FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

O que faço com esse ficus??
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
vmterra

MensagemEnviada: Sáb Set 17, 2005 10:46 am    Assunto: O que faço com esse ficus?? Responder com citação

Bom dia pessoal, comprei esse ficus aqui e gostaria que vocês me desse opiniões de onde onde devo fazer a poda dele e o que vou usar pra cortar esse galhos grossos, pois minha tesoura não vai cortar o tronco.. utilizo uma serrinha? Eu pretendo colocar as raízes sobre pedra, ele ta cheio de raíz pretendo utilizar ess pedra que esta aí no vaso dele. nasceu uma muda ali do lado também que dara um futuro bonsai! Olhem as fotos dele ai e me ajudem por favor!
Obs.: Não reparem nas fotos pois acabei de tirar aqui na minha papelaria..hehehhe

Grato,

Vitor Moulin.

EM AZUL É A ALTURA DE ONDE VAI O SUBSTRATO QUE É DE 20CM E EM VERMELHO É A TOTAL QUE É DE 30CM

Fico no aguardo da opinião de vocês colegas agora!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Illex
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Set 17, 2005 11:24 am    Assunto: Re: O que faço com esse ficus?? Responder com citação

Olá Vitor,

Pensei inicialmente em dois estilos para seu Ficus. O primeiro seria o Bunjin ou Literati. É para mim o estilo mais gracioso e belo, porem o mais dificil, nao de se cuidar e nem de criar, mas de se manter.
O outro que pensei foi um Sokan (tronco duplo) mas visto, que esta planta menor nao se origina do mesmo local da maior teria de ser um Soju ou Sojukan (dois troncos ou duas arvores). Aqui segue as fotos exemplos que pensei.

Bunjin

Assim

Ou assim

Sokan

Esta foto mostra-se na internet como Sokan (e é), mas se assemelha muito ao Soju, dê uma olhada.

Soju

Aqui é so uma foto que achei bonita para colocar para os amigos do Forum verem. Olhe que Bonsai mais gracioso. É um Sokan de Chamaecyparis.

Vitor qualquer duvida me diga, aqui segue-se uma pequena edição que fiz na sua foto. Se fosse fazer um Bunjin eu cortaria os galhos em vermelho e a arvorezinha (ou faria outra muda) e aramaria os em amarelo trazendo os galhos um pouco para baixo e fazendo uma curvatura no tronco, para criar o Bunjin. Se fosse fazer o Sojukan, cortaria os de azul, e aramaria onde esta de azul claro e aproximaria o tronco menor ao tronco maior, para melhorar a estetica. E tudo que eu disse ficaria melhor sob meu ponto de vista com a foto 3, pois nao consegui abrir ela aqui no famoso Paint, por isso nao editei ela. T+ amigo.

Abraços:

Illex

P.S.: É meio complicado fazer estes estilos com folhosas, mas nao impossivel.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Átila
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Set 17, 2005 4:49 pm    Assunto: Responder com citação

Smile Adoro esa espécie de fícus tem uma folhagem muito bonita!

Bom, tenho um variegata com o mesmo problema do seu, ou seja primeiros galhos muito altos. Fica bastante limitado e difícil trabalhar uma planta assim, é preciso muita técnica. Gostei das idéias do Ilex, talvez vc devese tentar. o meu pretendo podar e deixar só o toco e recomeçar do zero.
Vai ser um belo desafio para você, mas da próxima vez, procure uma planta com mais galhos baixos e mais sinuosidade no tronco o que facilita muito o trabalho.
Boa sorte
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
vmterra

MensagemEnviada: Dom Set 18, 2005 9:24 am    Assunto: Responder com citação

Bom... como eu gosto de desafios, tentei fazer o que o meu colega Illex sugeriu ai, então peguei a opção do Sojukan! tirei fotos das etapas do trabalho!

Tirei o ficus do vaso, mudei o substrato para substrato próprio de Bonsai que eu mesmo preparo.

Até que não tinha muitas raízes, nesta foto eu ja tinha retirado alguns galhos

Observem que o menor está junto com a raíz, e no vaso parecia estar separado sendo uma muda, mas para mim coloca-lo mais proximo ao tronco eu tive de desmembra-lo

Aqui eu cortei a medate do tamanho do vaso onde ele esta e replantei, o vaso está com cerca de 15cm agora

A copa dele diminui significativamente!

Pronto trabalho de poda e aramação finalizados, fotos de todos os lados

Se ainda estiver faltando algo a fazer, por favor me digam!

Grato,

Vitor Moulin.
pedro pires
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Set 18, 2005 10:12 am    Assunto: Responder com citação

Por mim, eu cortava 10 cm acima do solo, ou então fazia uma alporquia bem lá em cima

Pedro
Alexandre S. Coelho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Set 18, 2005 11:51 am    Assunto: Responder com citação

Oi Vitor

Concordo com o Pedro... com um alporque vc teria trës plantas para trabalhar Wink é mais uma sugestão... e se for o caso, recomendaria deixar para o próximo ano, após a recuperação da mesma.

abraços

Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai

Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza...
vmterra

MensagemEnviada: Seg Set 19, 2005 7:21 am    Assunto: Responder com citação

Olá, não entendi muito, corto 10 cm acima do solo ou faço o alporque? faria o alporque em que galho? POsso deixar nesse mesmo vaso?

Grato,

Vitor Moulin.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: