|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Salo 2.o PASSO

Registrado: 06/09/08 Idade: 41 Mensagens: 315 Localização: Maringá-PR
|
Enviada: Sáb Jan 23, 2010 12:54 pm Assunto: Flamboyant amarelo 08/04/2011 |
|
|
Este é um flamboyant amarelo que plantei a semente a quase 1 ano. O crescimento era predominantemente apical e estava parecendo um poste, então resolvi desfolhá-lo, cortar o ápice e fazer algumas trações. Para minha surpresa ele ramificou, novamente fiz outra desfolha e cortei os novos ápices, houve novas ramificações. Hoje já está bem ramificado, com uns 10 galhos +-.
Gostaria da opinião dos amigos para conduzi-lo para que ele fique parecido com os flamoyants que vemos nas ruas, com aquele aspecto de sombreiro.
Att,
Salo
Editado pela última vez por Salo em Sex Abr 08, 2011 2:14 pm; num total de 3 vezes |
|
|
 |
Paulo H Lima

Registrado: 09/10/09 Idade: 42 Mensagens: 60 Localização: Rio de Janeiro-RJ
|
Enviada: Ter Jan 26, 2010 2:38 pm Assunto: Lindo |
|
|
Que Belíssima Planta.
Estou com algumas sementes que colhi no aterro do Flamengo...
Tive um mas estava gigante... doei por não saber conduzí-lo! rs
Boa sorte com o seu exemplar.
Abraços _________________ Paulo Henrique Lima
What We do in life echoes in eternity... Imagine where you will be, and it will be so.
|Maximus Decimus Meridius, THE GLADIATOR |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Qua Jan 27, 2010 4:36 pm Assunto: |
|
|
Salo
Arame-o e dê movimento ao tronco... No mais é deixar crescer e cortar, deixar crescer e cortar...
Fotos para inspirar:
 _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
Salo 2.o PASSO

|
Enviada: Qua Jan 27, 2010 6:19 pm Assunto: |
|
|
Olá Paulo,
Conduzir essa planta também está sendo novidade para mim, sempre ouvi falar que era muito difícil, muito crescimento apical. No entanto ela está ramificando bastante somente com as podas, não sei se isso se deve ao fato de ser amarelo, mas está sendo legal.
Caro Alexandre, todos os dias passo em uma avenida cujos canteiros são repletos de flamboyants e fico reparando em seus movimentos de galhos, copa, tronco, etc. Confesso que nunca vi um que tivesse movimentos no tronco, mas o tronco reto da minha planta me encomodava um pouco, então resolvi dar um pouco de movimento, o resultado me agradou. Sendo assim, vou seguir a sua dica, vou dar mais movimento pra ver como fica. Vou ver se encontro ráfia ou fibra de bananeira, caso não encontre vai borracha mesmo, pra proteger o tronco.
Depois eu posto o resultado.
Att,
Salo |
|
|
 |
Rodrigo Tavares 3.o PASSO

Registrado: 20/10/09 Idade: 49 Mensagens: 460 Localização: Betim-MG
|
|
|
 |
Salo 2.o PASSO

|
Enviada: Sex Jan 29, 2010 4:46 pm Assunto: Atualizando |
|
|
Seguindo as dicas do Alexandre, aramei e acentuei um pouco as curvas.
Outro ângulo
Att,
Salo |
|
|
 |
Paulo W.M. 2.o PASSO

|
Enviada: Sáb Jan 30, 2010 12:24 pm Assunto: |
|
|
Fciou legal assim!
Agora é só ir mantendo e esperar o tronca dar uma engrossada.
Vai ficar um belo bonsai futuramente. |
|
|
 |
claudiojsferreira

|
Enviada: Sáb Fev 06, 2010 4:09 pm Assunto: Tem futuro. |
|
|
Bela planta, vc vai ter bastante trabalho com esta planta, num tem nada mais gratificante né não!! _________________ Nunca se contente com o seu conhecimento!! |
|
|
 |
ricardosantos07 2.o PASSO

Registrado: 07/12/09 Idade: 41 Mensagens: 294 Localização: Salvador-BA
|
Enviada: Sáb Fev 06, 2010 4:13 pm Assunto: Re: Tem futuro. |
|
|
O movimento do tronco ficou muito bom! Parabéns! _________________ Abraços,
Ricardo Santos
Salvador-BA
http://ricardosanbonsai.blogspot.com/ |
|
|
 |
Salo 2.o PASSO

|
Enviada: Sáb Maio 01, 2010 1:14 pm Assunto: |
|
|
Após um tempo afasado do fórum, devido a falta de tempo, volto postando as fotos desse flamboyant pra atualizar. Acredito que foi a planta que mais se desenvolveu nesse meio tempo, principalmente no engrossamento do tronco.
Att,
Salo |
|
|
 |
Bruno NF
|
Enviada: Sáb Maio 01, 2010 5:16 pm Assunto: |
|
|
Parabéns, muito bonita e saudável.
Uma pergunta, seu flamboyant não costuma secars alguns galhos não, priorizando outros? Enfrento esse problema com o meu aqui. |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sáb Maio 01, 2010 6:43 pm Assunto: bonsai |
|
|
Para que sua planta tenha um desenvolvimento mais acelerado, quanto ao engrossamento do tronco, na próxima primavera reenvase, usando uma bacia com o dobro do tamanho dessa azul, replantando em um substrato mais drenante: caco de telha, pedrisco, casca de pinus, areia grossa sem peneirar (em proporções iguais para cada item). A bacia, claro, deverá conter muitos furos na lateral e no fundo. Abandone o escorredor, e redistribua as raizes o mais radialmente possível.
Uma boa dica: com um canivete ou uma lâmina pequena, faça cortes no sentido do comrimento do tronco, mais ou menos uns 10cm descendo até um pouco abaixo, quase no nível das raizes. Faça cortes desses em toda a volta do tronco, espaçando-os em um ou dois cm. Com isso, a planta irá emitir axinas visando a cicatrização, forçando uma espécie de aleta nas laterais. Traduzindo: isso irá engrossar mais o tronco, e dar a ele um aspecto de planta mais velha e robusta, melhorando a conicidade, com uma base mais larga.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Salo 2.o PASSO

|
Enviada: Dom Maio 02, 2010 10:37 am Assunto: |
|
|
Olá Bruno, nunca tive esse tipo de problemas com o meu flamboyant.
Caro nicky, na próxima primavera providenciarei a nova bacia. Quanto aos cortes, com um bisturi eu fiz quatro quando a planta era bem pequena, se olhar na primeira foto mais atualizada da pra ver. Já houve a cicatrização, no entanto não foram emitidas axinas. Vou refazer os cortes pra ver no que dá.
Att,
Salo |
|
|
 |
nilton casarin
Registrado: 29/10/07 Idade: 63 Mensagens: 46 Localização: Piracicaba/SP
|
Enviada: Qua Maio 05, 2010 1:52 pm Assunto: |
|
|
Nicky,
Essa tecnica de fazer cortes no sentido comprimento para acelerar o engrossamento funciona tbem com o Jacaranda Mimoso?
grato, _________________ NCasarin |
|
|
 |
daniel pipolo 3.o PASSO

Registrado: 07/07/09 Idade: 44 Mensagens: 414 Localização: Assis-SP
|
Enviada: Qua Maio 05, 2010 3:26 pm Assunto: |
|
|
ola pessoal .. tenho 4 flanboyant ..queria saber se eu irei velos florir um dia |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|