Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
vderetti 1.o PASSO

Registrado: 17/01/10 Idade: 36 Mensagens: 149 Localização: Guaramirim-SC
|
Enviada: Sex Jan 22, 2010 1:22 pm Assunto: Fícus 6 anos! (Atualizado 20/12/10) |
|
|
Bom, esse fícus ta aqui com minha mãe há uns 6 anos ou mais. Era bem pouco desenvolvido, então há um ano e pouco coloquei ele fora de casa e ele cresceu. Agora to pensando em fazer um bonsai com ele.
Ele está com 1,30m aproximadamente.
Essa caixa de fósforo é uma daquelas maiorzinha.
Tem uma raiz bem estranha, ela vem bem de cima.
Desculpem a qualidade das fotos de perto, mas to sem camera no momento e to usando o celular que não é bom.
Mais algumas fotos dele.
Aqui da pra ver bem a raiz que falei.
Preciso de sugestões pessoal, dá pra fazer algo? pensei em fazer alporque pra daí cortar.
Editado pela última vez por vderetti em Ter Dez 21, 2010 7:56 am; num total de 3 vezes |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Sex Jan 22, 2010 7:42 pm Assunto: |
|
|
vderetti,
sem mexer muito, sugiro podar nas marcas em amarelo e esperar por novos brotos.
Abraço.
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
vderetti 1.o PASSO

|
Enviada: Sáb Jan 23, 2010 8:34 am Assunto: |
|
|
Valeu Edson, eu tava pensando em deixar mais ou menos nesse tamanho.
Mas não queria jogar a parte de cima fora. Será que é melhor fazer alporque ou dá pra fazer estaquia tranquilo? |
|
|
 |
Vhalveruth 4.o PASSO

Registrado: 17/09/09 Idade: 38 Mensagens: 708 Localização: Ituporanga/Blumenau/Itajai-SC
|
Enviada: Seg Jan 25, 2010 8:18 am Assunto: |
|
|
bom dia vderetti!
Olha digamos q estaquia sempre tem o risco d perder. ma alporquia é ctzq em 1 mes no maximo 2 meses vc pode estar tirando ele
abraços |
|
|
 |
Sergio Batalini PARTICIPANTE

Registrado: 16/03/09 Idade: 59 Mensagens: 2257 Localização: TEODORO SAMPAIO-SP
|
Enviada: Seg Jan 25, 2010 4:53 pm Assunto: |
|
|
Olhando a primeira foto , a minha receita é assim :
1- tomar muito refrigerante de 2 litros{ qualquer sabor ..rsrs} e conseguir umas 15 garrafas pet para cortar ao meio e fazer furos em baixo e dos lados , eu uso um pirógrafo , com fogo corta-se e fura-se melhor e fica mais resistente ..
2- conseguir areia grossa de rio , enraizador {eu uso da biofert.. }tesoura e um lugar fresco e sombreado para acomodar esses vasinhos .. { eu tenho uma enfermaria .. }.
3- Depois de separar a planta em duas como sugeriu o Edson0605 , pegue a tesoura e começe e desmontar a parte que sobrou , escolhendo os melhores galhos .. sempre mantendo algumas folhas em todos eles . Contando as estacas mais grossas e as mais finas .. umas 15 estacas ...no final só deve sobrar algumas folhas, não servem prá nada .
4- coloque apenas areia nas meias garrafas que vc preparou antes e vá espetando as estacas uma a uma ... espete primeiro e pressione a areia com os dedos depois , até fixa-las o maximo possivel .
5-Coloque todas juntas no lugar que vc escolheu e regue com hormonio enraizador diluido conforme orientação do fabricante , nos primeiros dias 2 x ao dia { manhãzinha e anoitecer..} , depois conforme rega as outras plantas e sem o enraizador .
6- Não se esqueça de rezar { nunca é demais .. rsrssr}
Eu fiz assim a 60 dias com um ficus igualzinho este e todas as estacas pegaram e estão com as raizes saindo pelos furos ... Agora preciso dos escorredores e bacias , para que engordem e formem novas arvorezinhas ...
Boa sorte e sucesso com a nova familia de ficus que terá ..  |
|
|
 |
Vhalveruth 4.o PASSO

Registrado: 17/09/09 Idade: 38 Mensagens: 708 Localização: Ituporanga/Blumenau/Itajai-SC
|
Enviada: Seg Jan 25, 2010 4:59 pm Assunto: |
|
|
opa, estacas de ficus são faceis de conseguir mesmo, mas é como eu falei, corre o risco de perder. mas é bem mais pratico.
eu estou tentando com uma estaca de um ficus boni, botei hj n areia de riu
abraços |
|
|
 |
vderetti 1.o PASSO

|
Enviada: Ter Jan 26, 2010 8:35 am Assunto: |
|
|
Beleza então, vou tentar isso mesmo, estacas, vamos ver no que vai dar. O único problema é que não achei biofert pra comprar aqui, então estou usando Benerva, da farmácia, mas não sei se é tão bom quanto o biofert. O que me dizem?
Outra coisa, tenho umas estacas de buxus, vcs acham que fazendo este mesmo processo tenho chance com elas??
Valeu. |
|
|
 |
Vhalveruth 4.o PASSO

|
Enviada: Ter Jan 26, 2010 9:12 am Assunto: |
|
|
buxus eu nunca fiz. mais se vc fazer faz tipo uma mini estufa pra eles, ai quem sabe venha mais facil.
eu pego um litrão de coca e um de suquita (não é propaganda é isso mesmo) corto os dois no meio jogo a tampinha da sukita fora e furo a garrasfa de coc\ em baixo pra saida de agua. planto dentro da garrafa de coca e a garrafa de sukita se encaixa direitinho em cima da de coca. ai vc tem uma mini estufa.
isos é pra mudadas pequenas. mas não custa nada vc fazer uma grande de madeira e arranjar um plantico transparente pwara emvolver. ai é so colocar uns arames para deixar o plastico alto para não bater nas plantas.
(espero q tenha entendido)
abraços |
|
|
 |
vderetti 1.o PASSO

|
Enviada: Ter Jan 26, 2010 10:26 am Assunto: |
|
|
Vou tentar fazer isso Vhalveruth. Vamos ver se funciona. |
|
|
 |
vderetti 1.o PASSO

|
Enviada: Qua Jan 27, 2010 10:10 am Assunto: |
|
|
Bonsérgio, essa areia grossa de rio que vc mencionou é pra ser bem grossa, tipo pedriscos ou areia normal de construção, que não seja de praia??
Assim que vc tirar essa dúvida eu começo a mexer no fícus.
Outra coisa, vcs já ouviram falar em SuperGreen raízes? É um líquido verde pra ser diluído em água. Queria saber se é bom, pois é o único enraizador que encontrei por aqui que não seja de farmácia. |
|
|
 |
Laudir PARTICIPANTE

Registrado: 17/08/09 Idade: 50 Mensagens: 2284 Localização: Urupá-RO
|
Enviada: Qua Jan 27, 2010 10:38 am Assunto: |
|
|
quais os níveis de garantia.... composição? _________________ O tamanho da tua fé determina o quanto Deus vai te usar!
Pr. João Laudir |
|
|
 |
vderetti 1.o PASSO

|
Enviada: Qua Jan 27, 2010 10:58 am Assunto: |
|
|
Bom, pela composição, acho que ele ta mais pra um fertilizante normal.
A) Nitrogênio solúvel em água........................................6%
B) P2O5 solúvel em água...............................................6%
C) Óxido de Potássio solúvel em água............................6%
D) Densidade...............................................................1,16%
E mais micronutrientes que não especifica. |
|
|
 |
Laudir PARTICIPANTE

Registrado: 17/08/09 Idade: 50 Mensagens: 2284 Localização: Urupá-RO
|
Enviada: Qua Jan 27, 2010 11:09 am Assunto: |
|
|
em conversa com um agronomo da empresa aqui, fiquei sabendo que o enraizante tem q ter bastante na composicao N-P-K... o P deve ter um numero bem elevado
acho q ele é o Fósforo ... eu tenho um aqui q é 6-14-8... verde raíz... algo assim o nome dele _________________ O tamanho da tua fé determina o quanto Deus vai te usar!
Pr. João Laudir |
|
|
 |
Sergio Batalini PARTICIPANTE

Registrado: 16/03/09 Idade: 59 Mensagens: 2257 Localização: TEODORO SAMPAIO-SP
|
Enviada: Qua Jan 27, 2010 12:49 pm Assunto: |
|
|
é areia lavada normal de construção mesmo, facil ... facil...
Esse produto que vc disse serve sim .. até sem produto nenhum as estacas vão pegar .. fica tranquilo ..
O que não pode faltar é agua, sombra e proteção do vento .. as pets devem ser bem furadas ... a agua entra , molha a base das estacas e sai pelos furos ... a areia mantem apenas umido o ambiente e não enxarcado , alagado .
Outra coisa é não ficar esbarrando nas estacas , mexendo e regar com cuidado pq a areia não fixa muito bem as estacas...
Daqui 30 dias veremos a foto das estacas emitindo brotos e folhas novas..  |
|
|
 |
vderetti 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Jan 28, 2010 11:09 am Assunto: |
|
|
Bom pessoal, fiz a intervenção ao fícus e assim ficou.
Bonsérgio vc errou por 1 o número de estacas, foram 16 ^^
Aqui estão num primeiro momento debaixo de copos de leite, lugar provisório...
Aqui já estão numa "enfermaria" (como diz bonsérgio), improvisada com o material disponível. ^^
Sei que aqui não é lugar pra isso, mas aqui vão umas fotos do quintal que tenho aqui. De onde peguei algumas coisas.
Aguardo sugestões. Principalmente das estacas, precisa mudar algo? cortar mais folhas? |
|
|
 |
|