|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Donegá 4.o PASSO

Registrado: 25/01/07 Idade: 51 Mensagens: 664 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Sáb Jan 09, 2010 9:40 pm Assunto: Tanuki Bonsai, que madeira usar? |
|
|
Olá Amigos,
Apesar de alguns amantes dessa arte não gostarem ou na verdade não considerarem o Tanuki Bonsai como um verdadeiro Bonsai, eu particularmente tenho visto lindos trabalhos pela Net independente de serem ou não verdadeiros Bonsai e gostaria de fazer uma tentativa dessa opção, porém não sei qual o tipo de madeira ou melhor espécie de tronco (árvore mãe) a ser utilizado, de acordo com as característiscas de beleza e durabilidade e outros fatores.
Algum dos amigos saberia me dar esta informação?
Desde já agradeço.
Gde Abraço. _________________ Donegá
Natura Bonsai Brasil
http://naturabonsaibrasil.blogspot.com/ |
|
|
 |
Rodrigo Tavares 3.o PASSO

Registrado: 20/10/09 Idade: 49 Mensagens: 460 Localização: Betim-MG
|
Enviada: Seg Jan 11, 2010 5:52 pm Assunto: |
|
|
Olá Amigo;
Eu pessoalmente conheço pouco de Tanuki, mas sei que é um procedimento difícil, adequado para bonsaístas profissionais.
Não sei se você já viu esta matéria:
O link é: http://www.celsobonsai.hpg.ig.com.br/iniciaartigos.htm
Sei que para o Tanuki é imprescindível utilizar uma boa madeira, de alta durabilidade (madeira de lei). _________________ "Se eu soubesse que o mundo terminaria amanhã,
hoje ainda plantaria uma árvore."
Martin Luther King |
|
|
 |
Donegá 4.o PASSO

Registrado: 25/01/07 Idade: 51 Mensagens: 664 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Sáb Jan 16, 2010 4:31 pm Assunto: |
|
|
Olá amigo,
Sim eu já vi esta matéria e até tenho salva em meu PC, mas ela apenas mostra uma das formas de usar o tronco de madeira morta. Minhas dúvidas são quanto que tipo de madeira usar (Ex: tronco de pinus, de Jaboticabeira, Junipero, etc) e como tratar essa madeira, pois como vemos na maioria das fotos os troncos utilizados tem uma cor quase branca e que torna o contraste com a planta viva lindo e se deve-se deixar secar bastante antes de sua utilização.
Agradeço seu interesse em ajudar. _________________ Donegá
Natura Bonsai Brasil
http://naturabonsaibrasil.blogspot.com/ |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Qua Jan 20, 2010 5:33 pm Assunto: |
|
|
Marcio, a matéria mostrada na realidade é para outro fim. Esta madeira aí colocada serve apenas para dar a forma e fixar as pequenas mudas do acer. Depois, quando as mudas do acer crescerem e se fundirem a mdeira poderá apodrecer ali dentro pois já não tem mais finalidade.
No caso do tanuki, no entanto é aconselhável usar madeiras duras, de resistência a intempéries, pois ela ficará ali para sempre, e bem exposta. Dependendo da região existem madeiras diferentes, algumas bem conhecidas (ipê, itaúba, cangerana, tarumã, carrapicho, pequiá, e por aí vai.) outras nem tão conhecidas ou nobres. Você citou a jaboticaba, é sim uma madeira dura que pode ser utilizada, e tantas outras.
Mas o que vai definir mesmo a duração da madeira é o tratamento dela. E isso é mais simples do que se imagina: basta pincelar periodicamente Calda Sulfocálcica pura em toda a madeira. É isso que também dá aquela cor esbranquiçada que se vê nos jin e shari dos bonsai pela net a fora.
Calda sulfocálcica você consegue facilmente em casas de produtos agropecuários, e até pode preparar a sua (há receitas na net). Mas se conseguir comprar não vale a pena fazxer em casa.
O momento de reaplicar a calda é quando notar que ao invés do aspecto esbranquiçado, começa a passar para um tom levemente amarelado, isso varia de 2-6 meses, dependendo da região, época do ano, ciclo de chuvas, etc...
Espero ter ajudado
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
CARLOVICH 2.o PASSO

Registrado: 21/12/09 Idade: 49 Mensagens: 354 Localização: SÃO PAULO-SP
|
Enviada: Qua Jan 20, 2010 5:45 pm Assunto: |
|
|
PARA MIM NÃO FICOU MUITO CLARO SE O COLEGA MASTER QUER EXECUTAR UMA BASE OU SE ESTÁ TENTANDO BUSCAR MADEIRA MORTA (JIN)...
MAS O QUE DISSERAM ESTÁ CORRETO...! _________________ Tree at work!! Árvores treinando-me...!!! |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|