FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Aroeira
30.12.2011
Ir à página Anterior  1, 2, 3

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Arzivenko
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Out 16, 2009 12:46 pm    Assunto: Responder com citação

Sempre que puder dê um passo de cada vez. Sugiro que aguarde a recuperação da planta, e então mude de substrato.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
luizinho la vega

MensagemEnviada: Ter Jan 26, 2010 2:14 pm    Assunto: Responder com citação

gostaria de saber se essa espécie de aroeira pega por estaca de galho???
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Claudio Richter Filho

MensagemEnviada: Ter Jan 26, 2010 4:53 pm    Assunto: Responder com citação

luizinho uma das aroiras que eu conheço e que pega facil
por estaca é a aroira pimenteira Schinus terebinthifolius.

.
Rafael Spinola
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Jan 30, 2010 12:06 am    Assunto: Responder com citação

Oi Jc, eu colocaria a planta em um escorredor meio que deitada, depois vc pega a parte superior prende um arame e faz tipo um berimbau, veja mais ou menos o que sobra e pode a vontade que a brotação dela é muito rápida, tome cuidado com aramação, as aroeiras não aceitam muito bem, é comum elas abandonarem o galho aramado e investir em um novo broto, tensionando com arames é mais seguro. Essa técnica de plantar de lado eu ja faço a mais de 10 anos e tenho resultados maravilhosos.
Os galhos cortados pegam se plantados!
Boa sorte!
Rodrigo Tavares
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Fev 19, 2010 4:52 pm    Assunto: Responder com citação

olá Julio, alguma novidade em relação à sua Aroeira? Fotos?
joão josé
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Fev 19, 2010 5:09 pm    Assunto: Responder com citação

Fiquei curioso também!

"Há duas maneiras de viver a vida: uma como se nada fosse um milagre e outra como se tudo fosse um milagre" - Albert Einstein
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
jcmorosky
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Maio 11, 2010 12:15 pm    Assunto: Responder com citação

Rafael Spinola escreveu:
Oi Jc, eu colocaria a planta em um escorredor meio que deitada, depois vc pega a parte superior prende um arame e faz tipo um berimbau, veja mais ou menos o que sobra e pode a vontade que a brotação dela é muito rápida, tome cuidado com aramação, as aroeiras não aceitam muito bem, é comum elas abandonarem o galho aramado e investir em um novo broto, tensionando com arames é mais seguro. Essa técnica de plantar de lado eu ja faço a mais de 10 anos e tenho resultados maravilhosos.
Os galhos cortados pegam se plantados!
Boa sorte!

De fato, tive a oportunidade de ver a aroeira abandonar galhos aramados. No final do ano, possivelmente faça o que está me sugerindo, achei uma ótima idéia, planta-la enclinada!

Forte abraço a todos.

Julio Cesar Morosky Filho
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
jcmorosky
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Maio 11, 2010 2:22 pm    Assunto: Responder com citação

Rodrigo Tavares escreveu:
olá Julio, alguma novidade em relação à sua Aroeira? Fotos?

Citação:
Fiquei curioso também!

"Bonsai igual Árvore!"

Bom, fiquei um bom tempo sem postar, mesmo porque não tenho boas novidades.

Acabei optando pela poda mais baixa e posteriormente acabei reenvazando a planta. Ela não aprovou as mudanças. Não chegou a morrer, mas ainda está se recuperando. Ainda assim, logo que possível postarei fotos aqui, mesmo que para mostrar as más notícias.

A propósito, um dos galhos cortados acabou brotando sozinho. Estou esperando se fortalecer um pouco, pois não tem muitas raízes, e devo planta-la em algum lugar. Não ficarei com ela.

Abração.

Forte abraço a todos.

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Maio 11, 2010 6:44 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Essa variedade de aroeira creio ser a pimenteira, e não a outra, que produz espinhos em profusão, dificultando o trabalho de cultivo. Very Happy

Sendo a aroeira pimenteira, ela pega super bem de estacas. Corte estacas de até 15 ou 20 cm, arame dando movimento sinuoso, coloque de molho em solução contendo hormonio enraizante e depois plante em areia grossa de rio, sem peneirar, mantendo em local sombreado, que receba apenas luz solar (sem sol forte nem chuva). Regue dia sim dia não, para não encharcar a areia e favorecer o apodrecimento. Very Happy

Tenho vários bonsai, em diversos tamanhos inclusive, formados a partir dessa espécie e variedade. Ótima para trabalhar, aceita bem aramação. Ao contrário do que postaram os demais colegas, para engrossar o tronco, aconselho plantar em uma bacia plastica grande, bem perfurada no fundo e na lateral. O substrato deve ser bem drenante: caco de telha, pedrisco, casca de pinheiro, carvão vegetal e terra granulada (eu uso de cupinzeiro, depois de queimada e fragmentada). Very Happy

Na bacia, o engrossamento é mais rápido que no escorredor. No chão, então, nem se fala: tenho umas cinco plantadas no chão, que estão bem grossas após tres anos. Very Happy

A planta abaixo (vaso izumi azul) ficou no chão por tres anos e meio. Atualmente, está em um vaso ovalado, maior e mais profundo que esse mostrado na foto, estando ainda em formação a estruturação aerea:

Ao replantar em um vaso maior, pude melhorar o nebari, cortando fora as raizes fora do padrão, aprimorando o tachiagari (primeiro terço do tronco). Como tenciono formar uma estrutura aerea otimizada, terei que postergar o trabalho de madeira morta que iniciei no tronco, e que pretendo acentuar, formando um tronco sabamiki (escavado), ao invés de apenas com um shari. Very Happy

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
jcmorosky
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Maio 12, 2010 12:10 pm    Assunto: Re: bonsai Responder com citação

nickyfury, obrigado pelos esclarecimentos! De fato a aroeira que tenho não produz espinhos (nunca produziu)... e pelo que você nos contou, tenho idéia de como melhorar o desenvolvimento.

Mais uma vez, obrigado!

Forte abraço a todos.

jcmorosky
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Maio 23, 2010 12:42 pm    Assunto: Responder com citação

Como eu disse, ela ainda está se recuperando e assim que puder vai para o escorredor. Por qnquanto ela está numa floreira com mais espaço para crescer, mas o principal problema era que o substrato era muito compactado. Acredito que daqui para frente ela volte a se desenvolver.
Vão as fotos.

Abração a todos.

Forte abraço a todos.

nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Maio 23, 2010 5:27 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Esse galho mais longo, aproveite para aramar e dar a ele um leve movimento sinuoso. Com ele, vc poderá formar toda a estruturação aerea que sua planta irá requerer. Very Happy

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
jcmorosky
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Maio 23, 2010 8:17 pm    Assunto: Responder com citação

nickyfury,

Estou aguardando a planta se recuperar um pouco mais... depois que coloquei ela nessa floreira, com solo mais permeável, ela deu uma melhorada, mas ainda não brotou. Estou esperando ela emitir novos brotos para fazer algo.. mas já tenho uma idéia, depois de ler teu conselho.

Obrigado, mais uma vez!

Abraço.

Forte abraço a todos.

Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página Anterior  1, 2, 3
Página 3 de 3

Ir para: