Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Paulo Gilberto 1.o PASSO

Registrado: 03/06/07 Idade: 40 Mensagens: 117 Localização: Bezerros - Pernambuco
|
Enviada: Dom Jan 17, 2010 10:07 am Assunto: Poda drástica só no fim do inverno mesmo? |
|
|
Levando-se em consideração que eu moro no agreste pernambucano e aqui é sempre quente, dá pra podar nessa época do ano ou tem que esperar até o fim do inverno? |
|
|
 |
Rafael Pontes 3.o PASSO

Registrado: 31/12/09 Idade: 39 Mensagens: 462 Localização: São Luís - MA
|
Enviada: Dom Jan 17, 2010 11:54 pm Assunto: |
|
|
Olha Paulo, primeiro vc tem q ver as peculiaridades da sua planta!
qual especie que ela é?
dá uma olhada aki, baixa essa planilha e vê se encontra o seu bonsai!
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=10359
aki vc vai ter todas os cuidados de algumas plantas, inclusive sobre poda!
se não encontrar, coloque umas fotos da sua planta, e o nome (cientifico e popular) para que o pessoal mais experiente possa ajudar!!! _________________ Meu blog Frodo's Bonsai - http://frodobonsai.blogspot.com/ |
|
|
 |
brunofreire
Registrado: 03/01/10 Idade: 39 Mensagens: 42 Localização: Rio Grande-RS
|
Enviada: Ter Jan 19, 2010 1:42 am Assunto: |
|
|
paulogilberto, o que tenho visto em materias que abordam esse tipo de assunto é de que tanto em lugares frios quanto em lugares que tem temperaturas levadas o ano todo, no inverno e no outono os dias são mais curtos e as plantas crescem de maneira mais lenta devido a redução da fotossintese .
Na primavera e no verão com os dias mais longos as plantas crescem de maneira mais rápida, devido ao aumento da luz solar e da fotossintese.
Então acho que o ideal é você esperar o final do inverno para efetuar a poda.
Espero ter ajudado.
Abraço. |
|
|
 |
ricardosantos07 2.o PASSO

Registrado: 07/12/09 Idade: 41 Mensagens: 294 Localização: Salvador-BA
|
|
|
 |
DigoF3 5.o PASSO

|
Enviada: Qua Jan 20, 2010 11:12 am Assunto: |
|
|
ola, isto vai depender muito da espécie, no grupo das coniferas a poda drástica só deve ser feita no inverno isto porque a planta esta em dormencia e no inicio da primavera as plantas perdem esta dormencia e tem um crescimento acelerado já no verão este crescimento acelerado diminui um pouco então se vc quer uma boa brotação a poda deve ser feita no final do inverno, mas se a poda é só de um galho grosso pode fazer a poda até o meio do verão dando tempo para a planta crescer um pouco até o oltono e suportar o inverno.
se vc realmente presisar fazer a poda faça mas é sempre melhor esperar uma vez eu fiz uma poda em uma serissa variegata no oltono e ela só brotou na primavera.
t+. |
|
|
 |
|