|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Donegá 4.o PASSO

Registrado: 25/01/07 Idade: 51 Mensagens: 664 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Dom Jan 24, 2010 4:38 pm Assunto: Qual a forma mais adequada de adubar um bonsai? |
|
|
Olá amigos,
Mais uma dúvida, porém com fundamentos. São tantas as informações em livros, revistas, internet e até na Tv sobre a forma correta de adubar um bonsai que fico na dúvida sobre qual a mais adequada.
Esses dias assintindo Tv vi uma entrevista do responsável pelo BonsaiKai, dizendo que a forma correta é colocar em torno de 1 colher de sopa de torta de mamona ou farinha de osso p/ um vaso com medidas entre 25 e 30 cm a cada 60 dias.
Em alguns artigos indicam colocar adubo 04-14-08 a cada 15 dias. Em outros 10-10-10 tb a cada 15 dias, já vi até indicações de 1 vez por semana ou a cada 10 dias. Em alguns lugares algo cm 00-14-10 (ñ tenho certeza qto ao terceiro e quarto nr, mas tenho certeza que o primeiro era 00).
Alguém teria alguma definição com explicações dos "porque'S" de cm adubar e qual tipo de adubo usar?
Fico preocupado, pois as vezes as plantas apresentam certos problemas que as vezes são simples mudanças naturais ou algum pequeno inseto que fez algum estrago em uma ou mais folhas, mas até descobrir fico na dúvida se ñ é excesso ou falta de adubo.
Veja, tenho visto algumas primaveras bem floridas pelas ruas e a minha até o momento ñ soltou uma flor se quer, ñ sei se é falta de adubo ou outro problema.
Obrigado amigos. _________________ Donegá
Natura Bonsai Brasil
http://naturabonsaibrasil.blogspot.com/ |
|
|
 |
Illex PARTICIPANTE

Registrado: 18/07/04 Idade: 39 Mensagens: 1952 Localização: Uberaba - MG - Brasil
|
Enviada: Dom Jan 24, 2010 4:57 pm Assunto: Re: Qual a forma mais adequada de adubar um bonsai? |
|
|
E ai Don.
Nós adubamos e fertilizamos (nota que para adubação se refere orgânicos e fertilização químicos) diferente realmente (até rimou).
Cada um terá uma fórmula especial de combinação com orgânico, químico, micro nutrientes e fertilização foliar.
É algo muito PESSOAL.
O que pode-se fazer é estudar as maneiras mais citadas, e prosseguirmos com nossos testes, até chegarmos num resultado satisfatório.
Recomendo que leia:
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=9229&highlight=aduba%E7%E3o
Pesquise mais no Fórum, utilize mais a ferramenta BUSCA.
Faça seus testes, utilize suas fórmulas, isso é o que importa.
Coníferas utilizo adubação, fertilização (10-10-10).
Um exemplo somente.
Espero ter ajudado.
Illex _________________ "Quem tem prática e realmente entende de Bonsai não critica um Bonsai feito por outro. Existe a técnica, mas também existe o sentimento de cada pessoa."
Mestre do Senhor Takeshima |
|
|
 |
ricardosantos07 2.o PASSO

Registrado: 07/12/09 Idade: 41 Mensagens: 294 Localização: Salvador-BA
|
|
|
 |
Donegá 4.o PASSO

|
Enviada: Dom Jan 24, 2010 9:23 pm Assunto: |
|
|
Obrigado pela ajuda amigos. Pelo que vi ñ há uma fórmula específica, o ideal é tentar adequar ao máximo o tipo de adubo ao tipo de planta e obeservar a resposta da mesma.
Uma dúvida que fiquei é sobre adubo orgânico.
Se utilizar o sistema de copinhos com na matéria que vcs indicaram, de qto em qto tempo deve ser trocado ou acrescentado adubo? Cm utilizar o fertilizante químico neste caso. Pode ser utilizado a cada tantos dias regando as plantas mesmo com o adubo orgânico no copinho? Neste caso o ideal seria usar o fertilizante líquido p/ uma única aplicação a cada tantos dias ao invés de fertilizante granulado? _________________ Donegá
Natura Bonsai Brasil
|
|
 |
ricardosantos07 2.o PASSO

Registrado: 07/12/09 Idade: 41 Mensagens: 294 Localização: Salvador-BA
|
Enviada: Dom Jan 24, 2010 10:28 pm Assunto: |
|
|
master.don escreveu: | Obrigado pela ajuda amigos. Pelo que vi ñ há uma fórmula específica, o ideal é tentar adequar ao máximo o tipo de adubo ao tipo de planta e obeservar a resposta da mesma.
Uma dúvida que fiquei é sobre adubo orgânico.
Se utilizar o sistema de copinhos com na matéria que vcs indicaram, de qto em qto tempo deve ser trocado ou acrescentado adubo? Cm utilizar o fertilizante químico neste caso. Pode ser utilizado a cada tantos dias regando as plantas mesmo com o adubo orgânico no copinho? Neste caso o ideal seria usar o fertilizante líquido p/ uma única aplicação a cada tantos dias ao invés de fertilizante granulado? |
De 30 em 30 dias. Vc pode tirar o que ficou e jogar fora e depois colocar novo adubo.
Não exagere na adubação. É melhor adubar pouco e frequente do que muito de uma vez só. Dê preferencia aos orgânicos. Eu sugiro que não misture o organico com o quimico.
Caso vc prefira o quimico use só ele e veja se a planta se adapta.
Eu usei um NPK, (quimico), em minha Jabuticabeira e ela queimou toda. Já vi tb outros posts com este problema! _________________ Abraços,
Ricardo Santos
Salvador-BA
http://ricardosanbonsai.blogspot.com/ |
|
|
 |
Illex PARTICIPANTE

Registrado: 18/07/04 Idade: 39 Mensagens: 1952 Localização: Uberaba - MG - Brasil
|
Enviada: Seg Jan 25, 2010 12:49 am Assunto: |
|
|
Don,
Eu utilizo dois (ou mais vasos - exemplo) "vasinhos" virados de cabeça para baixo.
Em um adubo orgânico, e noutro fertilizante 10-10-10 ou 4-14-8, e micro nutrientes juntamente com o fertilizante, pois é químico também.
Orgânico troco de 30 em 30.
Químico de 15 em 15.
Fertilização foliar uma vez por semana.
Nota: não exagero em químicos, permitindo trocas mais rápidas, épocas de chuvas dependendo da quantidade das mesmas, fertilização com menor intervalo de tempo.
Illex _________________ "Quem tem prática e realmente entende de Bonsai não critica um Bonsai feito por outro. Existe a técnica, mas também existe o sentimento de cada pessoa."
Mestre do Senhor Takeshima
Editado pela última vez por Illex em Seg Jan 25, 2010 12:51 am; num total de 1 vez |
|
|
 |
Illex PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Jan 25, 2010 12:50 am Assunto: |
|
|
---------------------------------------------------------- _________________ "Quem tem prática e realmente entende de Bonsai não critica um Bonsai feito por outro. Existe a técnica, mas também existe o sentimento de cada pessoa."
Mestre do Senhor Takeshima |
|
|
 |
Donegá 4.o PASSO

|
Enviada: Seg Jan 25, 2010 8:34 pm Assunto: |
|
|
Olá amigos,
mais uma vez agradeço pelas informações.
Vou fazer minhas experiências e postá-las assim que tiver uma conclusão.
Gde abraço. _________________ Donegá
Natura Bonsai Brasil
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|