Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Tiago R 4.o PASSO

Registrado: 15/12/09 Mensagens: 751 Localização: Belo Horizonte-MG
|
Enviada: Qua Dez 16, 2009 8:38 pm Assunto: Mini jabuticabeira |
|
|
Jabuticabeira não falta por aqui.
Essa estava numa lata pequena de plástico, sem drenagem, sendo castigada.
Há 1 mês, quando me interessei por bonsai, passei para um escorredor e fiz uma poda. Como não sabia de nada fiz tudo errado, começando pelo substrato.
Dai hoje, passei para um bom substrato e vou dar atenção à ela. Tentando ser um iniciante paciente.
Penso em algo assim, porém deixando o tronco da direita uns 5cm mais alto. E uma copa mais triangular ao invés desse formato cogumelo que desenhei.
 |
|
|
 |
Vhalveruth 4.o PASSO

Registrado: 17/09/09 Idade: 38 Mensagens: 708 Localização: Ituporanga/Blumenau/Itajai-SC
|
Enviada: Qua Dez 16, 2009 9:48 pm Assunto: |
|
|
t digo q jabuticabeiras são legais, acho q é uma especie mt bem vinda ao estilo vassoura, ao menos a minha acho q vai ser encaminhada para isto
abraços |
|
|
 |
Tiago R 4.o PASSO

|
Enviada: Sex Dez 18, 2009 9:08 pm Assunto: |
|
|
O que é ideal para acelerar o desenvolvimento de jabuticabeira? |
|
|
 |
Tiago R 4.o PASSO

|
Enviada: Sex Dez 18, 2009 11:16 pm Assunto: |
|
|
Posso cortar a pivotante da jabuticabeira? E se tiver raizes pequenas nela? |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Sáb Dez 19, 2009 7:56 am Assunto: |
|
|
Tiago,
A jabuticabeira gosta de rega abundante. Para acelerar o desenvolvimento use a técnica escorredor/mamadeira com solo rico em matéria orgânica. Dê uma olhada neste link:
http://www.atelierdobonsai.com.br/mamadeira.html
Quanto à pivotante, pode cortar sim; entretanto, você precisará avaliar se ela não tem uma quantidade de raízes capilares que uma vez retiradas possam comprometer a saúde da planta. Se for desse modo melhor deixar para outra ocasião.
De qualquer maneira espere uns dois ou três meses antes de qualquer outra intervenção...
Abraço.
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
Tiago R 4.o PASSO

|
Enviada: Sáb Dez 19, 2009 10:22 am Assunto: |
|
|
Obrigado Edson.
Ela já está no escorredor, quando precisar colocarei na mamadeira.
Só vou intervir daqui uns meses, deixarei ela sossegada curtindo sua meia sombra.
Abraços. |
|
|
 |
RicardoGV 1.o PASSO

Registrado: 07/09/09 Idade: 38 Mensagens: 152 Localização: Governador Valadares-MG
|
Enviada: Sáb Dez 19, 2009 10:40 am Assunto: |
|
|
Muito bom tiago, voce tem um grande material em mãos... como ja sabe deixe-a no escorredor para que se desenvolva bem e engrosse o tronco...
Daqui uns meses, volte a nos mostrar como ela está...
Boa sorte neste desenvolvimento, abraços
RicardoGV _________________ "Creio que o paciente cultivo do Bonsai pode fazer com que as pessoas sejam mais pacíficas." |
|
|
 |
Tiago R 4.o PASSO

|
Enviada: Sáb Dez 19, 2009 11:14 am Assunto: |
|
|
Matei hoje um inseto nela.
É parecido com um carrapato, porém grande, com 4 pares de patas. Sabem o que é?
Também notei no esterco, a presença de bichinhos brancos cheio de patinhas. Pequeninos. |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Seg Dez 21, 2009 7:59 am Assunto: |
|
|
Tiago, por hora deves deixar ela se recuperar. Já foram feitas duas intervenções seguidas e se mexer mais, pode até perder a planta.
Para o futuro, tem que ver. Mas se fosse dar uma opinião imediata para o futuro eu retiraria totalmente o galho da diretira, que segue reto ao tronco, usaria o galho da esquerda, retirando, também a sequência dele para a esquerda, ficando apenas com o galhinho pequeno e assim fazer o novo desenho do tronco. Isso já contando com uma mudança da inclinação do plantio. Mas como disse, tudo é melhor avaliar no futuro.
Deixa brotar.
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
Tiago R 4.o PASSO

|
Enviada: Sex Jan 22, 2010 10:27 am Assunto: |
|
|
A caixa de papelão em cima do escorredor é porque desenterrei o nebari e coloquei em posição correta.
Não sei como seguir com ela. Não tenho ideia de projeção... |
|
|
 |
Glauco Bastos 5.o PASSO

Registrado: 12/11/06 Mensagens: 807 Localização: Salvador - Bahia
|
Enviada: Sex Jan 22, 2010 10:52 am Assunto: |
|
|
Tiago,
Para te ser bem sincero eu acho que vc vai terminar matando esta jabuticabeira em função de tantos procedimentos em tão pouco tempo, se no 1º transplante vc fez poda de raízes não deveria mexer novamente em pelo menos 05 a 06 mêses (eu deixo no mínimo 01 ano), outra coisa, vc já efetuou adubação nela antes mesmo de uma recuperação total do sistema radicular e isso é muito arriscado embora seja uma planta resistente. Bom, se fosse minha eu a deixaria em uma bacia maior e a deixaria desenvolver para engrossar o tronco e aumentar sua ramificação, lógico que com bastante alimentação (adubação), claro que só depois de passado o tempo de recuperação dos procedimentos. Sei que quando estamos começando fica a maior vontade de ver desenvolver e aplicar teorias e técnicas recém aprendidas, o problema é que esta é a epoca em que mais matamos plantas (foi assim comigo, rsrs).
Abraços fraternos. _________________ Há que buscar realmente o aprendizado para conseguir a evolução.
"SALVADOR BONSAI CLUBE" |
|
|
 |
Tiago R 4.o PASSO

|
Enviada: Sex Jan 22, 2010 10:58 am Assunto: |
|
|
Obrigado Glauco... Não irei mais maltrata-la.
Vou aplicar superthrive nela hoje e deixar rolar... |
|
|
 |
Sergio Batalini PARTICIPANTE

Registrado: 16/03/09 Idade: 59 Mensagens: 2257 Localização: TEODORO SAMPAIO-SP
|
Enviada: Sex Jan 22, 2010 12:30 pm Assunto: |
|
|
Olha Tiago, me desculpe a sinceridade...mas vc tem que esquecer dela ..Não precisa aplicar superthrive..nem adubar ..nem podar .. nem nada... apenas se acalme.. paciencia.
Aranje outras plantas ... maiores, menores.. estacas.. sementes.. galhinhos..
Se vc ficar olhando para ela todos os dias , o tempo todo .. não vai perceber o desenvolvimento e não vai resistir em fazer mais alguma intervenção fora de hora...
Regra numero 1 para todos nós:
PACIENCIA .  |
|
|
 |
Tiago R 4.o PASSO

|
Enviada: Sex Jan 22, 2010 12:32 pm Assunto: |
|
|
Esses poucos meses já estão me fazendo tornar um homem mais paciente.
Obrigado pelos toques. |
|
|
 |
Tiago R 4.o PASSO

|
Enviada: Sáb Fev 20, 2010 9:45 am Assunto: |
|
|
10 fev:

Editado pela última vez por Tiago R em Qua Mar 14, 2012 1:01 pm; num total de 2 vezes |
|
|
 |
|