|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Paulo H Lima

Registrado: 09/10/09 Idade: 43 Mensagens: 60 Localização: Rio de Janeiro-RJ
|
Enviada: Ter Jan 26, 2010 4:14 pm Assunto: Minha Primeira Planta... minha primeira perda! |
|
|
Olá amigos, não sei se estou postando no local correto, e peço desculpas se estiver fazendo errado.
Ganhei esta linda Serrisa de minha Namorada. Em Julho de 2009.
Tudo começou ai... Com essa plantinha.
Cuidei dela... Reguei, adubei...
Fui adquirindo outras plantas e fui estudando e cuidando delas com todo amor.
Em Setembro de 2009 Eu aramei e podei alguns galhos, com a ansiedade de um principiante...
Tenho a impressão de que ai começou o problema...
Talvez por não ter feito algo correto, ou ter feito tudo de uma vez...
Um dia, percebi que a serrisa parecia “doente”.
Três dias após essa observação percebi que ela havia morrido.
Secou totalmente.
Até hoje não sei exatamente o que aconteceu, mas fiquei muito triste com aquela perda.
O que me consola é alegria de observar as “mudinhas” provenientes de “galhos fujões” desta mesma serrisa.
Hoje, após muita leitura e alguma prática, mas ainda longe de ser considerado “experientão” em Bonsai, cultivo minhas plantinhas com muito mais zelo, preocupando-me não apenas com “o meu tempo”, mas principalmente com o tempo de cada uma delas...
Pena que ela e algumas outras tiveram de ser “sacrificadas” para que eu pudesse aprender “na dor” o que não foi possível aprender “no amor”... rs
Bom cultivo para todos. _________________ Paulo Henrique Lima
What We do in life echoes in eternity... Imagine where you will be, and it will be so.
|Maximus Decimus Meridius, THE GLADIATOR
Editado pela última vez por Paulo H Lima em Ter Fev 23, 2010 9:35 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
marco_avelar 5.o PASSO

|
Enviada: Qua Jan 27, 2010 12:04 am Assunto: |
|
|
Paulo se tratando de serissa o mais provável é que tenha sido o adubo. A serissa é muito resistente e boa para iniciantes, mas com o adubo ela não se dá muito bem, é só errar 1 grama na dosagem que morre um galho. A minha eu nem me atrevo mais a adubar. |
|
|
 |
dudutsrj

|
Enviada: Qua Jan 27, 2010 6:45 am Assunto: |
|
|
é uma pena ... eu tb já perdi um pinheiro negro que gostava muito mas isso serviu como aprendizado agora a paciência é meu melhor remédio. |
|
|
 |
Vhalveruth 4.o PASSO

Registrado: 17/09/09 Idade: 38 Mensagens: 708 Localização: Ituporanga/Blumenau/Itajai-SC
|
Enviada: Qua Jan 27, 2010 8:16 am Assunto: |
|
|
é duro falar.... mais se vc ainda não perdeu uma planta um dia vai perder...
faz parte do bonsai mesmo.
um erro no adubo um dia q esqueceu de regar....
já perdi um tuia holandesa =/ |
|
|
 |
Laudir PARTICIPANTE

Registrado: 17/08/09 Idade: 50 Mensagens: 2284 Localização: Urupá-RO
|
Enviada: Qua Jan 27, 2010 10:01 am Assunto: |
|
|
Eu perdi uma tuia jacaré por falta de informação. Alguem me disse q era pra regar uma vez por semana somente.... eu iniciante de tudo acreditei: ÓBITO _________________ O tamanho da tua fé determina o quanto Deus vai te usar!
Pr. João Laudir |
|
|
 |
Paulo H Lima

|
Enviada: Qua Jan 27, 2010 11:06 am Assunto: |
|
|
marco_avelar escreveu: | Paulo se tratando de serissa o mais provável é que tenha sido o adubo. A serissa é muito resistente e boa para iniciantes, mas com o adubo ela não se dá muito bem, é só errar 1 grama na dosagem que morre um galho. A minha eu nem me atrevo mais a adubar. |
Pois é Marco. Com o que você disse, acredito que tenha sido isso mesmo. Errei na adubação... Acho que coloquei muito. _________________ Paulo Henrique Lima
What We do in life echoes in eternity... Imagine where you will be, and it will be so.
|Maximus Decimus Meridius, THE GLADIATOR |
|
|
 |
Fred Rodriguez 1.o PASSO

Registrado: 17/10/07 Idade: 53 Mensagens: 107 Localização: Maricá RJ
|
Enviada: Qui Jan 28, 2010 2:07 pm Assunto: |
|
|
Paulo se, acustume toda perca vai te trazer um aprendizado,serissa este ano perdi umas 3, mas morre 3 entra 5 pra gangue, Paulo; Bonsai não cresçe se prolifera!!! as percas são resultado de tentativas de aprendizado mas não desanima não caso constate que foi adubação de preferencia aos organicos .
ps so não vai adquirir plantas novas no Mercado livre tem umas JUnipera jacare tuia passaro azul, acer roxo........ putzs
abs _________________ Frederico Rodriguez da Cunha |
|
|
 |
Paulo H Lima

|
Enviada: Qui Jan 28, 2010 2:11 pm Assunto: |
|
|
Fred Rodriguez escreveu: | Paulo se, acustume toda perca vai te trazer um aprendizado,serissa este ano perdi umas 3, mas morre 3 entra 5 pra gangue, Paulo; Bonsai não cresçe se prolifera!!! as percas são resultado de tentativas de aprendizado mas não desanima não caso constate que foi adubação de preferencia aos organicos .
ps so não vai adquirir plantas novas no Mercado livre tem umas JUnipera jacare tuia passaro azul, acer roxo........ putzs
abs |
Olá Fred, obrigado.
É isso mesmo. Vamos aprendendo e melhorando a cada dia.
Quanto ao Mercado Livre, nem passo perto! hehehe
Abraços e Obrigado pelo incentivo. _________________ Paulo Henrique Lima
|
|
 |
Rodrigo_Dias_RJ 5.o PASSO

Registrado: 08/07/06 Idade: 45 Mensagens: 815 Localização: Rio de Janeiro, RJ
|
Enviada: Qui Jan 28, 2010 6:14 pm Assunto: |
|
|
Paulo, meu camarada, o local certo seria a seção de anuncios funebres, rsrs
Bonsaista que presta tem que deixar uma planta morrer! Só não vale a que a namorada deu de presente! Qualquer coisa vc da um pulo la na loja que a gente substitui e vc conta que conseguio salvar a planta, vai dobrar a sua moral com a dona encrenca.
Isso acontece bola pra frente, ou melhor, bonsai pra frente! _________________ Rodrigo Dias
www.bonsaidatijuca.com.br
 |
|
|
 |
Paulo H Lima

|
Enviada: Ter Fev 23, 2010 9:38 pm Assunto: |
|
|
Rodrigo_Dias_RJ escreveu: | Paulo, meu camarada, o local certo seria a seção de anuncios funebres, rsrs
Bonsaista que presta tem que deixar uma planta morrer! Só não vale a que a namorada deu de presente! Qualquer coisa vc da um pulo la na loja que a gente substitui e vc conta que conseguio salvar a planta, vai dobrar a sua moral com a dona encrenca.
Isso acontece bola pra frente, ou melhor, bonsai pra frente! |
hahahahhahaha
Vou fazer isso! hahahaha _________________ Paulo Henrique Lima
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|