita coisa... devagar e sempre...
 |
|
|
 |
Laudir PARTICIPANTE

Registrado: 17/08/09 Idade: 50 Mensagens: 2284 Localização: Urupá-RO
|
Enviada: Qui Nov 04, 2010 11:45 am Assunto: |
|
|
EZEQUIEL JUNIOR escreveu: | depois de alguns meses de recuperação, dei continuidade neste buxinho... ainda falta muita coisa... devagar e sempre...
 |
Bom dia amigo!
estava eu pensando ao revisar o topico:
E porque não inclinar a planta e "subir" os galhos um pouco mais?
Mais ou menos como o rabisco que fiz abaixo
 _________________ O tamanho da tua fé determina o quanto Deus vai te usar!
Pr. João Laudir |
|
|
 |

|
Enviada: Qui Nov 04, 2010 12:53 pm Assunto: |
|
|
Olá Laudir, quando eu fui colocar ele no vaso que está eu me peguei pensando na na inclinação... realmente é uma proposta bem interessante, não sei como ficaria em relação às raízes, pois eu teria que aramar elas e posicioná-las, algo bem difícil para alguém que já perdeu vários buxinhos por mecher demais nas raízes... rss
Vou estudando a planta com o tempo, como coloquei, ainda falta muito para esta planta...
Abraços |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Qui Nov 04, 2010 1:51 pm Assunto: |
|
|
Ezequiel meu velho...
A aramagem dos galhos ficou nota 10, parabéns  _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |

|
Enviada: Qui Nov 04, 2010 2:17 pm Assunto: |
|
|
ô meu amigo, obrigado pelo elogio, mas depois que matar tanta planta, quebrar tanto galho a gente pega o jeito... |
|
|
 |
HudsonArpini 2.o PASSO

|
Enviada: Qui Nov 04, 2010 4:54 pm Assunto: |
|
|
cara,quando eu vi a planta no 1 post,nunca imaginei q podia ser um varrido,mas agora parece q ela ta muito bem conduzida,eu tambem voto pela inclinação na hora de plantar |
|
|
 |
LEAO 3.o PASSO

Registrado: 18/02/10 Idade: 69 Mensagens: 578 Localização: Venâncio Aires-RS
|
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|