|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
| Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
| Autor |
Mensagem |
marco_avelar 5.o PASSO

|
Enviada: Sex Jan 22, 2010 12:55 am Assunto: |
|
|
Antônio não se esqueça de ir podando a ponta das brotações para diminuir os entrenós, senão vai ficar difícil de aumentar a ramificação e você vai acabar tendo que podar todos os galhos e começar de novo!
Abraço. |
|
|
 |
Antônio Novais Filho 1.o PASSO

Registrado: 11/01/09 Idade: 35 Mensagens: 169 Localização: Aracaju-SE
|
Enviada: Sex Jan 22, 2010 12:59 am Assunto: |
|
|
Uow...ótima dica...muito obrigado, farei isso amanhã mesmo!
Muito obrigado! |
|
|
 |
Rodrigo Tavares 3.o PASSO

Registrado: 20/10/09 Idade: 50 Mensagens: 460 Localização: Betim-MG
|
Enviada: Sex Jan 22, 2010 11:03 am Assunto: |
|
|
Olá antonio, o bixão vem brotando com força...
Surpreendente vc conseguir fazer este tocão brotar...
Não sabia que o supertrive podia ser usado também como enraizador, para mim era só um bom fertilizante.
Não deixe de postar a evolução dele, ele é promissor!!! _________________ "Se eu soubesse que o mundo terminaria amanhã,
hoje ainda plantaria uma árvore."
Martin Luther King |
|
|
 |

|
Enviada: Sex Jan 22, 2010 1:33 pm Assunto: |
|
|
Isso foi hoje antes de podar as pontas dos galhos...
Espero que gostem, forte abraço! |
|
|
 |
marco_avelar 5.o PASSO

|
Enviada: Sex Jan 22, 2010 9:57 pm Assunto: |
|
|
Antônio os entrenós dos galhos do seu fícus já estão um pouco longos. Se fosse meu eu faria o seguinte:
1- Seleção de galhos: há vários galhos saindo dos mesmos pontos ou muito próximos, seria bom eliminar todos que estão muito juntos;
2- Encurtar os galhos: como eu disse os entrenós estão um pouco longos, seria bom encurtar o tamanho dos galhos e reiniciar o trabalho de ramificação, isso vai te poupar tempo no futuro, porque quando você começar o trabalho de ramificação você vai perceber que não está ficando muito bom e vai ter que cortar os galhos e fazer isso agora vai te poupar tempo.
3- Você também pode ter como alternativa no seu projeto usar esses galhos que estão sobrando para fazer raízes aéreas é só deixar alguns dos galhos crescerem bastante e ir cortando todas as folhas dele, exceto as das pontas do galho e quando ele atingir tamanho suficiente é só cortar a ponta, eliminar todas as folhas, e enterrar a ponta ai você terá uma raiz aérea que combina muito com um bonsai de fícus.
Para fazer a poda de ramificação eu não uso nem tesoura, eu olho na ponta dos galhos, vejo se tem algum brotinho, seguro com os dedos e corto com a unha mesmo, se você fizer isso 1 vez por semana vai ficar com uma ótima ramificação.
Abraço! |
|
|
 |

|
Enviada: Sex Jan 22, 2010 10:04 pm Assunto: |
|
|
ótimas dicas, amigo. seguirei-as, pode deixar e muito obrigado...amanhã devo postar novidades.
Fica com Deus e forte abraço! |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|