Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Ton Bott
Registrado: 24/01/10 Mensagens: 5 Localização: Presidente Prudente-SP
|
Enviada: Seg Jan 25, 2010 1:52 pm Assunto: bonsai secando |
|
|
Olá, comprei um bonsai há 4 meses, não sei a especie ao certo, mas em pesquisas acho que ele é uma serissa foetida.
A planta estava bem, mas derrepente as folhas começaram a secar e não sabia o que era, como a situação não melhorava investiguei e percebi que tinha formigas entrando pelos buracos de drenagem, então coloquei um inseticida em gel na parte de baixo do vaso e agora elas morreram, mas a planta não melhora.
Será que era só as formigas mesmo? o que vocês acham? |
|
|
 |
Adriane
|
Enviada: Ter Jan 26, 2010 10:11 am Assunto: Tuia jacaré amarelada |
|
|
Olá! Tenho um Juniperos horizontalis há cerca de 3 anos e até então só fiz trocar seu vaso, colocando-o em um escorredor. Ele cresceu bem, saudável, verdinho, mas precisei viajar no início do ano por uma semana e quando voltei ele estava todo amarelado . Acho que o colocaram no sol. Geralmente só o exponho ao sol no início da manhã e no fim da tarde, mas acho que o esqueceram no sol quente . Agora tá todo marrom. As bases de alguns galhos continuam verdes, mas meio opacos. Não sei se devor cortar os galhos para ver se crescem verdes de novo. Sou muito apegada a ele. Não quero que morra. Ajuda, please!  _________________ E viu Deus tudo que tinha feito, e eis que era muito bom |
|
|
 |
ricardosantos07 2.o PASSO

Registrado: 07/12/09 Idade: 41 Mensagens: 294 Localização: Salvador-BA
|
Enviada: Ter Jan 26, 2010 10:22 am Assunto: Re: Tuia jacaré amarelada |
|
|
Ton,
Posta umas fotos para verificarmos melhor.
Adriane,
ele deve ter queimado por causa do Sol mesmo. continue regando normalmente e muito cuidado com o Sol. Nesta situação, se possível, deixe ele na sombra até se recuperar e regue normalmente até novos brotos surgirem. _________________ Abraços,
Ricardo Santos
Salvador-BA
http://ricardosanbonsai.blogspot.com/ |
|
|
 |
Laudir PARTICIPANTE

Registrado: 17/08/09 Idade: 50 Mensagens: 2284 Localização: Urupá-RO
|
Enviada: Ter Jan 26, 2010 10:38 am Assunto: |
|
|
Boa a sugestao do amigo Ricardo.
Acrescento: Não adube até que tenha certeza de que a planta se recuperou por completo. _________________ O tamanho da tua fé determina o quanto Deus vai te usar!
Pr. João Laudir |
|
|
 |
Ton Bott
Registrado: 24/01/10 Mensagens: 5 Localização: Presidente Prudente-SP
|
Enviada: Ter Jan 26, 2010 5:06 pm Assunto: |
|
|
ai vão algumas fotos dele, essas fotos são do dia 19 de janeiro, agora as folhas estão ainda mais secas.
Acredito que não seja o sol que tenha causado isso, pois ele só toma sol direto na parte da manha.
 |
|
|
 |
Laudir PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Jan 26, 2010 6:07 pm Assunto: |
|
|
"EU" tiraria deste vaso.
Vasos de plástico costumam esquentar muito.. pode ser que esteja queimando as raízes da planta.
APENAS SUGESTÃO! _________________ O tamanho da tua fé determina o quanto Deus vai te usar!
Pr. João Laudir |
|
|
 |
Adriane
|
Enviada: Ter Jan 26, 2010 11:33 pm Assunto: idem |
|
|
Eu também tiraria deste vaso. O meu veio neste tipo de vaso, mas vi nos fóruns para fazer a técnica do escorredor. Está no escorredor desde então e cresceu mais rápido depois disto. É mais arejado para as raízes. Dá uma lida sobre isto..  _________________ E viu Deus tudo que tinha feito, e eis que era muito bom |
|
|
 |
ricardosantos07 2.o PASSO

Registrado: 07/12/09 Idade: 41 Mensagens: 294 Localização: Salvador-BA
|
|
|
 |
Edmilson 4.o PASSO

Registrado: 11/06/06 Idade: 50 Mensagens: 799 Localização: Ribeirão Preto - SP
|
Enviada: Dom Jan 31, 2010 10:26 pm Assunto: Minha Sugestão |
|
|
Caro amigo Ton, sua planta é uma piracanta.
Além do vaso plástico o próprio substrato apresenta-se muito compactado (terra argilosa), sugiro que coloque num substrato melhor para o bonsai (50% caco de telha e 50% material organico).
Observo também no seu substrato algumas bolinhas brancas, acho provavel ser adubo quimico, provavelmente concentrado em nitrogenio, caso isto seja real, é bem provavel que isto esteja queimando as raizes da planta e sera necessario uma troca de substrato urgente retirando todo terra antiga e lavando as suas raizes coloque em um escorredor maior retire as folhas de sua planta e mantenha em local sombreado e ague sempre que necessario.
Minha dica _________________ " Se você não tem dúvida, é porque não esta bem informado " |
|
|
 |
Adriane
|
Enviada: Dom Jan 31, 2010 11:52 pm Assunto: Fotos do meu "jacaré" |
|
|
Esta é a planta que eu falei. Era super-verdinha até o fim do ano. Viagei por uma semana e ficou assim. As folhas queimadas e o caule com a base úmida. Não sei nem dizer se está melhor ou pior ao longo dos dias
Ela era assim:
 _________________ E viu Deus tudo que tinha feito, e eis que era muito bom |
|
|
 |
Laudir PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Fev 01, 2010 9:34 am Assunto: |
|
|
Tá morta já!
Coníferas qdo começam a morrer morrem de dentro para fora... _________________ O tamanho da tua fé determina o quanto Deus vai te usar!
Pr. João Laudir |
|
|
 |
|